segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Novo Terminal de São José dos Pinhais

Não resisti, tinha que ir lá ver ao vivo e em cores...


Teaser...


Aproveitei que bateu aquela fome e como minha esposa queria degustar uma bela massa e em SJP tem uma filial da Baggio, aproveitei para "matar" minha vontade também.


Resuminho básico ...

O novo Terminal Urbano de São José dos Pinhais foi inaugurado em 02 de julho de 2010, mas entretanto, somente neste último domingo, 30 de Janeiro, foi operacionalizado.

Igreja Matriz de São José dos Pinhais


E mesmo assim, depois de 6 meses, ainda é um grande gerador de polêmicas no povo São-Joseense e até mesmo de Curitiba e municípios vizinhos.

Maquete do projeto


A polêmica maior, está no seu “modo-operandi” que está inicialmente muito confuso.  Para melhor tentar entender :

Este novo terminal não é assim, digamos, 100% integrado. Hã... Para falar a verdade, ele somente é integrado para os usuários portadores do cartão transporte do município (VEM -Vale eletrônico Municipal). Mas, hã... Mesmo assim não é integração total, pois o usuário portador deste cartão paga 50% do valor da passagem para embarcar em um novo ônibus.... O usuário que não possuir o cartão, deverá pagar tarifa normal e integral... Entendeu ? Não, né... ? Eu também...

- "Ai, Jesus..."
Mas, calma !!! Na página do Wellington (Ônibus é meu hobby) há um post explicativo resumido...

Link do post :


Mas, para dar mais uma "mexida" nesta exótica mistura, as principais linhas metropolitanas da A.V. São José, como a Curitiba<>Pedro Moro, Curitiba<>São José; a própria linha expressa São José <> Barreirinha ( ligeirinho ) não vão passar pelo terminal.  Somente as 31 linhas municipais da São José e da Sanjotur...

A.V. São José e Sanjotur : Suas linhas locais vão operar no novo terminal
Há uma operação diferenciada com algumas linhas da Sanjotur. Uma nova linha ligando o terminal ao Bairro São Marcos, onde foi instalado um ponto de integração das linhas locais com esta nova linha Direta São Marcos.  Efetuando-se assim uma operação mais cômoda e rápida aos usuários... Será ?  Está mais detalhadamente (com fotos) explicada no blog do Julio Bus:

JULIOBUS

Pelas fotos do novo ponto lá no São Marcos, a sensação inicial que se dá é que foi tudo feito meio assim, urgente, e que ainda estão trabalhando na finalização e acabamento do serviço, com pedras soltas, um pouco precário.  O pessoal do São Marcos merece um serviço de qualidade.  

Voltando ao terminal...

Na época das obras...
Algumas fotos que tirei, bem rápidas, só de passagem, feitas agora à pouco lá em São José :


Entrada (Av. Américas) e um Torino da AVSJ (Bairro à bairro)
Ainda na entrada da Av. das Américas...
... Com um MP Viale da São José dando o ar da graça ( Linha Rio Pequeno )
"Plataforma dos Metropolitanos" ( 5080 e 5078 da Sanjotur em primeiro plano )
Fachada externa do terminal.
Na página do PICO PEREIRA há umas fotos muito bacanas e detalhadas do interior do terminal:

Link das fotos :
http://www.picopereira.com.br/2010/06/novo-terminal-desao-jose-dos-pinhais.html

 Este tempo inativo do terminal gerou várias piadas, uma delas:


Essa foi ótima (risos)... Onde vi essa foto e sua reportagem:


Além de outro link com comentários e reportagem bacanas:

BLOG: Brincadeiras, inauguração precoce, atrasos no início do funcionamento... Independente disto, há de se observar a operação deste novo terminal. O impacto em seus usuários. Um bom projeto de mobilidade urbana depende muito dos dias subsequentes de sua implantação. Mas, infelizmente, o principal neste projeto ainda está aquém do que deseja o valoroso povo são-joseense, a INTEGRAÇÃO. Não obstante, vale lembrar que São José dos Pinhais é um dos maiores arrecadadores da grande CTBA. Ora, seu povo merece melhor tratamento. Claro que não estou dizendo que o terminal ficou ruim. Não... Longe disto, pelo contrário.  Estive lá e o pouco que vi me deixou muito satisfeito em termos arquitetônicos. Mas e o operacional ? Neste caso, um complementa o outro. Perguntinha que não quer calar.... Se o terminal Urano/Afonso Pena é Integralizado, oras bolas, porque este novo tem este sistema tão complexo? Ora, ambos não são dentro do mesmo município? O que difere a operação deste, daquele ? 

Como vi num blog de um amigo meu esses dias... Um terminal bonito sem operacionalidade é a mesma coisa que batata frita sem sal.

Humildemente agradeço por sua visita...

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

BRT's Séries - Post 1

Olá, pessoal.

Este é o primeiro de 2 posts sobre BRTs.

Neste, vou abordar o significado e mostrar um pouco de BRT's pelo nosso Brasil.

Parte 1 - Significado e Sistemas no Brasil

O BRT (Bus Rapid Transit) é um modelo de transporte urbano de passageiros de média capacidade, normalmente dotados de ônibus articulados ou/e bi-articulados, que trafegam em vias segregadas (exclusivas) podendo ser ao nível do solo ou em vias elevedas (Mas já existem projetos de vias subterrâneas também).

Um veículo bi-articulado ( RIT Curitiba-PR)
 
Ideograma sobre funcionalidade das paradas em um BRT

Podem contar em seus projetos, de acordo com a necessidade de cada órgão responsável ou prefeituras, de pontos convencionais (ex : Porto Alegre) até estações com operações semelhantes à do metrô (Bogotá, Uberlândia).

Esquema de Estação BRT ( Metrobús-México)

Parcial de uma Estação BRT na Colômbia ( Transmilenio-Estação Calle 127)

Uma das notoriedades deste tipo de mobilidade urbana está no baixo custo de implantação em comparação à sistemas mais complexos como o metrô.

Sua operação pode contar com ônibus convencionais ou trólebus.  Hoje, as grandes empresas montadoras como a Volvo estão em avançados estudos para tornar a primeira opção mais atrativa, através de implantação de motores mais modernos e com reduções cada vez mais drásticas de níveis de poluição na atmosfera, através dos motores série EURO.

O Ônibus Híbrido para redução de poluentes na atmosfera - Projeto Volvo
A operação com veículos de tração independente ocasionam uma facilidade em remanejar frotas e traçar planos contigentes em caso de problemas nas vias, como um ônibus com problemas técnicos, por exemplo. 

Exemplo de ultrapasagem de veículos em via exlusiva ( Sem retensões operacionais )
 
Assim, o fluxo não seria prejudicado, pois o veículo de trás poderá  mover-se livremente pela via, desviando do carro à frente,  sem comprometer a operação como um todo.  Esta situação num sistema como o metrô ainda é um problema sério.  Não há mobilidade quando tem-se problema na alimentação catenária, ou quando uma composição pára no trecho por problemas.  Todo o sistema é afetado. No BRT não temos isso.

BRT no Brasil

Nota : O primeiro sistema de BRT do Brasil e do mundo, foi implantado em Curitiba, no ano de 1979.  Nada mais justo iniciarmos por ele.

CURITIBA/PR - BRASIL : RIT ( Rede Integrada de Transporte )

Primeiros ônibus da RIT

O sistema, utilizado por 85% da população de Curitiba, serviu de inspiração para sistemas semelhantes implantados em Bogotá, Colômbia, Santiago do Chile, bem como o Orange Line de Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos e de um futuro sistema de transportes na Cidade do Panamá, Sistema Transmetro na Cidade da Guatemala e os Metrobús da Cidade do México.





Abaixo vídeo da CNN com imagens do sistema ( Em inglês, mas vale pelas imagens ):

 

Nota: Na verdade a RIT é mais do que um sistema BRT, pois agrega um vasto ramo de transporte, através de uma rede integrada com terminais e outras variantes ao BRT, como o ligeirinho e linhas alimentadoras.

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SÃO PAULO/SP - BRASIL : Expresso Tiradentes

Variante do projeto inicial "Fura-Fila" da gestão Pitta, o Expresso Tiradentes une a região central da cidade pelo Terminal Parque Dom Pedro II ao Terminal Sacomã e mais recentemente à Vila Prudente.




Mapa do Sistema

Via elevada sobre o Córrego Aricanduva



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UBERLÂNDIA/MG - BRASIL : SIT (Sistema Integrado de Transporte)

O Sistema Integrado de Transporte (SIT) é o sistema que estrututa o transporte urbano na cidade brasileira de Uberlândia. O SIT agilizou o transporte urbano e economizou gastos para a população usuária, pois unificou o preço da passagem e além disso o usuário não paga mais duas passagens para chegar no local desejado. Hoje conta com um transporte coletivo 100% integrado e monitorado (GPRS), administrado pela prefeitura.

Mapa do Sistema

Estação do Sistema SIT

O sistema possui cinco terminais, um com shopping agregado (o Terminal Central) que conta com lojas, praça de alimentação e estacionamento coberto.  O vídeo Institucional abaixo é completo, fala por si só :



Na opinião do BLOG, um dos melhores sistemas BRT adotados no país, com organização e qualidade.

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GOIÂNIA/GO - BRASIL : METROBUS

Criado em Dezembro de 1997, possui 14 Km de extensão ligando Goiânia a cidade de Leste à Oeste, no eixo Anhanguera possuindo 106 ônibus articulados, 6 Normais e 5 ônibus biarticulados, e atualmente atende 180 mil passageiros por dia. Está disponibilizando veículos movidos à Gás Natural na operação.



Dois vídeos sobre o sistema. O primeiro reúne uma série de imagens.



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Além destes acima mostrados, temos vários projetos em trâmite no país, para implantação, como no Rio de Janeiro ( sendo um deles, o Transcarioca - já mostrado neste blog ) e de outras capitais como Belo Horizonte, Porto Alegre.  Um deles, merece rápido destaque, vi estes dias :

PROJETO para CUIABÁ-MT

Os testes em Cuiabá para implantação do BRT na cidade para o novo sistema de transporte, estão sendo efetuados. Serão duas linhas de BRT, uma ligando o aeroporto ate a região do CPA, numa extensão de 15 km e outra ligando o a região do Coxipó ate o Centro, numa extensão de 7 km podendo ser ampliado até o Distrito Industrial, obras essa que tem previsão de inicio em 2011.

Imagens da apresentação do Projeto:





Vídeos  relacionados :



BLOG : Como já disse anteriormente, muitos são à favor. Muitos são contra. Não sou hipócrita. O sistema tem seu lado falho que se torna aparente quando ministrado sem os devidos estudos e em alguns casos, quando se subestima o fluxo móvel de determinada cidade.

O Transmilenio de Bogotá foi um caso típico disso, onde devido sua implantação e imediata melhoria em relação ao sistema totalmente bagunçado que havia na cidade, acarretou uma migração absurda de passageiros para o sistema, e esta migração foi, inicialmente ignorada por seus idealizadores. Tal erro ocasionou problemas críticos no sistema, como superlotação e congestionamentos nas vias, por conta da demora dos ônibus em saírem das plataformas.

Imagem assustadora.  Ônibus não conseguem fluidez no sistema, devido lotação nas plataformas. 

Mas, hoje, o sistema sofreu alterações consideráveis, com implantação de mais horários, mais ônibus e do ônibus bi-articulado... Mas falarei em outro post sobre isso.

O BRT se for bem planejado, respeitar a mobilidade e quantidade dos usuários que o utilizarão e possuir uma equipe operacional preparada e com recursos ( como em Uberlândia ) tem chances absurdas de sucesso.  Então, se for integrada à outros meios de massa como metrôs e trens, é uma grande solução.

No próximo post da série : BRTs pelo Mundo.

Obrigado pela sua visita e companhia !!!

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

SPORT Clube do Recife-PE

Muito bem...  Vamos falar de camisas um pouquinho né?


Na época que fiz este post, o blog iniciou um "tour" pelos clubes do Nordeste e Norte do país, e que tenho a verdadeira HONRA de ter seus "mantos sagrados" na minha coleção.



Esta camisa foi adquirida em Curitiba, na  loja da Oceano Sports (Hoje, Malharia Oceânica).


Fundação do Clube: 13 de maio de 1905.

Fundado em 13 de maio de 1905 por Guilherme de Aquino Fonseca, ilustre pernambucano que ao regressar de estudos da Inglaterra, trouxe consigo a paixão pelo futebol.


Há de se destacar ainda, que Guilherme de Aquino Fonseca (foto acima) é também o introdutor do futebol no Pernambuco.



INFOBlog
O Sport Club do Recife foi o primeiro clube Pernambucano. E também foi primeiro clube nordestino campeão do Campeonato Brasileiro, conquistando o título em 1987. Além do título da Copa do Brasil em 2008.


Estádio(s):
Estádio Adelmar da Costa Carvalho (Ilha do Retiro).
Capacidade: 35.000 pessoas.
Inauguração: 04 de julho de 1937.
Proprietário: Sport Club do Recife.

Estádio Ilha do Retiro, a casa do Sport

INFOBlog
Pelé foi oferecido em empréstimo de 4 (quatro) meses ao clube, em 1957. O Rei do Futebol só não passou pelo Sport principalmente por causa de sua baixa idade, 17 anos.


INFOBlog
O primeiro escudo ostentado pelo clube nada tinha à ver com o atual. Na verdade, representava todas as modalidades esportivas praticadas pelo clube, desde críquete à caça submarina.

O Primeiro escudo do Clube



Mascote do Clube:  Leão.

O mascote do Clube foi criado após a vitoriosa excursão pelo Norte do Brasil e a conquista do troféu Leão do Norte.




ClÁSSICOS...

O Sport uma rivalidade histórica com o Clube Náutico Capibaribe, donde o confronto entre ambos é conhecido como o Clássico dos Clássicos, sendo este o terceiro clássico mais antigo do país. Com o Santa Cruz Futebol Clube, cujo confronto é denominado de Clássico das Multidões; e com o América Futebol Clube, onde duela no Clássico dos Campeões.



Site Oficial do clube:


Bem, eu já sou fã de alguns trabalhos da Lotto. E aqui, neste template, temos uma arte muito bonita, e além de tudo, elegante.  O degradê aplicado nos ombros e laterais do tórax deixou a camisa com personalidade.  As cores são fortes e estão em harmonia. Escudos e pacths, bem como o próprio logo da Lotto bem trabalhados e finalizados.  Neste trabalho até os patrocínios estão bem harmoniosos também, não impactando visualmente a camisa.

 

O blog não encontrou elementos significativos que prejudiquem a camisa, inicialmente.

Ok, então é isso, pessoal.  Este foi o primeiro clube do NORDESTE e NORTE do Brasil postado que tenho no meu acervo pessoal, e que vou continuar mostrando nesta seção do blog. Até o próximo post com uma camisa do estado da Bahia.

Obrigado por sua visita!