segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Juneau/AK ... (American Police Patches) e mais...

Olá, pessoal.


E hoje aqui no C&M retomo a Série de Patches Policiais, com uma região pelo qual sou apaixonado: Alaska.

JUNEAU - ALASKA (AK)

Mas, como tenho feito nos últimos posts sobre esta série, antes, vamos ver um pouco da capital do estado do Alaska: Juneau.


Juneau é a capital do estado norte-americano do Alasca.


Fundada no ano de 1881, é ao mesmo tempo uma cidade e um dos 18 distritos organizados do estado, ou seja, possui o poder e o dever de fornecer certos serviços públicos aos seus habitantes. 

Segundo o censo nacional de 2010, sua área é de 8.427,5 km², o que a torna a maior cidade em área dos Estados Unidos. Sua população era (2010) de aproximadamente 31.000 e em 2013 passou para 32.700 habitantes e sua densidade populacional é de 4,4 hab/km².



É a terceira cidade mais populosa do Alasca.

A cidade possui cerca de 15.000 residências, que resultam em uma densidade de 1,87 residências/km².

Ao lado um quadro com a evolução populacional de Juneau. Note-se que no início da década de 80 houve uma variação muito grande, fato que manteve-se nas décadas seguintes.

Juneau fica no Sudeste de Alasca e é dividido em algumas ilhas.

Localiza-se a uma latitude de 58º18'07 ao Norte e longitude de 134º25'11 ao Oeste, ficando muito próximo da divisa com Canadá, ao Oeste, onde também há muitas ilhas.

Está localizado no nível do mar, mas tem muitas montanhas próximas.


Juneau, apesar de localizada no sudeste do Alasca, tem uma temperatura não tão agressiva, com uma média anual perto de 5°C.

No verão pode atingir 20°C, com muitas nuvens e muita chuva, principalmente em agosto e setembro.

A temperatura máxima registrada na história de Juneau foi 32°C, em julho de 1975, já a mínima foi em janeiro de 1972, com -30°C.

No inverno a temperatura é menor que 0°C, chove bem mais que no verão, pois a massa de ar frio vem trazendo nuvens carregadas.


A vegetação de Juneau é rasteira, pois as árvores não resistem a tanto frio, então a vegetação tundra é predominante, devido ao frio e o clima úmido. Já as árvores que suportam o clima são geralmente de pequeno porte, e raramente de médio porte.

Como há montanhas elevadas próximo da capital, há uma vegetação de altitude apresentando pequenas árvores nas montanhas.

Juneau está próxima da fronteira com o oeste do Canadá, porém não é fácil comercializar com os canadenses, pois apesar de estar no nível do mar, localiza-se em ilhas completamente montanhosas, dificultando a comercialização de produtos.


A navegação tornou-se o meio de comercialização mais utilizado em Juneau, pois Juneau se localiza próximo a algumas ilhas no Oceano Pacífico e alguns rios são navegáveis.

O porto de Juneau facilita ainda mais a comercialização de produtos, mas como os rios navegáveis são muito estreitos, então só passam navios de pequeno ou, talvez, de médio porte. Às vezes, o navio (principalmente de médio porte) precisa diminuir um pouco a velocidade para passar sem perder o controle.


Acima e abaixo: Peculiaridade de algumas estradas/rodovias no Alaska, em Juneau não seria diferente - você sai da cidade e depois de alguns quilômetros ... OPA!!! A estrada acabou!!!  Cenas do Google Streer View da Point Bishop Dupont...


Antes das mercadorias serem tiradas, elas são verificadas por policiais. Outro meio de comercialização é por caminhões, onde existem policiais que verificam para ver se não há produtos ilegais e algumas drogas.

Como a região próxima é montanhosa, a comercialização é mais complicada e lenta. Além disso, a região tem muita neblina e curvas perigosas, o que pode causar graves acidentes se o motorista não estiver atento ao trânsito.

1 (um) Ponto turístico:


TELEFÉRICO DO MONTE ROBERTS


O Goldbelt Mount Roberts Tramway foi inaugurado em 1996 e opera de maio a setembro. 

É o único teleférico no sudeste do Alasca.


As gôndolas elevam-se cerca 1.800 pés da região dos Piers de naviso de cruzeiros em Juneau percorrendo através da floresta tropical ao topo da montanha, oferecendo vistas expansivas de Juneau e do canal de Gastineau.

O Mount Roberts Tramway é um dos teleféricos mais verticais do mundo e recebeu um prêmio pelo design de acessibilidade.


Estão totalmente compatíveis com ADA e podem facilmente acomodar hóspedes com conforto e segurança.

Página na Internet - clique na imagem para acessar:


JUNEAU POLICE DEPARTMENT


Endereço: 6255 Alaway Ave, Juneau, AK 99801, EUA
  • Identidade Visual do departamento nas Viaturas:




BLOG: Eu, particularmente acho muito bonito. Quando visualmente é feita uma conexão do serviço com a cidade (topografia/terreno) ficam espetacular. Sem contar que apesar da aplicação de várias ferramentas visuais, o resultado final não fica "pesado".

  • Uniformes e emblemas:





  • Mais viaturas...




  • Momento nostalgia: Viaturas do departamento no passado:



BLOG: Um breve comentário ... Pelo que notei, nos anos idos, os departamentos de polícia no Alaska usavam muito o AZUL na padronização visual de suas viaturas...

  • Página na WEB do departamento:


Muito bem, e como também sou um grande aficionado por mobilidade urbana, e em Juneau temos:

CAPITAL TRANSIT 

A Capital Transit é a empresa de transporte coletivo da cidade de Juneau. Conta com uma frota de aproximadamente 15 ônibus, e faz a ligação do centro de Juneau com bairros e distritos lindouros.

Página inicial na WEB Capital Transit

  • Alguns ônibus da frota (créditos nas imagens):




O padrão visual de frota aqui nas imagens (acima) mostra uma tendência bem simples, com o carro predominantemente branco com faixas em azul e amarelo (dourado), com o nome da empresa em azul nas laterais.

Abaixo, um "print" de uma das rotas (schedule) operada pela Nacional:

Linha (Route) para Douglas


E então, hoje (26) eu estava bisbilhotando na web, procurando mais informações sobre a Rotas, ônibus, e etc, sobre a Capital e me deparei com a notícia no JuneauEmpire.com:


Com quatro novos ônibus, Capital Transit está de "cara nova"... 

A reportagem tendo como protagonista um supervisor/chefe de manutenção da empresa, - Bob Vos - falando sobre os novos ônibus que a empresa adquiriu e que vão começar à operar ainda em neste mês de dezembro (2016). Crédito de Michael Penn (Juneau Empire):


Além disso, a empresa mudou sua identidade visual - veja acima - com uma postura mais abrangente e moderna nos carros, usando as cores azul e amarelo (dourado), marca da empresa, e com a adição de um novo logotipo, moderno, "clean":


BLOG: Nem preciso dizer que gostei muito. Tudo nesta vida precisa de um "UP", e de igual modo que vemos nos padrões de identidade nas viaturas policiais, a empresa de transporte de Juneau usou a criatividade para criar uma logo moderna, bonita, e com forte laço com a sua cidade, através das montanhas presentes no desenho e a cidade "encravada" entre elas. Muito Bom!!!


Bob cita entre outras coisas, a dificuldade de trabalhar com manutenção de veículos no rigoroso (úmido) clima de Juneau, cita ainda sobre os outros veículos da Capital Transit, e como se dará a substituição dos antigos pelos novos ônibus. Na foto acima, Bob demonstra a ferramenta de acesso à pessoas de mobilidade reduzidas.

Muito interessante a reportagem. Para ver na íntegra, clique em qualquer imagem acima, ou no link abaixo: 


BLOG: Sou um convicto apaixonado pelo Alaska. Juneau é uma das cidades que anseio em um dia, se Deus permitir, conhecer. Mas enquanto isso não acontece, vou viajando pelo GSView e vendo os programas ambientados lá nos canais Discovery... (risos)

Nenhum comentário: