A IVECO testará seu ônibus, modelo Eurorider movido a
gás natural veicular (GNV) em Belo Horizonte (MG).
A montadora assinou na
quarta-feira (24/10), um convênio do projeto piloto que testará o veículo, a partir
de parceria com a Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), Secretaria de
Estado de Transporte e Obras (Setop) e o Sindicato das Empresas de Transportes
de Passageiros Metropolitano (Sintram).
Todo
o combustível utilizado pelo ônibus durante seis meses será fornecido, sem
custo, pela Gasmig.
Com relação ao meio ambiente, os ganhos são
ainda mais expressivos em comparação ao modelo a diesel.
Os motores a gás
natural emitem 95% menos óxido de nitrogênio, substância que causa chuva ácida
e agride a camada de ozônio, e 99% menos material particulado (poeiras, fumaça
e partículas sólidas).
E, ao contrário do diesel, a queima do gás natural não produz
óxido de enxofre e elimina 22% menos gás carbônico no ar.
O Eurorider é um ônibus urbano (4 X 2), movido a
GNV, com motor FPT Cursor 8, câmbio automático e suspensão pneumática,
desenvolvido na Europa.
Ideal para
aplicações rodoviárias e, futuramente, urbanas, o Iveco Eurorider tem
capacidade para 42 passageiros sentados, além do motorista, mais 35 em pé.
Na
Europa, há cerca de 3 mil ônibus urbanos da Iveco em circulação. A montadora já
comercializou mais de 12 mil unidades desses veículos em diversos países. A
América do Sul é hoje o foco da Iveco na introdução dessa tecnologia.
Fonte Informativa...
* BLOG *
Com o desafio cada vez mais crescente de adequar
trânsito/fluxo de pessoas nas grandes metrópoles, intercalando-se com
introduções de transportes mais ecológicos e funcionais, os futuros
administradores municipais terão muita dor de cabeça.
Em BH essa novidade é um
motivo de comemoração, pois relamente o GNV é uma fonte de energia limpa, bem
como atualmente a tecnologia híbrida de Curitiba. Mas, sou ainda mais favorável
à utilização da energia elétrica em conluio com motores GNV. Seria Perfeito.
Mas já é um começo.
Belo projeto da Iveco, ainda mais com aintrodução de um
modelo de carroceria não muito comum por aqui.
E, ainda em BH, outra ferramente
vem fazendo sucesso e “abocanhado” uma fatia de usuários que está deixando seus
carros em casa... Linhas Executivas com Ar-condicionado:
Já há algum tempo começam a circular
duas linhas de ônibus bem diferentes em BH. Com bancos estofados, ar
condicionado, internet wi-fi e vidros escuros, as linhas Cidade
Administrativa/Savassi (SE01) e Buritis/Savassi (SE02) têm o objetivo de fazer
com que motoristas deixem o carro em casa. E parece que após um levantamento recente, esse objetivo aos poucos tem feito resultado.
*** A SE01 funciona das 6h às 18h40 e a tarifa é
de 5 reais. Ela começa na Rua Alagoas, 1485. Já a SE02, com partida na Avenida
Professor Mário Werneck, 3015, e viagens
das 6h às 19h30, custa 4 reais.
Este modal é um atrativo e tanto para aquelas
pessoas que já estão cansadas dos engarrafamentos, e o auto estresse acumulado.
Confortáveis, climatizados e com acesso Wi-Fi, realmente são um atrativo para
as locomoções diárias, se dentro do custo-benefício atraente. Porém, vale
ressaltar que estas linhas executivas são compartilhadas com o trânsito normal,
ou seja, não haverá ganho em velocidade, e sim no conforto, o que já é um ponto
positivo. Afinal, é melhor enfrentar um engarrafamento no ar-condicionado (sem
onerar o seu), conectado à web, sem a preocupação da direção. É, sim, uma
grande diferença.
Ah... A informação é do:
Obrigado!!!... Valeu a visita aqui no C&M!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário