Novos biarticulados para Curitiba
O novo modelo foi apresentado ao prefeito da cidade e aos
operadores da capital paranaense.
A Scania apresentou, há alguns dias, ao prefeito de
Curitiba, Rafael Greca, seu biarticulado personalizado para as exigências da
cidade. O lançamento aconteceu num importante momento da mobilidade curitibana,
após Greca revelar que iniciará um processo de renovação da frota da capital a
partir do início de 2018.
O biarticulado Scania F 360 HA tem 28 metros de
comprimento, transporta 270 pessoas e é capaz de tirar das ruas até 135 carros
com duas pessoas, ou 68 automóveis com 4 ocupantes. Destinado ao uso em
corredores exclusivos do sistema BRT (Bus Rapid Transit), ele representa um
incentivo ao transporte coletivo e à harmonia entre os modais, na busca de
soluções para os desafios urbanos modernos e a redução de emissões.
A novidade
da Scania, que segue o padrão exigente da Urbs, de Curitiba, tem carroceria
Caio, motor de 360 cv e desenvolve torque de 1.850 Nm (o maior da categoria),
já em baixas rotações, para economizar combustível. O propulsor está localizado
na parte frontal do veículo e privilegia o salão de passageiros, de forma a
permitir melhor acessibilidade entre os três vagões do veículo. O bloco está
perfeitamente dimensionado para a capacidade de passageiros e carga. Constitui,
enfim, um pacote de vantagens que eleva a produtividade para o operador.
A
transmissão automática escolhida é a B 516R de seis velocidades da Allison, com
retardador, de alta durabilidade, compatível com o alto torque do motor, de
fácil manutenção e baixos custos operacionais. Sua arquitetura inteligente se
adéqua para economizar combustível - reduzindo a carga no motor, quando o
veículo estiver parado -, faz a seleção dos momentos ideais de troca de marcha
e garante maiores velocidades médias e tempos menores de percurso. O veículo
tem configuração 8x2 de 43,5 t de capacidade de carga (a maior do mercado).
O F
360 HA 8x2 sai de fábrica com elevado nível de conforto, maior estabilidade para
o veículo e segurança para os passageiros, suspensão a ar com quatro bolsões
nos eixos traseiros, freios a tambor com sistema eletrônico EBS, que diminui o
tempo e a distância de frenagem, ABS, controle de tração e o freio auxiliar
Scania Retarder.
Crédito do vídeo: Canal Tudo sobre ônibus Urbano
BLOG:
Com a atual situação do transporte coletivo - não vou me reter só em Curitiba, mas no Brasil - se faz amplamente necessária novidades e ações no setor. Tarifas altíssimas, ônibus sem conservação, entre outros problemas.
São desafios à serem suplantados, e renovação de frota é uma delas.
Entretanto, para que isso funcione à médio/longo prazo, se faz necessário um combate firme ao enorme vandalismo presente nos dias de hoje. Falando de Curitiba, ônibus, estações tubos e terminais são alvos frequentes desse tipo de ação.
Outra: Como é citado na reportagem, "é capaz de tirar das ruas quantidade X de carros..." soa como surreal, pois com a tarifa altíssima do jeito que está, quem possui um carro e pode se locomover, está na maioria absoluta dos casos optando por isso, pois o custo-benefício é muito atraente, sem contar com os aplicativos de transporte e etc...
Mas é bacana. A cidade merece e o povo (de bem!) merece, mas só isso não vai fazer impacto nenhum.
Nenhum comentário:
Postar um comentário