Pelo
Google Maps, nota-se um gigantesco aparelho abandonado em um cais da pequena
cidade de Kaspiysk às margens do mar Cáspio...
Seria um avião? Ou um hidro-avião? Na verdade, nem um, nem outro... Trata-se de um...
EcRANOPLANO
Ecra...O
quê?
O Ecranoplano
(do russo: экраноплан) é uma classe de aerodinos com características peculiares, diferente
dos hidroaviões, aerobarcos e hovercrafts. O termo deriva da denominação que
recebe em russo o efeito solo: экранный эффект (ecranniy effect).
Inventado
pelo engenheiro naval soviético Alexeev Rostislav Evgenievich (Imagem abaixo) nos meados
dos anos 50, o ecranoplano foi projetado para movimentar-se voando somente a
poucos metros de altura sobre uma superfíce plana (geralmente aquática) com objetivo de não ser
detectado pelos radares inimigos, aproveitando o chamado efeito solo.
* Alexeev nos anos 70 *
Durante
a Guerra Fria, os ecranoplanos foram vistos, inicialmente no Mar Cáspio, como
veículos estranhos, grandes e velozes.
Diferentemente
dos aviões convencionais, que voam em razão da baixa pressão produzida sobre as
asas, os ecranoplanos utilizam o efeito solo que causa uma sobrepressão sob as
asas de formato especial, criando um colchão de ar que dá sustentação à
aeronave em vôo rasante.
* Modelo SM-06 *
Retornando à imagem do Google Maps mostrada mais acima no post: Algumas
cidades à beira do Mar Cáspio eram as responsáveis por fabricar a maioria de Ecranoplanos.
E um dos restos desta relíquia da Guerra Fria permance por ali, inerte...
Este
modelo hoje desmantelado, pertence à classe Lun,
viajava fortemente armado e era capaz de se deslocar à 550 km/h rente a água aproveitando o efeito solo.
Apesar
de seu aspecto decrépito, este gigante de 70 metros de comprimento e 240
toneladas de peso foi conhecido em seus tempos de esplendor como um dos monstros do Mar Cáspio.
A União Soviética foi
a grande pioneira e a sua Marinha fez inúmeras experiências altamente secretas,
chegando a construir a partir dos anos 50 uma série de ecranoplanos, que são
tidos até hoje como um dos mais impressionantes meios de transporte já
construídos pelo homem.
CLASSES dos
ecranoplanos
Classe KM
O maior dos modelos produzidos na extinta União
Soviética, o KM (Korabel Maket), como era conhecido no programa militar
secreto, com seus 106 metros de comprimento, 40 metros de largura e 540 toneladas de
peso máximo, foi batizado pelo serviço de inteligência americano de Caspian Sea Monster (Monstro do Mar
Cáspio).
Podia transportar com tranquilidade cerca de 500 soldados completamente
equipados. O primeiro é único KM operacional oficial entrou em operação em 1965, depois da construção de alguns outros protótipos. Tinha dez motores e voava a 30 centímetros sobre a superfície
aquática, não podendo elevar-se além dos 3 metros, sob risco de perder
estabilidade e acidentar-se.
Possuía autonomia de 3.000 quilômetros com velocidade máxima de 500 km/h.
Entretanto, no efeito solo correto, podia enfrentar ondas de mais de cinco
metros de altura sem problemas.
O único KM construído acabou colidindo contra a água durante um vôo, quando uma rajada fortíssima
de vento o desestabilizou. Na ocasião, o piloto, desobedecendo as instruções de
pilotagem, ao invés de aproximar o aparelho da superfície, optou por elevá-lo,
fato este que provocou a perda total da sustentação, e sua eventual queda.
Classe ORLYONOK
O A-90 Orlyonok (Pequena Águia) foi concebido e destinado ao transporte
e desembarque de tropas e veículos blindados.
O primeiro modelo entrou em operação em 1973 e dos 120 planejados, somente quatro (4) foram costruídos. Com um total de 58 metros de comprimento, 16 metros de altura, e com
suas impressionantes 140 toneladas de peso máximo e autonomia de 2.000
quilômetros, deslizava somente a quatro metros acima da superfície aquática numa
velocidade de até 400Km/h.
Empregava 2 motores a jato Kuznetsov NK-8 instalados na parte dianteira
da fuselagem. Os gases de exaustão desses motores eram direcionados para a
superfície inferior das asas, produzindo a sustentação.
O principal sistema propulsor era um turbohélice Kuznetsov
NK-12, com hélices de rotações opostas, sendo montado no alto do estabilizador
vertical. Havia ainda uma torre de tiro acima da fuselagem, logo atrás da
cabine de comando.
Classes LUN e SPASATEL
A Central Hydrofoil Design Bureau (Agência
Central Para o Desenho de Barcos Voadores), localizada em Gorky (hoje Nizhni
Novgorod), desenhou e construiu as classes de ecranoplanos multitarefas Lun
(de decolagem vertical) e Spasatel (de busca e resgate) para a Marinha
Soviética.
*Diagrama de um modelo Classe LUN *
O Projeto 903 Lun teve sua primeira
unidade completada em 1987 e incorporada à Marinha em 1989 como uma unidade voadora
e lançadora de mísseis. Ele se distinguia dos anteriores pela maior altitude
que podia alcançar, podendo viajar em velocidade de cruzeiro a 500 metros de
altura.
Já o Lun era armado com 3 pares de
mísseis de cruzeiro 3M80 ou 80M Moskits, que eram mísseis anti-navio instalados
sobre a fuselagem.
Na verdade, o Spasatel (Salva-Vidas) era uma
versão do Lun, mas com os lançadores de mísseis removidos. Havia 6 cápsulas de
salvamento com capacidade de acolher entre 500 e 600 pessoas a bordo. Ele só
precisava de 15 minutos de preparo entre o alarme e a partida. Como o Lun, só
teve uma unidade construída.
Os irmãos Lun e Spasatel eram menores que o KM
(106 metros) e maiores que o Orlyonok (58 metros), pois tinham quase 74 metros de comprimento,
44 metros de largura e pesando 400 toneladas (carregado). Atingiam facilmente os 550 km/h, com alcance de 3.000 km. A largura era ainda
maior que as do KM (42 a 44 metros).
* Visão interna do LUN *
A EXPERIÊNCIA
AMERICANA
O anúncio do projeto de um megacargueiro
militar desenvolvido pela Boeing foi feito no final de 2002. Ele seria baseado
na tecnologia russa dos ECRANOPLANOS.
A Boeing chegou à alocar escritórios comerciais
e de projetos na Rússia para auxílio no desenvolvimento do projeto.
Uma aeronave de proporções colossais seria
planejada para deslocar grande quantidade de soldados e armamento pesado
rapidamente e por longas distâncias.
Suas asas teriam envergadura de 152 metros, com fuselagem de 110 mestros. Batizada como Pelican ULTRA, poderia transportar 1.270 toneladas de carga, ou seja, um volume 5 vezes superior à capacidade do maior cargueiro do mundo, o avião russo-ucraniano Antonov An-225. Abaixo um vídeo artístico mostrando como seria o deslocamento da colossal aeronave...
Suas asas teriam envergadura de 152 metros, com fuselagem de 110 mestros. Batizada como Pelican ULTRA, poderia transportar 1.270 toneladas de carga, ou seja, um volume 5 vezes superior à capacidade do maior cargueiro do mundo, o avião russo-ucraniano Antonov An-225. Abaixo um vídeo artístico mostrando como seria o deslocamento da colossal aeronave...
Em um único vôo, por exemplo, o Pelican poderia carregar
17 tanques ou 3 mil homens(!).
Em suas viagens intercontinentais
sobre o oceano, voaria a apenas 6 metros de altura, com uma economia de 35% de
combustível. Isso permitiria ao ecranoplano americano ter um alcance de 18.500
km, quando voasse sobre as águas e de 12.000 km acima da terra firme (no
continente, a altura de cruzeiro subiria para 6.000 metros).
Para facilitar o vôo
e as manobras em terra, o Pelican teria suas asas móveis. Elas poderiam ser estendidas para baixo durante o vôo, para melhorar a aerodinâmica, como também, dobradas para cima, quando o barco estivesse parado no solo, para ocupar menos
espaço nos hangares.
Os 38 pneus do trem de pouso da aeronave seriam dispostos em pontos estratégicos da fuselagem para distribuir o peso e permitir
que o avião pudesse fazer uso de pistas convencionais.
Mas, por causa de seu tamanho
gigantesco, o Pelican estava inicialmente planejado para utilizar apenas bases militares.
Desde 2004 nada mais se ouviu falar do projeto, que foi abandonado (arquivado) pela Boeing.
* Alexeev nos anos 50 *
O Camisas & Manias agradece sua visita...
Parabéns pelo blog. Li e compartilhei vários artigos seus. Fiquei chocado com a Guerra da Lagosta, evento que desconhecia totalmente. kkkkk Um abraço!
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