sexta-feira, 29 de abril de 2011

No Ponto com C&M - Edição 29042011

Ediçao 29042011
Ainda sobre os Megas de Curitiba...

O prefeito Luciano Ducci informou na semana passada que a idéia de ônibus diretos entre terminais (estilo o Ligeirão boqueirão) será impregado no eixo Norte-Sul do sistema. Inicialmente, será no trajeto que compreende o Terminal Santa Cândida até as imediações da Praça do Japão... Mas quando, não foi citado...

Ducci na viagem inaugural (16-04-2011)
E o Azulão já envolveu-se em seu primeiro acidente na cidade. O coletivo bateu com uma moto na Rua Marechal Floriano Peixoto, próximo ao Shopping Estação, no Centro de Curitiba.

A bola da vez... o GE707
No acidente, o motociclista teve apenas ferimentos leves e nenhum passageiro se feriu. Mas que fique claro... A culpa foi do motociclista que efetuou uma conversão proibida.

Além dos acidentes, outra mazela da nossa capital que os Azuis já provam, é o vandalismo. Isso, pessoal, sem ter decorrido nem quinze dias do início das operações. Eu já presenciei dois carros (GE700 e GE702) com seus vidros riscados e pichações no teto. Lamentável. Inclusive, no GE702 o ignóbil do vândalo teve tempo de fazer uma monstruosa depredação no vidro lateral, próximo do meio do carro. É realmente de dar muita pena. Estão destruindo algo em que são eles próprios, os usuários... minha questão é: Como será a casa desses caras?

Uma parada adicional...

Desde o primeiro dia de operação, eu percebi que o Ligierão estava efetuando paradas na estação-tubo TRE. 


No dia, imaginei que seria parte de testes, mas logo em seguida, foi noticiado que isso se deve à uma colaboração da URBS e da Prefeitura com a Justiça Eleitoral para ajudar no recadastramento eleitoral. Então, esta parada será efetuada até o fim desta operação.

O "Pai" do Mega BRT é Curitibano...

O Neobus Mega BRT é um projeto do designer curitibano Leônidas José Fleith, formado em Desenho Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).



Leônidas Fleith, criado em São José dos Pinhais, há 25 anos é designer de transporte e nesse tempo trabalhou com projetos de automóveis, iates, caminhões e maquetes arquitetônicas. 

Especializou-se em ônibus e há oito anos trabalha na Neobus - em Caxias do Sul (RS).


Fleith se inspirou nos trens de velocidade, que conheceu durante visita à Europa. A carroceria aerodinâmica foi desenvolvida para corredores do sistema Bus Rapid Transit (BRT) – um atrativo, segundo ele, para atrair as pessoas a adotarem o ônibus como transporte diário e tirar automóveis das ruas.

O design externo confere aerodinâmica e efeito de percepção visual de um trem-bala, enquanto o desenho interno, ergonômico, valoriza o posto do motorista, que ocupa habitáculo amplo e isolado, com visibilidade sobre todos os mostradores e espelhos.
O projeto que resultou no Ligeirão Mega BRT começou a ser desenvolvido na Neobus há cerca de quatro anos, desde quando a equipe de criação trabalha de forma conceitual em design, criando impacto que agrega esteticamente o apelo de atrair pessoas para dentro do ônibus. 

A inspiração apoiou-se no fascínio de Leônidas Fleith pelos trens de alta velocidade.

http://www.curitiba.pr.gov.br

* * * * * *
Vinte pessoas  ficaram feridas em um sério acidente que envolveu dois ônibus na manhã da última terça-feira (26) em Mauá, na Grande São Paulo.

Condição pós acidente do ônibus da linha municipal de Mauá

O acidente ocorreu por volta de 6h30, na avenida Dona Benedita Franco da Veiga, altura do número 2.400, na Vila Lisboa.

A prefeitura de Mauá informou que os ônibus envolvidos no acidente são, o de linha municipal (Jardim Feital/Centro Mauá) e o intermunicipal (Jardim Elida/Terminal Sacomã).

www.R7.com

* * * * * *
CROSS CONNECTIONS - Camisas & Manias

Como todos sabem, gosto de divulgar o trabalho dos amigos e parceiros do blog. Abaixo uma foto lindíssima de um Marcopolo Viaggio G7 da Reunidas, de autoria do amigo Alexandre Pedron, do BLOG ANPLECO BUSS :


Parece até que está fazendo pose... Lindíssimo. Aliás, gosto muitíssimo do trabalho de plottagem da Reunidas com temas sempre envoltos na família. Bacana!!!

Se você gostou da imagem, tem diversas outras lá no blog do Alexandre, acesse: 


* * * * * *
DESTRUIÇÃO na Região de BH

A Polícia Militar (PM) de Minas Gerais informou que cerca de 10 homens são suspeitos de colocar fogo em um ônibus da linha Ipê Amarelo, na última terça-feira (26), no bairro Nova Contagem, em Contagem, na Grande BH. 


De acordo com a PM, testemunhas disseram que os criminosos cercaram o veículo armados com paus, pedras e facas. Eles mandaram todos descerem do veículo e atearam fogo. As chamas foram extintas pelo Corpo de Bombeiros.


Ainda segundo a imprensa mineira, estão sendo interceptadas mensagens com promessas de novos ataques. A polícia investiga se estas ações são atos isolados de vandalismo, ou tem ligação com ações de facções criminosas na região de BH.

Fonte:

* * * * * *
Raio-X :


A EMPRESA DE TRANSPORTES ANDORINHA foi fundada em 05 de junho de 1948. Data que faz parte da história das regiões da Alta Sorocabana e Oeste Paulista. Lenta mas firmemente a Empresa foi se desenvolvendo.

Sede da empresa
As primeiras jardineiras foram cedendo lugar aos ônibus mais modernos que se multiplicaram para atender as mais diversificadas linhas que iam sendo implantadas até chegar ao que a ANDORINHA representa hoje a nível nacional.

Gerações...

A ANDORINHA possui uma frota de mais de quatrocentos ônibus, emprega mais de 1.250 funcionários, dispõe de mais de 320 agências distribuí­­das em sua área de atuação, 18 garagens localizadas estrategicamente com pessoal especializados e modernos equipamentos para manter a frota em perfeitas condições de trafegabilidade e segurança, dezenas de ponto de apoio e extensa rede de comunicação.



Atualmente, percorre 3 milhões e setecentos mil quilômetros, transportando duzentos e vinte mil passageiros por mês. 


Alguns dos modelos urbanos da empresa
 
Possui uma linha internacional com o itinerário indo da cidade do Rio de Janeiro à cidade de Puerto Suarez na Bolívia com uma extensão de 1.906 quilômetros.


A ANDORINHA orgulha-se de participar do progresso e desenvolvimento do nosso país.


* * * * * *

Em Londres...
 
Lembram do “Routemaster“? Um dos maiores símbolos de Londres... Aquele ônibus vermelho de dois andares?


ganhou uma nova roupagem, que deve começar a circular pelas ruas a partir de 2012, quando a Inglaterra sediará os Jogos Olímpicos.


Ele parou de circular pelas ruas há pouco tempo, para tristeza dos turistas. Mas agora, volta repaginado e com uma proposta ecológica, gastando menos combustível, emitindo menos Co2 e fazendo menos ruído que o anterior.


O design também ganhou linhas mais contemporâneas. Resta saber se fará tanto sucesso quanto o antigo modelo.


* * * * * *
CROSS CONNECTIONS - Camisas & Manias (II)

Outro conjunto de imagens bacanas de lindos ônibus, são de autoria do amigo João Carlos Schneider, do Blog BUS ON THE ROAD. Abaixo, uma imagem que considero lindíssima:


Um Marcopolo Paradiso G7 da Transpen (Com novo Layout).

O acervo de imagens do amigo Schneider é de "encher os olhos", realmente. Para os busólogos é parada obrigatória. Acesse:


* * * * * *
Por falar em G7... Abaixo o vídeo institucional da Marcopolo, por ocasião do lançamento da família G7:


* * * * * *
Ah, sim... Com o sucesso do Mega aqui em Curitiba, que foi notícia até na China, algumas cidades brasileiras estão com outras idéias sobre o BRT...

Crédito Imagem: Sidney Junior

O conhecido Mega BRT da Neobus que já foi apresentado em várias capitais, e hoje figura com um modelo ideal de ônibus já utilizado em Curitiba (PR), foi testado pelo fabricante em Caxias do Sul/RS.

A bordo do novo ônibus, jornalistas e convidados pelo fabricante fizeram um teste nesta quarta-feira na linha São Ciro - Kayser - São Ciro. O roteiro bem estratégico, foi mostrar o comportamento do veículo nas ruas da cidade e despertou curiosidade não só de passageiros, mas também de empresários e outros motoristas de ônibus.



De acordo com jornalistas e alguns convidados, durante todo o trajeto o ônibus biarticulado de 28 metros de comprimento, não sofreu nenhuma dificuldade para completar o percurso, antes só feito por ônibus urbanos de padrão normal.

O teste ainda não diz nada, uma vez que o fabricante poderá abrir negociação com o governo municipal, para se aprovado ter seus ônibus biarticulados rodando no futuro breve.


* * * * * *
Para fechar o post...

Para quem acha que só há os azulões em Curitiba:


Mega com a tematização Bordô escuro (Diferente dos atuais vermelhos) dos biarticulados do sistema.


Crédito imagem: Nelson Junior
Agora, numa configuração modal articulada. Será empregado em linha metropolitana.


Na forma dos Ligeirinhos...

BLOG: Depois do que vi, nos Ligeirões hoje, dá até pena de saber que estes novíssimos ônibus serão, em poucos dias, submetidos ao sistema e alvo de verdadeiros bandidos que se infiltram entre as pessoas de bem. Os usuários que necessitam de um transporte melhor, moderno, digno. Faço um apelo à população que ajude à coibir isso, efetuando ligações para o telefone 153 da GM e apontando os locais onde há maiores ocorrências do tipo. Denuncie. Vamos acabar com esta má fama de Curitiba.


OBRIGADO PELA VISITA !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário