quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O Rio de Janeiro e os BRT's - Uma análise rápida...

 
Estão previstos para 1º de março, o início das obras dos corredores BRT's no Rio de Janeiro.

Como já abordado por este blog, anteriormente, o primeiro será o Transcarioca, que fará a ligação Barra-Penha, no primeiro lote (fase), e depois a sua extensão, da Penha até o Aeroporto do Galeão, num segundo lote.



Um dos primeiros projetos da obra à sair do papel, será a construção de um "mergulhão" no Largo do Campinho, com 150 metros de comprimento.

A previsão inicial é que estes dois lotes estejam prontos até Dezembro 2013.

Haverá ainda uma integração com outro projeto BRT,  o Transbrasil, que como o próprio nome enseja, será alocado na Avenida Brasil.

Veja o vídeo sobre os dois projetos, com um bom detalhamento gráfico, AQUI.

Palavra do BLOG: O BRT é um sistema que se bem implantado, pode sim, surpreender. Ao contrário do que muitos pensam por aí, o "taxando" de transporte "pobre" ou ainda, de país subdesenvolvido - Aqui vale uma lacuna curiosa... Nós somos um país em desenvolvimento, ainda não desenvolvidos... - é sim, um sistema versátil. 

Não sou contra, em absoluto, ao Metrô, Trem, VLT ou qualquer outro sistema por trilhos, de maneira nenhuma, pelo contrário. Mas defendo o BRT por ele ter sim, suas vantagens, e claro, desvantagens em comparação à estes. 

Posso citar por exemplo, o problema que um trem da Supervia apresentou na estação de S. Cristóvão, hoje (23Fev), e que causou com isso atrasos, e fez com que outras composições de outros três ramais não pudessem efetuar paradas em três estações do trecho por conta disso. Até o meio da manhã, ainda não haviam regularizado a situação. No BRT isso não ocorre, pois sua operacionalidade permite continuar operando mesmo com outros veículos avariados no trecho.

Porém, reitero: o trem e o metrô são sistemas que transportam muito mais pessoas por composição, e de energia limpa. Isso é verdade absoluta. ÊÊÊ, gente, qual é? Não sou hipócrita e nem tampouco "sonhador". 

O que ocorre é que na verdade estes sistemas tem que ter uma manutenção e acompanhamento quase que milimétricos, britânico, para se manterem operacionais com 100% de tranquilidade. Qualquer queda de energia, ou ainda, quebra de composição por problemas técnicos, acarretam problemas sérios. 


Basta ver os episódios ocorridos no metrô de São Paulo há um tempo atrás por conta disto.


Problema no Metrô de SP: Composição avariada nos trilhos, sem possibilidade de movimentar-se. Retém composições e os usuários precisam se locomover pela via até a estação mais próxima.

Outro problema que não pode haver num sistema BRT são as paradas por sinais de trânsito. Esse é um problema aqui em Curitiba, pois nosso sistema foi implantado em 74 e depois atualizado na década de 80/90 e mantém-se assim, na maioria dos troncais. 

Principalmente na área central em que o número de cruzamentos é grande, causa uma atraso na operacionalidade imensa. Já no projeto do Rio de Janeiro, pelo vídeo, nota-se que não haverá cruzamento com vias normais, nem sinais de trânsito. Os veículos trafegarão livremente. No lugar  dos semáforos serão contruídos "mergulhões". 

Ótimo! Com isso, a velocidade operacional se mantém, e o sistema chega num tocante à velocidade, perto de muitos metrôs, e às vezes supera-os. 

As vias segregadas tem que ser SEGREGADAS mesmo, para funcionar. Faixas exclusivas pintadas com sinalização vertical e compartilhando uma mesma via costuma não funcionar, como em Copacabana. Os motoristas dos automóveis com o tempo e o stress do trânsito acabam por invadir as vias do BRT. Aí, danou-se...  As vias tem que ter ferramentas físicas para separá-las do trânsito. Barreiras, calçadas... 

Bom exemplo se segregação de pistas: Vias duplas, para possibilitar as ultrapassagens entre linhas, e a total separação do fluxo com automóveis.

Outra coisa importante... Sou defensor do sistema BRT com utilização de veículos bi-articulados, para uma maior capacidade e deslocamento de usuários. Para uma cidade com a população do Rio de Janeiro, isso é óbvio. Já adianto que a utilização de articulados não suprirá a demanda. E, claro, um estudo detalhado desta demanda e de usuários versus frota e horários será fundamental. Mas aí já é um papo técnico...

Veículo Bi-articulado
Na opinião do blog, não adianta... tem que ser o busão aí de cima...

Vendo o vídeo, e lendo algumas reportagens, com a exposição das complexidade das obras em alguns trechos, as desapropriações que serão geradas (e serão muitas), tornam os projetos do RJ verdadeiros desafios... É ver para crer.

OBRIGADO por sua VISITA...

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Metrô (VLT) do Cariri


Como os amigos que acompanham o blog já devem ter percebido, eu sou um fã declarado da chamada mobilidade urbana, seus princípios, suas idéias, preojetos e implementações. Sim, sou fã de ônibus e seus correlatos (atualmente estou vendo tudo sobre BRT e suas variáveis no mundo), sou um busólogo, sim senhor!

Mas, como um apaixonado pela M.U., também sou afixionado por outros meios de transporte de igual modo. Ahá!!! Peguei quem imaginou que "esse cara" só fala em BRT... Nããããooo... E hoje vou mostrar um pouquinho, do que muita gente já deve saber... sobre o Metrô do Cariri-CE.

O Metrô do Cariri


Em dezembro de 2010, completou-se 1 (um) ano de operação do carinhosamente chamado, Metrô do Cariri. 

Vídeo da época da inauguração, em Dez-2009.

Na verdade é um sistema de VLT, mas não vamos nos abraçar em termos técnicos. Afinal, por qual motivo não podemos designa-lo "carinhosamente" como metrô?!? Quer saber?!? É metrô também, e ponto. A designação em si, não trará consequência nenhuma, e o valente povo da região co Cariri não está nem aí para isso. Estão um pouco mais orgulhosos, isso sim.

Operadora do sistema no Cariri

Mapa do Sistema e estações ( Clique para ampliar)

Operada pela Metrofor  e circulando por quase 14 km de trilhos entre os municípios de Juazeiro do Norte e Crato, na região mais ao sul do Ceará, que é chamada de Cariri, em homenagem à tribo indígena homônima que habitava aquelas paragens.

Um dos veículos do sistema

O início de sua operação se deu exatamento no dia 1º de dezembro de 2009. Sua meta é transportar 5.000 passageiros/dia.


Sua implantação remodelou a malha ferroviária existente, recuperando a via permanente e retificando seu traçado para que as composições pudessem atingir maior velocidade entre as estações. Em Juazeiro foram construídas cinco estações e no Crato mais quatro.

Foto de César Coelho
*** Na imagem acima, ainda nos testes pré-operatórios (note-se inclusive, as cores ainda diferentes na composição em relação às atuais). Podemos ver bem a via e dormentes nesta imagem.

Em uma futura fase esta linha será estendida até o município de Barbalha, ao sul de Juazeiro do Norte. 

O vídeo abaixo mostra mais um pouquinho do sistema:


As Composições

As composições foram fabricadas pela empresa Bom Sinal Indústria e Comércio Ltda, no município de Barbalha, e transportam até 330 passageiros  cada, e são climatizadas. 


Diagrama das composições

Sua velocidade de operação é de 60Km/h, mas pode chegar à 80 Km/h.

Interior da Cabine de Comando ( Foto: Cesar Coelho)

Parcial panorâmica do Salão de Passageiros

As Estações

Estações modernas, bonitas e confortáveis dão um toque bem bacana ao sistema.


O vídeo abaixo mostra a estação de Crato em mais detalhes.



* * *

Mas nem tudo são flores. No início das operações, muitos problemas ocorreram, mas o que nesta vida não tem problemas até sua adaptação? 

Quase tudo.

No caso do Metrô do Cariri, problemas no sistema de frenagem de uma das composições, que a tiraram de atividade para manutenção, deixando a via com um só trem para fazer o trecho, problemas no ar-condicionado, acidentes nas passagens de nível em Juazeiro. 


 
Rápida do BLOG:  Bem, não precisaríamos de perícia neste caso. É regra de trânsito, tá la no DETRAN... Em qualquer passagem de nível ferroviário, mesmo sem a sinalização usual, é OBRIGATORIEDADE do condutor do automóvel, PARAR e verificar se alguma composição ferroviária se aproxima pelos trilhos. Ai,ai... Questão até de lógica.

Aliás, em Juazeiro, a maior das cidades da região com 250 mil habitantes, as estações ficaram longe da região central, o que dificultou um pouco para os usuários. Mas a administração do sistema está efetuando integrações com os ônibus para resolver este problema. 

Reconhecimento...

O Metrô do Cariri é um dos 10 finalistas do Prêmio GreenBest, que reconhece empresas que mais se destacaram no consumo ou em iniciativas sustentáveis. O empreendimento cearense está concorrendo no Grupo Inovação, Tecnologia e Infraestrutura, na Categoria Transportes.

BLOG: O VLT é um veículo de cunho moderno, e até ecológico, se comparado à outros meios de tranporte, como ônibus, vãs e táxis, e contrasta, de forma antagonica com a realidade dos moradores da região, que pode ser facilmente atestado nos vídeos, nos locais onde o trilho corta as comunidades. Sem asfalto, sem saneamento básico.


As opinião são as mais diversas, como de praxe. Alguns adoram, outros odeiam. Não se pode agradar “gregos e troianos”.  Isto é fato. Mas pelo que tenho lido na web, a balança pesa mais positivamente. Ao que tudo indica, os usuários aprovaram e estão satisfeitos. É o que importa. O vídeo abaixo corrobora isso.

 
Uma coisa que descobri num blog de transporte coletivo lá do Nordeste: Alguns ônibus  que operam a ligação entre Juazeiro e Crato, da operadora ViaMetro, padronizaram os layouts dos ônibus novos e adotaram pintura semelhante ao VLT, visando iniciar uma integração entre os dois modais de transporte na região. Confiram as imagens:


 Fotos : CRÉDITO de  Antonio José de V. Júnior ( Maracanaú-CE )

Ficaram bonitos esses Torinos nessa cor... Ôpa!!! Voltando ao Metrô do Cariri (risos)... Se é verdade que obras deste segmento costumam trazer mudanças ao seu entorno, que isso se cumpra, de maneira justa e gradativa aos moradores e usuários. Aí sim, poderemos dizer que o Metrô do Cariri fez totalmente seu intento. Tanto o direto como o “indireto”.


OK!!! Muito legal, isso. Fica aqui então, na forma deste post, uma singela homenagem ao valente povo da região do Cariri e Adjacências. Que esse projeto seja o prelúdio de muitas outras coisas boas para vocês.

OBRIGADO, pela visita,  e até a próxima!!!

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Miscelânea ... Edição nº 21022011


Mais uma seção de "misturâncea" deste blog ...

Ele de novo: Túlio com a camisa do Barras-PI
Clube que vai defender na Copa do Brasil

 (Foto: Mariana Kneipp)

Túlio disputará o jogo de estreia do Barras-PI na Copa do Brasil, contra o ABC-RN, duelo que foi adiado do dia 16 para 24 fev.  Como a negociação com o clube piauiense foi por empréstimo, o contrato com o Botafogo-DF continua em vigor, e ele voltará a Brasília para atuar no Campeonato Brasiliense antes e depois desta partida. Na Copa do Brasil, no entanto, só poderá jogar novamente pelo clube piauiense caso haja um novo entendimento entre os dois clubes.

* * *

A Force India anunciou que lançaria seu carro na internet, mas pouca gente conseguiu ver em tempo real a apresentação do quadradão VJM04, carro que a equipe usará na temporada 2011 da Fórmula 1.


BLOG: Ah, saudades do Senna. As manhãs de Domingo nunca mais foram as mesmas... Mas enfim, gostei muito das cores do carro, remetendo à bandeira da Índia. 

* * *

Argentina apreende 'material deGuerra' e revolta governo dos EUA
Carga a bordo de avião da Força Aérea americana seria usada em treinamento conjunto

C-17 Globemaster III ... Imponência nos céus.
 
O aparelho C-17 Globemaster III levava "material sensível", destinado a um exercício conjunto, do qual participariam forças de segurança argentinas, e viu parte de sua carga apresada, porque, segundo a Argentina, não foi declarada com antecedência, explicou Crowley.

Alguns vídeos da "criança" em ação:




BLOG: O ruído das turbinas desse avião é coisa de Louco!!! Detalhe também para a curta decolagem no terceiro vídeo... Animal.

* * *
Na semana em que Ronaldo anunciou a aposentadoria do futebol, o Corinthians lançou uma camisa em homenagem ao Fenômeno. O modelo, já em pré-venda na Shop Timão, loja vitual do clube, traz na parte da frente a frase "R9 eternamente em nossos corações", fazendo uma referência também ao hino do time. 


Nas costas, há o número 9 e o nome do craque.

O time do Corinthians entrou em campo na última quinta-feira à noite contra o Mogi Mirim, no Pacaembu, pelo Paulistão, com a camisa especial. O modelo, na cor preta, custa R$ 49,90.

Fonte:

* * *
Imaginem o susto...


Um ônibus capotou e bateu em uma residência na rua Brinco de Princesa, no bairro Tremembé, zona norte de São Paulo. Foi na sexta (18 fev).

* * *

'Votei com o povo'diz Tiririca sobre voto em salário mínimo de R$ 600

O deputado Francisco Everardo Oliveira (PR-SP), o Tiririca, votou nesta quarta-feira (16) a favor do salário mínimo de R$ 600. Ele negou ter votado errado. Sua posição foi contrária à orientação do partido, que faz parte da base do governo e apoiou o valor de R$ 545.

Tiririca, durante sessão de votação do salário
mínimo, no Congresso (Foto: Agência Brasil)
Após a sessão, um grupo de parlamentares e assessores cercou Tiririca. Um deles disse: "votar errado é normal. Eu já votei errado umas dez vezes." A preocupação do grupo, manifestada nas conversas, era evitar que Tiririca falasse com jornalistas no momento.

A repórter do G1, que presenciava os diálogos, aproximou-se do deputado e perguntou se ele havia ficado nervoso no instante da votação. Tiririca respondeu: "Cá para nós, eu votei com o povo. Eu vim de onde? Quem me colocou aqui? Eu não estou aqui por acaso", disse o deputado.

Ao ser questionado sobre a versão de seu partido, de que teria se enganado na hora de votar, o deputado voltou a negar. "Como eu fui o parlamentar mais votado, é natural essa preocupação do partido", afirmou.

O PR orientou a bancada a rejeitar as duas emendas. Além de Tiriica, outros dois deputados do PR, Francisco Floriano (RJ) e Zoinho (RJ), votaram a favor do mínimo de R$ 600.

Fonte:

BLOG: Ainda há esperança... Eu quero poder acreditar em política neste país. O exemplo de que se pode ter boas pessoas em Brasília está aí. Mesmo que o exemplo venha de um cidadão que não tem histórico político. Belo exemplo do Tiririca. Mas o detalhe importante é que as malditas "moscas" já circulam o bom fruto, com a intenção de envenená-lo. Cuidado Tiririca, mantenha-se íntegro, e pense com carinho no povo que na humildade acreditou em você, e o pôs aí. Não se deixe levar por lábias de políticos que são no mais, "Marias vão com as outras". 

* * *
Uberlândia tem novo clube

Essa eu vi no Segundona Mineira:


Trata-se do Clube Atlético Portal Uberlândia.

Curioso? Veja a matéria completa no blog do Vitor Lima. Acesse AQUI.

* * *
Você moraria em casa ao contrário? Brincadeirinha... Veja abaixo, algumas casas construídas com o telhado no chão...

Localizada em um jardim zoológico da Alemanha, está casa possui um amplo banheiro, cozinha e também uma mesa de jantar com pratos e copos

Reparou no carro estacionado na garagem? Sim, também está de cabeça para baixo, assim como o pequeno canteiro do jardim em frente à casa. Está localizada no Golf Sunrise Village, nos Estados Unidos

Esta é a Wonderworks, uma atração em Orlando, Flórida, Estados Unidos. Parece ter sido derrubada por um tornado, ou algo parecido

Aqui, outra construção feita por alemães. Localizada em Usedom, uma ilha no mar Báltico, a única coisa que está em seu ‘devido lugar’ é o jardim em torno da casa


Esta casa atrai muitos visitantes para a cidade de Szymbark, na Polônia

* * *
Doís vídeos...

Este primeiro vai nos mostar algumas escorregadelas por aí, na nossa língua portuguesa...



O segundo vídeo é para os adeptos de artes marciais... ENGRAÇADAS. Vi no blog do meu amigo PICO PEREIRA.  Hilário.

 
Principalmente as reações dos comentaristas.  Vale à pena ver o massacre... Acesse para ver o vídeo, CLIQUE AQUI.

* * *
Para fechar... Imagem da coleção CHIVAS USA para 2011 em suas duas modalidades, Home e Away :


BLOG: Pontinho positivo para a Adidas. Ficou uma coleção bacana. Principalmente a home. A away também, com um segmento elegante, mas os cortes da primeira deram uma modernidade à mais na peça.

Saideira...

OBRIGADO por sua visita.  Valeu.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Distrito 9 (DVD)


Distrito 9 (District 9)


Elenco: Jason Cope, Kenneth Nkosi, William Allen Young, Sharlto Copley, David James, Mandla Gaduka.

Direção: Neil Bloomkamp

SINOPSE:

Há mais de 20 anos, alienígenas fizeram seu primeiro contato com a Terra. Contrariando todas as expectativas, os alienígenas se tornaram refugiados incapazes de retornar ao seu planeta. 


As criaturas foram, então, alojadas em instalações improvisadas no chamado “Distrito 9” num subúrbio de Johanesburgo, na África do Sul, enquanto as nações do mundo discutiam o que fazer com eles. O controle sobre os ETs ficou a cargo da União Multinacional (MNU), uma empresa privada indiferente ao bem-estar dos alienígenas.

Mas logo, fica evidenciado que a MNU tem outros planos por de trás do controle alienígena. No meio disto tudo um dos agentes da MNU acaba contraindo um vírus que faz seu DNA se “mesclar” ao dos aliens. Com a MNU atrás dele à qualquer preço, o único local seguro para se esconder... o Distrito 9.

 TRAILER:

BLOG: Eu já tinha visto este filme há um tempo atrás, e como na época, não prestei muita atenção, ficou aquela sensação de filme trash. Porém, na semana passada, me aventurei em vê-lo novamente, em busca de detalhes, depois de ler várias críticas e reportagens positivas sobre o filme. 


E, para minha grande surpresa, realmente o filme se apresenta em outra ótica, quando prestamos mais atenções aos detalhes.  Para começar, foge do tradicional filmes de alienígenas, em que sempre se apresentam como os temidos invasores.


Nesta história, os alienígenas chegam, e depois de meses estacionados dobre Johanesburgo, descobre-se que estão, na verdade, impossibilitados de retornar para seu lar. A nave-mãe é abordada por forças das Nações Unidas e temos uma situação de calamidade extrema apresentada. Aqui temos uma primeira curiosidade... A história não fala em heróis humanos “enxotando” aliens, como em Independende Day... Ora, então... São o quê?!?!  Aliens doentes e maltrapilhos que serão “adotados” por nós humanos ?!?!? Ah..., então jogue o enredo para se passar na África... Coisa bem de EUA, mesmo... 


Mas a história se envereda por meios antagônicos, como a total repulsa humana pelos aliens, confitos raciais (ôpa, outra coincidência... Onde passou-se o Apartaid mesmo???), e a total degradação de uma raça inteira alienígena, jogada no gueto do chamado “distrito 9”, que conta ainda, indiretamente, as mazelas vividas pelos aliens como o tráfico, violência e prostituição dentro da favela, controlada por humanos de gangues... 


A MNU na verdade, encobre seu verdadeiro plano de se apossar da tecnologia bélica dos aliens para lucrar no mercado mundial. O plano não dá certo, pois necessitam de DNA alien, que é o que faz os armamentos funcionarem. Aí entra em campo o protagonista, agente da MNU, atrapalhado e carismático Wikus Van De Merwe que é vivido por Sharlto Copley, que não é ator, assim como boa parte do elenco. Mas o diretor consegue, magistralmente, cenas genuínas e por vezes até engraçadas destes não-atores. 


O realismo das filmagens nas favelas sul-africanas e a computação gráfica fazem o resto.  Em determinadas cenas, os alienígenas parecem reais. Outro ponto bacana é que o filme começa como “documentário”, passa à filme propriamente dito, e termina como “documentário” novamente. E, sim, dá base à entender que teremos continuação. Será?

As cenas abaixo estão nos "Extras" do DVD, e, como se fosse um vídeo instrutivo, mostra uma incursão nos guetos do distrito 9, por uma equipe da MNU...


Avaliação do BLOG:


História ~ Enredo : 8,5 (bom)
Fotografia : 9,0
Efeitos ~ Animação : 10,0
Trilha Sonora : 8,0
Atores e Argumentos : 8,0
Média GERAL : 9,0

* * *

Rapidinha...

Acaba de ser divulgado o cartaz do filme "Velozes e Furiosos 5" e o Rio de Janeiro foi o cenário escolhido para ilustrar o pôster, que traz Vin Diesel e Paul Walker dirigindo seus carrões com o morro Dois Irmãos ao fundo. 


A cidade foi um dos lugares escolhidos para abrigar as filmagens do longa e a equipe movimentou os fãs daqui em novembro.

Fico por aqui, meus amigos... Até a próxima...


OBRIGADO !!!