Pois é... Os altos e baixos dessa vida. Enquanto
alguns “quebram” outros se consolidam como um dos maiores no segmento. A gaúcha
Marcopolo está comemorando o lançamento do seu mais novo modelo rodoviário de
média operacionalidade: o AUDACE.
A Marcopolo amplia a
sua linha de ônibus rodoviários e intermunicipais com o lançamento do novo
modelo Audace. O objetivo é oferecer uma solução diferenciada para os segmentos
de fretamento contínuo, fretamento receptivo e linhas regulares de média e
curta distâncias.
Com design futurista, identidade da empresa, o Audace foi desenvolvido
para complementar a já conceituada linha de rodoviários, composta pelos modelos
Paradiso, Viaggio e Ideale.
A principal característica externa do Audace é o seu arrojado design,
com novos para-brisas e vidros colados, que ampliam a visibilidade para os
passageiros e para o motorista, assim como o conjunto ótico, com LEDs nas luzes
de direção e de posição e faróis de neblina opcionais. Na traseira, recebeu
lanternas integrais e delimitadores exclusivos, também em LEDs, o que amplia a
segurança. A adoção de LEDs nas sinaleiras aumenta a eficiência luminosa e, por
terem maior vida útil, ampliam os intervalos de troca/manutenção.
Internamente, a grande novidade é o alto padrão de conforto e ergonomia.
O Audace ganhou inédita porta do tipo In-Swing, que se desloca para a parte
interna do veículo e oferece maior segurança e funcionalidade na operação, além
da escada com novo desenho dos degraus, que tornam a operação de entrada e
saída mais confortável e agradável. A segurança também é garantida pelos
corrimãos posicionados de forma mais acessível e pela iluminação em LEDs. A
parede de separação do salão de passageiros e da cabine do motorista também é
inovadora, projetada com desenho funcional que permite o melhor aproveitamento
do espaço interno do posto do motorista.
Novo Marcopolo Audace em exposição na FetransRio
A iluminação do salão de passageiros é toda em LEDs, com luzes indiretas
para maior comodidade e sofisticação. Os LEDs estão presentes também nas luzes
de leitura dos porta-focos, que contam ainda com saídas individuais para o
sistema de ar-condicionado.
Para maior conforto,
o Audace apresenta novas poltronas executivas, mais largas, com 1.030 mm, que
proporcionam fácil acesso.
Outra novidade está na padronagem mais arrojada e
moderna dos tecidos das poltronas, das laterais e dos porta-pacotes.
O veículo
conta ainda, como item opcional, com monitores de 15 polegadas posicionados no
teto ao longo de todo o salão para possibilitar aos passageiros melhor
visibilidade de qualquer poltrona.
A grande área envidraçada nas portas do Audace e nas paredes de
separação permitiu aumentar o campo visual e a sensação de bem-estar dos
passageiros.
A porta de acesso ao salão, que abre para o lado de fora, facilita
o deslocamento dos passageiros sem interferir nas poltronas e a fechadura
possui acionamento suave e confortável.
A cabine do motorista também tem desenho inovador, com inédita parede
curva e ótimo acesso ao posto do motorista, facilitando o deslocamento de sua
poltrona e proporcionando maior espaço e melhor dirigibilidade. O painel incorpora todos os instrumentos, como o display da câmera de
ré, câmeras internas e o sistema multiplex (funções conjugadas de todos os
equipamentos do ônibus), com design dos comandos projetado para facilitar o
alcance e a reação do motorista durante a viagem.
O modelo será oferecido na versão 4x2 com duas opções de chassis: o
Mercedes-Benz OF 1721 Euro 5, motor dianteiro, nos comprimentos de 12,7 metros,
de 46 ou 49 lugares, 12,1 metros, com 42 ou 45 lugares, e o de 11,5 metros, com
45 lugares.
Já a versão com chassi MAN Volkswagen 17230, também Euro 5 e motor
dianteiro, virá nas versões de 12,6 metros, com 45 ou 48 lugares, 12,1 metros
com 45 lugares ou 11,3 metros, de 41 lugares.
As faixas de preço da carroceria variam de R$ 170 a R$ 180 mil, enquanto
o Ideale custa entre R$ 140 e R$ 180 mil e o Viaggio 900 G7, em torno de R$ 180
a R$ 190 mil.
Para o mercado de exportações, o Audace foi pensado para alvos como
Chile, Uruguai, México e países da América Central. No primeiro ano de vendas,
a empresa prevê embarcar entre 300 e 400 unidades.
Crédito Notícia:
Crédito das fotos:
Julio Soares/ Objetiva e Gelson M. da Costa
OBRIGADO!!! o C&M agradece sua visita...
Nenhum comentário:
Postar um comentário