sábado, 2 de dezembro de 2017

Novos Biarticulados para Curitiba

Novos biarticulados para Curitiba

O novo modelo foi apresentado ao prefeito da cidade e aos operadores da capital paranaense.

A Scania apresentou, há alguns dias, ao prefeito de Curitiba, Rafael Greca, seu biarticulado personalizado para as exigências da cidade. O lançamento aconteceu num importante momento da mobilidade curitibana, após Greca revelar que iniciará um processo de renovação da frota da capital a partir do início de 2018.


O biarticulado Scania F 360 HA tem 28 metros de comprimento, transporta 270 pessoas e é capaz de tirar das ruas até 135 carros com duas pessoas, ou 68 automóveis com 4 ocupantes. Destinado ao uso em corredores exclusivos do sistema BRT (Bus Rapid Transit), ele representa um incentivo ao transporte coletivo e à harmonia entre os modais, na busca de soluções para os desafios urbanos modernos e a redução de emissões.

A novidade da Scania, que segue o padrão exigente da Urbs, de Curitiba, tem carroceria Caio, motor de 360 cv e desenvolve torque de 1.850 Nm (o maior da categoria), já em baixas rotações, para economizar combustível. O propulsor está localizado na parte frontal do veículo e privilegia o salão de passageiros, de forma a permitir melhor acessibilidade entre os três vagões do veículo. O bloco está perfeitamente dimensionado para a capacidade de passageiros e carga. Constitui, enfim, um pacote de vantagens que eleva a produtividade para o operador.


A transmissão automática escolhida é a B 516R de seis velocidades da Allison, com retardador, de alta durabilidade, compatível com o alto torque do motor, de fácil manutenção e baixos custos operacionais. Sua arquitetura inteligente se adéqua para economizar combustível - reduzindo a carga no motor, quando o veículo estiver parado -, faz a seleção dos momentos ideais de troca de marcha e garante maiores velocidades médias e tempos menores de percurso. O veículo tem configuração 8x2 de 43,5 t de capacidade de carga (a maior do mercado).


O F 360 HA 8x2 sai de fábrica com elevado nível de conforto, maior estabilidade para o veículo e segurança para os passageiros, suspensão a ar com quatro bolsões nos eixos traseiros, freios a tambor com sistema eletrônico EBS, que diminui o tempo e a distância de frenagem, ABS, controle de tração e o freio auxiliar Scania Retarder.

Crédito do vídeo: Canal Tudo sobre ônibus Urbano

BLOG:

Com a atual situação do transporte coletivo - não vou me reter só em Curitiba, mas no Brasil - se faz amplamente necessária novidades e ações no setor. Tarifas altíssimas, ônibus sem conservação, entre outros problemas. 

São desafios à serem suplantados, e renovação de frota é uma delas. 

Entretanto, para que isso funcione à médio/longo prazo, se faz necessário um combate firme ao enorme vandalismo presente nos dias de hoje. Falando de Curitiba, ônibus, estações tubos e terminais são alvos frequentes desse tipo de ação.

Outra: Como é citado na reportagem, "é capaz de tirar das ruas quantidade X de carros..." soa como surreal, pois com a tarifa altíssima do jeito que está, quem possui um carro e pode se locomover, está na maioria absoluta dos casos optando por isso, pois o custo-benefício é muito atraente, sem contar com os aplicativos de transporte e etc...

Mas é bacana. A cidade merece e o povo (de bem!) merece, mas só isso não vai fazer impacto nenhum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário