quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

A Vida e o Tempo...

HOMENAGEM PÓSTUMA


Na faculdade da Vida, o maior dos mestres é o Tempo. O professor Tempo nos ensina quase tudo que é necessário para ultrapassarmos as barreiras e obstáculos que nos é imputado.


Um dos maiores ensinamentos do Tempo, é a superação. Somente o Tempo é capaz de nos fazer entender, compreender, aceitar e superar. Esta lição do Tempo, sem dúvida é mais dolorosamente aplicada quando perdemos uma pessoa querida, especial.

O tempo cura as feridas, e através de memórias nos faz resgatar ensinamentos, compartilhamentos, alegrias, provações, vitórias, momentos... Os tais "momentos de felicidade" de que tanto acredito.

O tempo nos mostra que temos que aproveitar ao máximo esses momentos de felicidade com todos à nossa volta. São estes pequenos fragmentos de felicidade que ficam armazenados em nossa mente, e nos fazem rir ou chorar, vez ou outra, quando nos deparamos analisandos estas memórias... 


O tempo nos mostra que o que vale muito nessa vida, é tentar, de alguma maneira, reservar em nossa mente mais espaços para memórias boas. Ao final de tudo, você poderá olhar para trás e constatar que o tempo em sua vida foi bem empregado.

As fotos nos ajudam à manter vivas as lembranças... E vendo cenas assim, irremediavelmente, um sorriso bom, saudoso surge...

Utilize mais tempo do Tempo em fazer rir. Pense sempre coisas boas e positivas. Temos que lembrar que o tempo vale mais que dinheiro. Sim, o dinheiro é necessário, mas não é tudo. Afinal, tempo sem dinheiro sempre existirá.  Já, para quê dinheiro sem tempo?...  

Utilize o tempo para fazer boas ações ao próximo. Seja humano ou animal. A recompensa e o sentimento depois de uma boa ação realizada é algo que foge de explicações. É um sentimento tão bom, que não haverá dinheiro no mundo que substitua.

Coisas boas...

O tempo ensina que a base familiar e os amigos verdadeiros são companhias incontestáveis na sua vida. Ameo-os, valorize-os. Ria com eles. Chore com eles. Partilhe momentos com eles.


O Tempo mostra que a vida impõe barreiras para provações. A rotina diária, como nosso trabalho, crescimento e a luta por uma posição social e estabilidade financeira podem de certa forma, te escravizar. O Tempo é crucial: Para tudo tenha tempo. Faça e inspire-se no tempo. Sua rotina diária tem que ser medida no tempo certo. Desde o momento que reservamos com inteligência e lógica uma parcela do tempo para nossas tarefas diárias, o próprio tempo se encarregar de pô-las no devido lugar. É fato.

O tempo se encarrega de nossas dores. O tempo é o maior dos remédios. Sempre será.

Com o tempo, crescemos mentalmente e espiritualmente. Nos tornamos melhores e mais evoluídos. Amadurecemos.


Mas, em compensação (este é outro dos grandes mestres da vida) o tardio amadurecimento nos cobra pesado. Principalmente na questão de revisão de valores.

Muitas vezes, quando percebemos o real valor e para quem realmente temos que dizer -"eu te amo" (aquele que estava ali, guardado, no fundo do peito, real e presente, mas que por motivos fúteis não demonstrávamos por ainda acharmos que éramos os donos da razão), a vida nos ensina uma das mais dolorosas lições: O tempo é curto, e não volta.

Por mais que tenhamos encarado a verdade, e que saibamos que tudo que pensávamos era o correto e que alcançamos um certo degrau de evolução.


O tempo é inexorável.


Damos conta então, que perdemos tempo. O precioso tempo que deixamos na maioria dos casos, escorrer entre os dedos, tais como areia... 


Outro professor então, assume, para nos ensinar mais uma matéria, que só o Tempo trás: SAUDADE.


Ao contrário de que algumas pessoas pensam, a saudade em sua maior composição é tecida de alegria. Conforme aprendemos mais lá atrás, são os momentos bons que compõem a maioria de nossas lembranças, e quando nos pegamos em meio à uma destas lembranças, invariavelmente estamos ali, com um tênue sorriso no canto da boca.

Aquela máxima de que os mais velhos sempre tem razão é verdadeira. Afinal, os mais idosos são os que mais passaram tempo com o tempo. São os mais sábios e acalentados alunos da vida. Passe mais tempo com os idosos. Você não terá conversas... Terá aulas.


Aqui, vou pelo lado pessoal: Em poucos anos, o tempo vem me aplicando duras provas. E, em todas, com humildade, tenho tentado aprender um pouco. E à cada lição, percebo que a amplitude do ensinamento é inenarrável. Quando imaginamos que já aprendemos muito.. Ah, não... Mais e mais nos é ensinado.

E nesta semana, mais uma lição. Mais um grande aluno, já "veterano" e sábio, nos deixou.  Sua trajetória de vida mostrou que o tempo foi sua companheira constante. Muitos ensinamentos ele pôde passar. Teve suas falhas, sim, como eu possuo, como todos nós temos. Aliás, todos nesta vida são falhos. Isso é fato.

Mas o tempo ensina que as falhas são nossas "lições de casa". 

Mas, uma certeza: Este "veterano" da vida que se foi, possui uma alma grandiosa. 


A certeza disso? O sorriso que tenho neste momento ao digitar estas palavras. A lembrança dele me trás sorrisos, dos momentos bons que pude compartilhar e aprender.


Fique em paz, Vô Sauel. Meu pai nº 3.  

Ontem o tempo lhe conferiu o  diploma da vida.


O C&M está de luto...



Nenhum comentário: