quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Absurdos que me tiram do sério...

Coisas que me tiram do sério...

Cobrador de ônibus de Curitiba é multado

Um cobrador de ônibus, lotado para serviço em uma estação-tubo da capital paranaense, foi multado pela URBS, gerenciadora do sistema, por tentar se proteger do frio. Foi no dia 02 de agosto. Veja a reportagem da RPC TV:


BLOG: Tô irritado!!! Estou aqui, pensando junto aos meus botões sobre o que eu comentaria sobre isso... Ah, fala sério, Sr. Edson Berlezze!!! Por favor... Só foi dar entrevista para ficar bem no vídeo?!?! Gestor é um cargo que serve para dar suporte e "gerir" com inteligência um determinado sistema. Gestão, saca?...

Estação padrão do sistema... estrutura já ultrapassada para hoje...

O estatuto que rege o “padrão” das estações-tubo está ultrapassado!

Convido o senhor, em um dia de frio de nossa Curitiba, sair da mesa confortável, e ir à uma estação-tubo para sentir “na pele” o que os  operadores passam lá. Eu sou usuário e sei bem na prática o que estou falando! As nossas estações estão ultrapassadas. 

Serviam para um modelo da década de 80/90, mas, hoje não atendem mais os moldes dos usuários da RIT. 

Pelo amor de Deus! Basta olhar para os sistemas similares existentes no mundo, e até mesmo não muito longe daqui... Vou mostrar-lhe alguns exemplos de estações de verdade!


Panorâmicas de uma estação do Transmilênio, Bogotá, Colômbia.

Senão Vejamos...: Catracas modernas, em estilo similares ao metrô. Acesso maior para deficientes... No canto, a bilheteria (cabine) do operador... Olha... FECHADA. 

O estilo arquitetônico da estação é moderna, confortável, ao molde do que o usuário precisa e paga tarifa (cara) para ter isso.

Vamos ver mMais um exemplo?...


Transcaribe, também na Colômbia... Fachada externa da estação... Quanta diferença!

Cabine fechada (de novo!) para o operador/cobrador... Modernidade na estrutura, ESPAÇO para o Usuário... ESPAÇO!!! E segurança...

Não viu o bastante? Quer mais?

Ah, vamos aqui do Brasil mesmo… Uberlândia, Minas Gerais, SIT…

Estação do sistema mineiro... SIT (Uberlândia)... SHOW!
Visão interna da estação... Conforto e segurança... E ESPAÇO!!!

Sr. Edson... Dá só uma olhadinha no projeto (projeto!) de estações para os BRT’s do Rio de Janeiro!...


Nooosssaa...Tá Louco...

Ah, fala sério! Aí me vem o Senhor falar de estatuto... Isso é pura burocracia! 

Estatuto se muda! Estatuto se moderniza! Ou porque Curitiba foi o precursor da idéia de BRT não pode modernizar, seguir tendências? Pura Vaidade... Deixa disso...

Sinônimo de Estação-Tubo de Curitiba no inverno
Como eu citei acima: O padrão de estação-tubo era o ideal em meados de 80/90. Hoje não é mais! Está ultrapassado, é ineficiente para comportar usuários, que em horários de pico ficam em filas intermináveis para fora das estações (vide corredor da avenida Sete de Setembro por exemplo...)


E nos dias de chuva o usuário sofre hein... Aí então a proteção da estação já perde totalmente seu sentido... Enfim... Está tudo errado.

Usuária em Curitiba aguardando ônibus em estação-tubo no inverno

Aí, eu sinto VERGONHA, pois como estereótipo da cidade que iniciou a "ERA BRT", tínhamos que ser sempre um exemplo perfeito.

Então URBS, é hora de “tomar vergonha na cara”, pois não é somente aumentando o tamanho de um ônibus, ou colocando telas LEDs nos ônibus e estações que vai se melhorar não... 

Estação da Linha verde com Tela LED para informação ao usuário... Enquanto isso lá no cantinho o operador passa frio... Ah, meu Deuuuusss... Tudo errado.

Aliás, maior idiotice isso, as TVs serão alvo de vândalos e o usuário mesmo não está nem aí para isso...

Mas, voltando ao X da questão: A dita multa ao pobre do operador é de R$ 25,00 Reais... O que olhando assim, rapidamente, não é muito, mas como disse meu xará, o Anderson, Presidente do Sindicato da Categoria, representa quase 1 (uma) caixa (com 12 unidades) e meia de leite em caixinha. E isso, para um trabalhador, é MUITO.

Palhaçada da URBS que há muito está me decepcionando. Está na hora de atitude, e coragem. Nosso sistema ainda é bom, mas tem que modernizar.

O ocorrido com o trabalhador foi uma total vergonha!

Este post é dedicado ao meu amigo Pico Pereira, que atua no sistema, e deve saber bem o que é passar frio nestas estações-freezers. Um abraço meu amigo!  

O Camisas & Manias REPUDIA totalmente a multa aplicada ao operador que estava tão somente tentando se aquecer. Vergonha!

Desculpem o desabafo... E obrigado pela visita!

Nenhum comentário: