sexta-feira, 19 de outubro de 2012

GranMetro - by Mascarello


O momento que abrange o mercado de transporte urbano de passageiros está aquecido. Apesar da falência de uma grande empresa encarroçadora brasileira (Busscar), novos projetos e novos modelos estão sendo apresentados, visando abocanhar uma “fatia” do enorme segmento que se apresenta, mundialmente, mas, com  mais evidência aqui no Brasil pelo advento de sistemas BRT e BRS pelas diversas cidades e também pelos eventos que ocorrerão no país brevemente.

A paranaense Mascarello (Cascavel-PR) lançou seu modelo para o segmento de massa no transporte coletivo. Trata-se do GranMetro (batizado de BRS), ônibus de média/alta capacidade para atuar em linhas urbanas e metropolitanas que fazem uso de faixas preferênciais de trânsito para ônibus (BRS):


Segue uma linha atual, ou seja, moderna e arrojada, com layout mais dinâmico, com elementos visuais bonitos, usando muito a comunicação por Led’s.


Como dito, o seu design é bastante moderno. O projeto da Mascarello resultou em uma carroceria muito bonita.  Apesar de ser concebido para o modelo BRS ou convencional, acredito que eventuais  alterações – caso necessárias – para a utilização em um modal BRT podem ser aplicados com facilidade.


Recentemente, o modelo foi exposto no 9º FetransRio. Algumas fotos (como a acima) são justamente de lá.

Aliás, ainda sobre a imagem acima, é passível de observação positiva o generoso espaço de portas de acesso. Grandes, possibilitam fácil acesso dos usuários ao interior do carro, que também possui equipamento na porta central para acesso de pessoas com deficiência reduzida.

GranMetro no stand da Mascarello na FetransRio


O salão de passageiros opta pela utilização de cadeiras duplas, priorizando assim, a opção por mais usuários sentados. Com boa ilmuninação.

Painel de operação do condutor

O GranMetro é acondicionado sobre chassi Mercedes Benz O-500MA.

Fonte (Visitem):

As apostas estão altas, pois com o crescimento da frota de veículos particulares no país, e consequentemente o “estrangulamento” das malhas viárias, as saídas serão inevitavelmente voltadas para os transportes de massa nas grandes metrópoles. Seja no modal ferroviário, metroviário, ônibus (BRT/BRS). E, na maioria das grandes cidades brasileiras, o advento de modais ferroviários e ou metroviários é muito difícil por diversos fatores, caindo então para os modais BRT e BRS, bem como o próprio VLT em menor escala. E, visando esse mercado em amplo crescimento, as empresas estão apresentando seus representantes, como o Neobus Mega BRT, o Marcopolo Viale BRT, e Caio Millenium BRT e agora com o Mascarello GranMetro. E tem mais... Mas isso é para outro post... Até lá!!!

Obrigado... Valeu a visita!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário