segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Ecomuseu Saneamento - PR

VITRAL da SEMANA C&M
Ecomuseu do saneamento
Caixa D'agua do Alto da XV - Curitiba / PR

Um dos locais que propiciam uma bela vista da cidade de Curitiba, é, justamente, o final da Rua XV de Novembro, no bairro descrito como Alto da Rua XV. É lá que fica a caixa d’agua da Sanepar, que pode ser vista já do centro de Curitiba.


A caixa d`água do Alto da XV é (foi) parte dos quatro reservatórios que atenderam Curitiba. Com 26 metros de altura, sua construção foi concluída na década de 1940 e funcionou como reservatório de abastecimento de 1948 até 1995.


Nesta unidade da Sanepar está alocado o Ecomuseu do Saneamento da RMC. E também, é possível ver um dos famosos murais de Poty Lazarotto.



Napoleon Potyguara Lazzarotto - “Poty” (Curitiba/1924*Curitiba/1998) foi um desenhista, gravurista, ceramista e muralista brasileiro.

Ao longo de sua vida, trabalhou principalmente com desenhos, gravuras, murais, serigrafia, litografia.

Os murais são representativos de sua obra, embora tenha sido o desenho o seu principal veículo de expressão, notadamente as ilustrações que realizou para os mais diversos autores, destacando-se entre esses Dalton Trevisan, considerado o maior contista brasileiro.

Em sua execução, Poty (imagem ao lado) empregava materiais diversos, como madeira, vidro (vitrais), cerâmica, azulejo e concreto aparente, esse último um de seus materiais de predileção.

Há obras de Poty espalhadas por diversas cidades do Brasil e do exterior, incluindo murais em Portugal, na França e na Alemanha.

Suas obras também podem ser vistas em diversos locais públicos de Curitiba, como os painéis do pórtico do Teatro Guaíra, no saguão do Aeroporto Afonso Pena, na Praça 29 de Março, na Praça 19 de Dezembro (Curitiba) e na Torre da Telepar.


Ali ao redor da torre do mirante da caixa d’agua é possível ter uma bela visão de Curitiba...


O Ecomuseu do Saneamento da Região Metropolitana de Curitiba existe desde 1993. Foi criado com o objetivo de manter a memória do saneamento na RMC e à divulgação de idéias de conservação ambiental. Os visitantes podem ter acesso às práticas do tratamento da água, do esgoto e interagir com noções de proteção ao meio ambiente.

Interior do Ecomuseu - Foto: Site SANEPAR


Se a visão ao térreo já é bacana, imaginem no mirante da caixa d’agua? A bacaníssima página Circulando por Curitiba, mantida por Washington Cesar Takeuchi posta alguns registros deste ângulo de visão e mais fotos do Ecomuseu. Links diretos da série de matérias (VALE MUITO A VISITA):





Para fechar este vitral: As coloridas amuradas do viaduto no entrocamento das avenidas Vitor F. Amaral e N.Sra. Luz. Foram tematizadas em 2006 em alusão ao encontro MOP8 COP3 da ONU que se realizou em Curitiba (ao fundo o mirante da caixa d'agua).

WASHINGTON CESAR TAKEUCHI

O C&M deseja uma ótima semana, e nos vemos mais tarde!
Tchau!

Nenhum comentário: