quinta-feira, 19 de maio de 2011

O Metrô de DUBAI


A mítica e famosa cidade de Dubai, será muito mais que uma cidade símbolo. Será uma metropole futurística. O seu sistema de metrô, mais do que tudo, prova isso.


Dubai inaugurou sua rede de metrô em Setembro de 2009, mais exatamente em 09/09/09.  As obras estavam à pino desde Maio de 2005, detalhadamente, tiveram início em 05/05/05. Seria só uma coincidência, ou uma superstição com datas ?...


Com a o início das operações, tornou-se a cidade com a primeira rede de metropolitano urbano nos países árabes situados no Golfo. Espera-se com isso que o sistema facilitar o deslocamento diário de milhares de trabalhadores do emirado. Com uma economia cada vez mais baseada em serviços financeiros, transporte aéreo, desenvolvimento imobiliário e do turismo, Dubai tem uma população em rápido crescimento e graves problemas de congestionamento de tráfego automotivo.

Panorâmica de um trecho da via elevada da Red Line
Segundo estudos, a população de Dubai crescerá em um índice de 6,4% anualmente, chegando a três milhões de pessoas em 2017.

Com isso o governo da cidade levantou a necessidade de um sistema ferroviário para aliviar o tráfego automóveis em franco crescimento, e os estudos para implantação de um transporte ferroviário iniciou-se em 1997.

Mapa do Sistema de Metrô de Dubai

Foi criado então o Dubai Rail Link (DURL), um consórcio de quatro empresas liderada pela japonesa Mitsubishi Heavy Industries (MHI), responsável pelo projeto para finalizar as duas primeiras linhas do sistema. Os outros membros do consórcio são as japonesas Obayashi,  Kajima, e Yapi Merkesi da Turquia.

Cerca 1,74 milhões de passageiros utilizaram o metrô em seu primeiro mês, segundo os dados divulgados pela RTA. A média do número de passageiros que viajam na Linha Vermelha foi estimado em 57 mil por dia.

A Linha Vermelha é a única via que foi concluída até agora.


As obras físicas iniciaram em fevereiro de 2006, centrada em 52,1 km da Linha Vermelha.  
Cerca de um terço das estações da Linha Vermelha abriram em Setembro de 2009. Outras sete estações foram inauguradas em abril de 2010, seguidas por outras três em maio de 2010 e após, oito estações em outubro de 2010.

As três estações finais da linha Vermelha deverão estar operacionais neste ano de 2011.


A segundo eixo do sistema, a Linha Verde, está em construção e além disto, mais três linhas estão previstas. Em agosto de 2006, um segundo contrato de US $ 12 bilhões foi adjudicada ao consórcio MHI para a construção da Linha Verde.

Mapa do Sitema com Expansões previstas
A Linha Verde será construída ligando Al-Qusais e Al-Jadaf, unindo locais estratégicos, incluindo o Aeroporto Internacional de Dubai e da Cidade de Healthcare. 
 

Em junho de 2007, o Serco (operador da Docklands Light Railway em Londres) foi nomeada como licitante preferencial para a consulta inicial e operação do sistema e manutenção.
 

A Linha Verde foi inicialmente prevista para abrir em Março de 2010, data em que foi posteriormente adiada para junho de 2010 e após isto novamente para agosto de 2011.

Desembarque de parte de uma das compsições em 2008.
Os 52,1 quilômetros da Linha Vermelha tem 29 estações, quatro dos quais estão no subsolo. A linha começa em Rashidiva de Jebel Ali e passa pela Universidade Americana do Dubai. Serve cerca de 32.000 passageiros por hora. Há planos para estender a Linha Vermelha por mais 15,5 km além do projeto original.


Já os 23 km da Linha Verde vão possuir 18 estações. O percurso será progressivamente construído para servir o Deira, o Bur Dubai e áreas centrais, bem como os Souks até o Burjuman e centros comerciais Wafi

Interior de uma das composições
Já existe uma extensão de 11 quilômetros para a Linha Verde proposta, para cobrir o percurso entre o Al Jaddaf e a parte central da cidade. As vias serão subterrâneas no centro da cidade: a partir do Sheikh Rashid Sheikh Khalifa / Bin Zayed e o cruzamento para o Salahuddin Abu Bakr Al  com duas estações de integração com a Linha Vermelha. 


Em outra parte, os trens vão funcionar em viadutos elevados destinados a reforçar a arquitetura urbana ao longo do percurso.

A segregação das linhas é total, o que permite uma viagem rápida e segura.


Áreas de estacionamento e lazer também agregam modernidade e beleza ao projeto. As vagas nestes estacionamentos são em média de 6.000 lugares.

As obras subterrâneas foram realizadas sem afetar as estruturas dos edifícios, e as autoridades afirmam que os residentes não serão perturbados por futuros trabalhos de escavação.  

Todas as estações, elevadas ou subterrâneas, contarão com portas de tela da plataforma para a segurança dos passageiros e facilitar o ar condicionado.
 
Cada estação é projetada para lembrar os quatro elementos. 


Da estação BurJuman, que foi projetada para fazer com que seus passageiros sintam-se como se estivessem debaixo da água, às curvas das dunas de areia da estação "Terra", próximo a Burj Khalifa, passando pelo verde translúcido da estação Rashidya e pelo brilho quente da estação Mall of the Emirates, projetada para fazer você sentir-se como se estivesse em um vulcão.




Aspecto da Estação Mall of the Emirates... Faz você parecer estar dentro de um vulcão.
A RTA criou linhas alimentadoras de ônibus nas estações para permitir que os passageiros possam se locomover de locais importantes na adjacências das estações.  


Mas olha só que interessante... Para reduzir mais ainda esta dependência da área de transportes rodoviários, a RTA está considerando a adição de mais 268 quilômetros de linhas de metrô ligeiro (VLTs), que servirá como um sistema de alimentadores para Dubai Metro, substituindo gradativamente os ônibus.

Visão aérea da Estação Bru Juman
A condução das composições se faz de maneira totalmente automatizada, os trens têm ar-condicionado, projetados especiamente para atender as necessidades específicas de Dubai.  


Para a operação do metrô de Dubai, as composições ofertam padrões diferenciados de serviço: O Convencional, chamado "classe de prata" com 4 carros, uma outra seção somente para crianças e mulheres, e no mesmo vagão uma seção de primeira classe, denominado "ouro" (vagão VIP). São cinco vagões de aproximadamente 75m de comprimento, com capacidade para cerca de 400 passageiros em pé. 



Em abril de 2010, 51 trens foram colocados em serviço. Isto vai ser gradualmente aumentado até 106 trens. 


No caso das Gares... O Armazenamento e manutenção tiveram quer  ter lugar em cobertura, devido ao calor e à forte poeira em Dubai. 


O depósito principal está em Rashidya, e tem capacidade para 64 trens. Depósitos auxiliares estão em Jabel Ali e Al Ghusais.

Os trens terão velocidade máxima de 90km/hr, formando uma viagem de duas horas e 23 minutos para a Linha Vermelha e uma hora e 23 minutos para a Linha Verde.



No vídeo acima, o Sheikh Mohammed participar dos testes iniciais do Metrô de Dubai.

A sinalização do sistema e vias é totalmente automatizada e está sendo fornecido pela Thales Rail Sinalização Solutions. 


Além disso, o sistema de controle automático das composições permitirá intervalos entre 90 segundos e dois minutos. A empresa escolhida foi a Alcatel-Lucent, que também vai fornecer o sistema de comunicações para utilização no interior das composições, monitoramento de vigilância, informação sonora e visual aos passageiros, e o sistema do centro de controle integrado


Os trens possuem ainda, Wi-Fi de conexão à web habilitado para a utilização por parte dos usuários... Ah, nas estações também.


Expansões

Em maio de 2007, os 49 km da Linha Púrpura recebeu aprovação, passando à frente de outro projeto do futuro, a Linha Azul.  A empresa Parsons Brinckerhoff foi contratada para o trabalho inicial do projeto desta nova linha de oito estações que fará a ligação expressa do Aeroporto Internacional de Dubai ao novo Aeroporto Internacional Al Maktoum Al Khail. A construção iniciou-se em março de 2009, e a linha é programado para abrir em 2012.


E os 47 km da futura Linha Azul, ligará o Aeroporto Internacional atual com o novo Dubai World Central International Airport, que está sendo construído em Jebel Ali.  


A construção desta linha terá início em 2012 e está previsto para ser concluído até 2014.

As passagens variam entre R$0,95 (2 dirhams) à R$ 3,10 (6,50 dirhams), dependendo da distância e do luxo que você escolher.


O sistema de Metrô de Dubai, teve sua idealização focada no sentido de incentivar a população à utilizar um meio de transporte eficiente e não-poluente. Até porque como citado no começo deste post, o crescimento da malha automotiva e da densidade viária em Dubai está alcançando níveis assustadores.

E, para divulgar as vantagens do Metrô de Dubai, a agência Saatchi&Saatchi usou carros de luxo abandonados, propositalmente empoeirados.

Nos falsos resíduos foi escrito a mensagem: "não deixei a cidade, estou apenas usando o metrô". A campanha ganhou o Grand Prix na categoria outdoor do Dubai Lynx Awards 2010.



Quando em pleno funcionamento, o metrô de Dubai foi projetado para transportar cerca de 1,2 milhões de passageiros por dia, e 355 milhões de passageiros por ano. 

A intenção é dispor de 320 quilômetros de linhas de metrô em Dubai em 2020.

Banner artístico de divulgação da Linha Vermelha do Metrô de Dubai

Pensam que acabou? Ah, não... Vejam isso: O Metrô de Dubai contratou uma desenvolvedora de sistemas para produzir um simulador 3D do metrô, para incrementar a divulgação entre a população. É sensacional. CLIQUE AQUI para acessar o programa e conhecer as estações e as composições em um programa virtual na WEB. Coisas de Dubai.

BLOG: Depois de conhecer este sistema maravilhoso, eu preciso falar mais alguma coisa? Estou boquiaberto até agora...


Fontes:


OBRIGADO PELA SUA VISITA AO CAMISAS & MANIAS...

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