E o clube rubro-negro paranaense - Campeão da Copa Sul-Americana 2018, Parabéns! - foi ousado e perpetrou algumas mudanças bem diferentes em seu escudo, uniformes e na grafia do nome.
Agora, temos:
Club Athletico Paranaense
Vamos iniciar pelo nome. Para entender esta nova grafia, precisamos viajar para o passado. Lá em idos de 1924, na fundação do clube, quando se utilizavam regras de escrita mais coloquiais, e o "H" constava na palavra "athletico". Assim, não tem mistério e nem radicalidade.
É somente uma maneira de se resgatar o passado mesmo, e também de quebra diferenciar o termo atlético de outros tantos clubes correlatos espalhados por aí.
Blog: De todas as mudanças, para mim, foi a mais correta.
Ah, o escudo...
Representante da empresa de Marketing OZ, Giovanni Vannucchi, explicou que o novo escudo do clube tem várias temáticas e ideias, que são: Representatividade do(s) vento(s) do furacão; elementos da bandeira do estado do Paraná (?); e conceito de crescimento. Ainda conforme Giovanni, em pesquisa realizada recentemente, ficou claro que havia a necessidade de "ligar" o clube ao mote "furacão.
BLOG: Sinceramente, o escudo anterior era muito mais bonito que o atual. E ainda tem o detalhe das estrelas? ... Afinal, o objetivo dos clubes é ostentar em seus escudos e uniformes, estas famosas estrelas de títulos. Como fica aqui?
Os Uniformes...
A nova camisa redesenha a ideia do escudo e as listras pretas perdem o protagonismo. O uniforme principal é vermelho e com as quatro listras no canto esquerdo. O segundo uniforme é branco e obedece o mesmo formato, com as listras vazadas.
BLOG: Aqui, opinando como simplório colecionador de camisas, fica difícil aceitar. Não consegui enxergar qualquer detalhe que me desse uma sensação de agradabilidade nos projetos. Ficou simplório demais, ficou muito aquém do que a Umbro (apesar de só confeccionar - pois a arte e ideia foi do pessoal do clube e da OZ) pode fazer. Para isso, basta ver a lindíssima camisa 2018 (atual):
Esta camisa acima ficou tão bonita, mas tão bonita, que nem os patrocínios estragaram o resultado final. O design das listras está mais que correto, com perfeita aplicação das cores, manga em preto e degradê lindíssimo na parte inferior, fora outros "mimos".
Então, com base nisso, não posso de maneira nenhuma, dizer que gostei das novas camisas. Mas, as mudanças acontecem, e quando são decretadas e sacramentadas, resta-se aceitar.
Ah, sim! Tivemos também uma criação. Sim, pois não podemos chamar de "mudança" algo que traz 4 (quatro) novos personagens ao invés de um como mascotes do novo clube:
Ééééé... Assim... Bem... Não sei dizer neste primeiro momento se gostei da proposta ou se estes novos mascotes tão modernos vão pegar de imediato. É uma sistemática bem diferente do usual, ao que os torcedores padrão já estão acostumados, e creio - na minha opinião - que não será assim uma "pegada" no início não... Para os torcedores mais novos, as crianças principalmente, que estão acostumadas com desenhos que possuem personagens com este mesmo estilo, talvez dê certo. Não sei. Aqui só o tempo dirá.
Só resta desejar que estas novas mudanças tragam sorte e alegrias aos torcedores do furacão!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário