quarta-feira, 27 de abril de 2011

BRT de Xiamen

Olá pessoal!!! Como eu não consigo ficar muito tempo sem falar de sistemas de transporte, mobilidade urbana mundo afora... O C&M vai falar de um sistema BRT da China que bem bacana:


Mas, antes um breve resumo da cidade que ostenta mais este belo sistema de BRT:

Xiamen

Em chinês simplificado:  
Em chinês tradicional: 廈門 

Seu significado é algo em torno de “A Porta da Grande Mansão”.

Xiamen é a segunda maior cidade da província de Fujian (Fuquiém) na China. Tem uma população de quase 3 milhões de habitantes e ocupa uma extensão de 1.565 km². 

Panorâmica de Xiamen

Devido à sua excelente localização geográfica e comercial, tem ocorrido enorme crescimento econômico e populacional, podendo ser retratado em uma rápida observação: Em 2002 contava com aproximadamente 1.400.000 habitantes.

A Imagem ao lado é bacana: Foto de comércio em Xiamen, onde podemos ver um freezer com logotipo da Kibon, devidamente revertido ao ideograma chinês.

A cidade foi fundada no ano de 282.

No ano 1387, a dinastia Ming converteu-a em base militar para lutar contra os piratas. 

Mapa da província de Fujian, com Xiamen em destaque

Foi o principal porto chinês utilizado pelos europeus em 1541 e também o de maior utilização para a exportação de chá durante o século XIX. Os mercadores estrangeiros só estavam autorizados a viver na ilha de Gulangyu. 

Porto de Xiamen

O município de Xiamen compreende as ilhas de Gulangyu e a de Xiamen. 


Curiosidade: Na ilha de Gulangyu não é permitido o tráfego de veículos. A ilha está conectada à Xiamen por meio de transporte regulares de navios.

* * * * * *
O BRT de Xiamen  


O Sistema foi formalmente colocado em operação em 31 de agosto de 2008, com advento de três linhas, e é considerado o primeiro BRT em vias (quase totalmente) elevadas da China. 

Pista segregada elevada: 95% do sistema é composto por este tipo de via


Como visto, o sistema utiliza vias de fluxo elevadas, tornando-as faixas exclusivas nestas pontes que permitem aos ônibus possibilidade de atingir velocidades médias constantes de 60 km / h.

Uma estação do Sistema



Devido ao seu grande sucesso, a cidade ganhou consecutivos prêmios na categoria mobilidade urbana  na China e manteve-se no topo por seis anos consecutivos, onde chegou à alcançar um índice de mais de 30% de preferência pública entre os usuários nas viagens realizadas no transporte público na cidade.




Hoje, o sistema opera com 06 linhas :

Linha 1 (ROTA 1): Terminal Principal <> Oste Wharf
Linha 2 (CHENGGONG ROTA): Terminal Oeste <> Porto
Linha 3 (RINGROAD ROTA): Aeroporto de Xiamen <> Terminal Portuário
Linha 4 (ROTA 2): Jiageng Stadium <> Zona Industrial de Tonga
Linha 5 (INTEGRAÇÃO): Instituto de Pesquisa e Ciências <>Qianpu
Linha 6 (HAICHANG ROTA): Parque de Exposições <> Terminal Oeste

O Mapa acima mostra as diferentes linhas que estão atualmente em operação e as em planejamento (pontilhadas). Este mapa também mostra um pouco os diferentes distritos de Xiamen.

Este sistema BRT é semelhante ao do MRT, também chinês, exceto que são ônibus utilizados em vez dos trens.


A população de Xiamen está quase nos 3 milhões de habitantes, e crescendo cada ano mais e mais, e a opção por um sistema de BRT foi sustentado, pois não há espaço e nem tempo suficiente para se elaborar, sustentar e incrementar uma operação de transporte ferroviário pesado na cidade.





O King Long XMQ6127G é o modelo de ônibus exclusivo para ser operado no sistema:



No início das operações, em 2008, utilizou-se somente modelos modais (padron), o que posteriormente, foi revisto e decidido pela implantação também dos modelos articulados.


Acima, mais uma panorâmica do interior de uma estação do sistema: Overhead de tela LED com os horários estimados de chegada dos ônibus (abaixo em destaque). 


Os visores informativos de led mostram o nome da estação, data e hora atual, previsão do tempo, horários dos ònibus, posicionamento de frota e mensagens de segurança. 


Detalhe importante: Muita, muita informação! É o que você vai encontrar nos sistemas de transportes chineses. No BRT de Xiamen não é diferente.  Isso facilita muito a vida do usuário. Acima, avisos podem ser notados também nas catracas de acesso.



Em todo local, seja nas estações ou no seu entorno, nos ônibus, há uma placa, um aviso ou mapa do sistema.

Máquina automática de emissão de bilhetes

Na imagem acima, uma máquina de emissão automática de bilhetes. Sem muita burocracia, aceita notas em qualquer estado. Notas com ranhuras e até mesmo com fissuras e cortes são aceitas sem problemas. há ainda um mini-mapa do sistema para informação e um led com mais informações.

Acesso para pessoas com mobilidade reduzida - 100% da frota do sistema

Os ônibus do sistema operam com uma média de um à dois minutos de intervalo durante os períodos de pico,  até a freqüência máxima de oito minutos em horários convencionais.

Um modelo King Long XMQ6127G trabalhando na rota 2.

Abaixo: A estação terminal, Diyimatou, que também é pátio de estacionamento e dimensionamento de frota. As telas de LED mostram os horários previstos de partida para as próximas duas viagens, junto com os números de matrícula de ônibus. Todos os serviços usam uma plataforma em comum para o embarque.


Eventualmente os funcionários do sistema operam na estação, junto às plataformas para assegurar que os passageiros embarquem nos ônibus de forma ordenada e segura.


A atenção também é voltada para que os passageiros não ultrapassem a linha amarela na plataforma (semelhante aos metrôs), apesar de contar ainda, com a presença de barreiras à meia altura.


BLOG: O que mais me impressiona neste tipo de sistema implantado em Xiamen é a quantidade de informação disponibilizada ao usuário. Sem contar ainda a segurança evidente, e o impressionante trecho elevado. Uma implantação normal de BRT já requer algum tipo de trabalho e operacionalidade, e isso, quando falamos em vias normais à superfície. Imaginem, então, em um sistema quase totalmente elevado! A limpeza das estações e ônibus também parecem ser realmente dignos de prêmios. Um desafio e tanto manter um sistema baseado em ônibus funcionando bem para atender uma cidade com mais de 3 milhões de pessoas. Sem contar ainda, que pontos importantes da cidade estão unidos, como Centro de Exposições, Porto, Terminais, Aeroporto Internacional de Xiamen, Universidades... É por estas e outras que sou defensor deste modal de transporte, DESDE QUE, bem administrado. Está aí mais um exemplo de BRT bem implantado. Mais um sistema que eu queria conhecer...

Sua visita é muito importante... Valeu !!!

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