quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Expresso Princesa dos Campos

E, na 6ª Exponi tinha a seção da Princesa dos Campos:




Uns dos carros em exposição, era este paradiso G7 [nº 6207] que efetuou algumas manobras. O colaborador da empresa ao volante, simpático ao extremo, era só risos e paciência com os inúmeros pedidos da galera. Era um tal de -"Vira oroda para lá, ou vira para cá... Acende os faróis..." [risos]. Ele atendia à todos os pedidos com um bom humor impecável. Grande profissional.


Impecável, garboso e eterno. Lindíssimo Ford Fordoor 1948. Este valente notável cumpria as rotas entre Curitiba e Ponta Grossa à época.


E, acima, o outro carro exposto, um Comil Campione 3.65

Agora, o Camisas & Manias vai contar um pouco da história desta notável empresa... 


Entre as décadas de 1920 e 1940, no estado do Paraná, os Campos Gerais viveram uma onda de desenvolvimento acelerado, com a intensificação do comércio e da imigração. 

O surgimento da Princesa dos Campos, em 1934, acompanhou e contribuiu para esse crescimento, unindo as duas principais cidades da região: Ponta Grossa e Guarapuava.

< Imagens: Acervo da empresa. Site da Princesa dos Campos >

Na época, os automóveis eram normalmente chamados de "diligências", e a frota da Princesa era composta de duas: um Ford 1931 e um Ford 1934.

Mesmo enfrentando diversas dificuldades, como a precariedade das estradas e a falta de recursos, a Princesa dos Campos encontrou forças para crescer.

Em 1940, transferiu sua sede de Guarapuava para Ponta Grossa e incorporou outras empresas, ampliando a gama de serviços e a área de abrangência. 

Foto: Antigo carro da Expresso Tibagi, que fazia a ligação Ponta Grossa/Tibagi e que mais tarde seria incorporada à Princesa dos Campos
< Foto: Site da Prefeitura Municipal de Tibagi >

Surgiram as linhas Curitiba/Ponta Grossa, Ponta Grossa/Guarapuava e Curitiba/Guarapuava.

< Imagens: Acervo da empresa. Site da Princesa dos Campos >

Com muita garra e profissionalismo, foi a primeira empresa no Paraná a obter seu número de registro no Departamento de Estradas e Rodagens do Paraná (Reg. D.S.T.C./PR Nº 1).

Após conquistar a confiança dos paranaenses, a Princesa resolveu expandir suas operações para outros Estados. 

< Imagens: Acervo da empresa. Site da Princesa dos Campos >

Em outubro de 1975, ela já ligava o oeste de Santa Catarina e o sudoeste do Paraná com São Paulo.

< Imagens: Acervo da empresa. Site da Princesa dos Campos >

Entre as novas linhas estavam São Miguel D'Oeste (SC) à São Paulo (SP) e Francisco Beltrão (PR) à  São Paulo (SP).

 < Imagens: Acervo da empresa. Site da Princesa dos Campos >

Em 1988, a Princesa dos Campos passou a ser responsável pelas linhas metropolitanas do Vale do Ribeira, paraíso do ecoturismo no interior paulista. 

Imagens da frota na década de 1970.
< Imagens: Acervo da empresa. Site da Princesa dos Campos >

Em 1995, já ligava os Campos Gerais ao litoral paranaense, com a linha Ponta Grossa - Paranaguá. Em 1997, novas linhas reforçavam a presença no Estado de São Paulo: Capanema (PR) - São Paulo e Foz do Iguaçu (PR) - Praia Grande (SP).

Década de 1980
< Imagens: Acervo da empresa. Site da Princesa dos Campos >

Em 1998, a Princesa foi a primeira empresa no setor de transporte de passageiros do Sul do Brasil a conquistar a Certificação do Sistema da Qualidade com a ISO 9002 - versão 1994.

< Imagens: Acervo da empresa. Site da Princesa dos Campos >

Em 2001 foi recertificada pela Fundação Vanzolini, cumprindo os requisitos da NBR 9001 versão 2000.

Em 2009, foi atualizado o certificado pela Fundação Vanzolini, cumprindo os requisitos da NBR ISO 9001 versão 2008.

Hoje ... 

Em 2011, a empresa fez a maior renovação de frota ao longo de sua história, onde foram adquiridos 60 (sessenta) novos ônibus todos com tecnologia de ponta, para dar maior conforto e segurança aos seus clientes.


Ainda em 2011 iniciou-se a venda de passagens pela Internet.


A empresa conta com uma média de 1550 colaboradores diretos, oferecendo serviços de qualidade a aproximadamente 11 milhões de clientes.

Cantelle. Uma empresa do Grupo Princesa dos Campos. Mesmo padrão visual nos ônibus, e mesmo padrão de qualidade se serviço.

A Princesa roda uma média de 29.500.000 quilômetros por ano com seus passageiros (uma média de 890 mil pessoas transportadas por mês) e entrega uma média de 1,6 milhões de encomendas por ano. Números que coroam 77 anos de muito trabalho, amizades e bons serviços.




Fotos
Primeira mais acima: Empresa apóia ação social na estrada, nos campos Gerais. Foto acima: Parceria do Projeto Valorize a Vida com a Viação Princesa dos Campos,  onde mais de 50 quilos de alimentos foram entregues ao Asilo Santa Clara, no Bairro Jardim Botânico, em Curitiba.

Mas a evolução da empresa não se traduz somente em números. Para chegar a este ponto, a empresa apostou em diferenciais voltados para a satisfação do cliente, desde pequenos detalhes do cotidiano, como em decisões gerenciais de maior amplitude. Nada melhor para seumir tudo isso, que um ótimo vídeo Institucional, de autoria da Expresso Princesa dos Campos:


Fica aqui, uma singela homenagem do Camisas & Manias à esta grande empresa. A fonte de pesquisas e imagens se deu através do site:




Obrigado por sua visita. 
Tchau!

Nenhum comentário: