Edição 29062012
A Mascarello divulgou
através de sua página no Facebook algumas imagens de seus últimos ônibus beneficiados
e prontos para seguirem aos respectivos clientes. O C&M replica as imagens aqui:
Além disso a Mascarello
produz 60 unidades para a cidade de Rio Claro-SP do Modelo GranViaMidi sobre chassi
Mercedes 1519...
Abaixo, a participação de
ônibus da empresa na Caravana VOLVO:
Fonte e crédito das imagens:
* * * * ** * * * *
E no Rio de Janeiro,
chegaram mais duas NOVAS composições provenientes da China para o Metrô
carioca. Uma nova composição já se encontrava
nas oficinas da companhia e passa atualmene por testes operacionais. As novas composições
são modernas e com visual “futurista”. Confiram:
A direção do metrô informa
que serão um total de 20 novas composições incorporadas à frota até o final
deste ano. Não é a única experiência com trens chineses no RJ. A Supervia
também está renovando sua frota, com novos trens chineses:
[BLOG*Vianna] ... O modal
ferroviário é extremamente importante em metrópoles. Em conluio com outros
modais (BRT’s, VLT’s e BRS’s) podem ser a solução para o crescente problema da
mobilidade urbana. Porém, na contra-mão, vem de encontro o terrível problema do
vandalismo, fruto da má-conduta e pobre educação de alguns indivíduos dentro da
sociedade moderna nos tempos de hoje.
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Os ônibus articulados Mega
BRT da Neobus que já circulam no município de Palhoça (SC) comprovam que não
apenas as grandes cidades brasileiras podem usufruir de transporte coletivo de
qualidade superior. Além de inovador nos aspectos de design, conforto e segurança,
o sistema BRT é de fácil aplicação em cidades de médio e pequeno porte, caso
específico de Palhoça com cerca de 128 mil habitantes.
Veículo MegaBRT (Neobus) quando na época de testes na cidade
O veículo já marca presença
em importantes BRT's de capitais como Curitiba, Goiânia, Porto Alegre, Manaus,
Florianópolis, Rio de Janeiro, Santiago (Chile). Hoje estão rodando já na padronização (linda!) da JOTUR (abaixo na foto de autoria de Artur Velter):
Ainda este ano, o sistema de transporte coletivo urbano de Palhoça estará integrado ao Sistema de transporte marítimo, que está sendo implantado para facilitar o deslocamento da população. O sistema terá pontos de embarque e desembarque na Ponte do Imaruim, Praia de Fora, Enseada de Brito e Pinheira.
*** para ir ao excelente site Busólogos Brasil clique na imagem acima
Ainda este ano, o sistema de transporte coletivo urbano de Palhoça estará integrado ao Sistema de transporte marítimo, que está sendo implantado para facilitar o deslocamento da população. O sistema terá pontos de embarque e desembarque na Ponte do Imaruim, Praia de Fora, Enseada de Brito e Pinheira.
Fonte: segs.com.br
Sistema de
transporte marítimo Grande Florianópolis
Aproveitando o “guancho” da
notícia anterior... Está em debate a participação do governo de Santa Catarina
e dos municípios da Grande Florianópolis no sistema de transporte marítimo. O modelo será mostrado aos
prefeitos de Florianópolis, São José e Biguaçu e ao secretário da Infraestrutura
de Santa Catarina.
Pelo
projeto, cada terminal marítimo terá capacidade para 100 passageiros. As maquetes
mostram a proposta de terminais para quatro pontos de Palhoça: Ponte do
Imaruim, Barra do Aririú, Praia de Fora e Praia do Sonho. Os prédios terão 450
metros quadrados, apenas o da Praia de Fora será menor, com espaço para 40
pessoas e área de 190 metros quadrados.
Maquetes de Terminais previstos para o
transporte maritimo em Palhoça.
Na imagem acima : Terminal Praia de Fora
Veneza e Amsterdã serviram
de inspiração para as estruturas que prevêem ponto de ônibus (convencionais e integração com sistemas BRT's), estacionamento,
trapiche, bicicletário, aéreas de gastronomia e espera de passageiros. A ideia
é interligar o transporte marítimo a linhas de ônibus expressos (principalmente). Pelo projeto, o trajeto
do transporte marítimo em Palhoça terá 25,6 km e ligará a Praia do Sonho à
Ponte do Imaruim.
Na proposta, o barco que
será usado no sistema é o mesmo que faz a travessia entre as cidades gaúchas de
Guaíba e Porto Alegre (imagens abaixo). O modelo já foi experimentado na região metropolitana de
Florianópolis em 2011. O projeto da prefeitura de Palhoça prevê a interligação marítima entre os municípios de Florianópolis, São José, Biguaçu e até Governador Celso
Ramos.
Os municípios de São José,
Florianópolis, Biguaçu e Palhoça deverão definir os pontos dos terminais. Em
Florianópolis, é quase certo que ele ficaria nos arredores do Centrosul, bem no
Centro da Capital. Em São José, uma das possibilidades é a Beira-Mar do
município.
[BLOG*Vianna] ... Por sua
característica geográfica, a região metropolitana de Florianópolis necessita ter um
modal marítimo. Isso é fato. No verão, principalmente, pela alta temporada e o “inchaço”
populacional da região os deslocamentos dentro da ilha ficam muito prejudicados. Na
verdade, estou sendo bonzinho, vai... Deslocar-se dentro da ilha é um
verdadeiro terror. Além do BRT que será fundamental, a integração com um modal
marítimo moderno de alta capacidade é imprescindível. E convenhamos, a região é proprícia para tal.
Na verdade, não sei como isso ainda não foi feito!!! Agora, pelo que vi no projeto, a travessia
seria resumida à região central de Florianópolis e os municípios continentais.
Isso é um erro... Abaixo, esmiuço humildemente o que poderia ser implantado na forma marítima, principalmente
para parte NORTE da ilha:
Toda a ilha tem que ser
integrada aos demais municípìos e outras regiões na própria ilha por mar. Isso tudo com
uma boa integração com linhas BRT’s. Seriam soluções mais baratas e muito menos
impactantes em relação à problemas com canteiros de obras, frente à uma
implantação de um complexo sistema metroviário, por exemplo.
Obrigado pela sua visita e
até a próxima!!!