O Megabús é um sistema de ônibus de trânsito rápido (BRT) que serve às cidades de Pereira e Dosquebradas na Colômbia.
Sua cobertura operacional sobre a maior parte destas cidades é utilizando a Avenida 30 de Agosto e a Avenida Del Ferrocarril em Pereira, e a Avenida Simon Bolívar em Dosquebradas.
Uma das Estações do Megabús no centro de Pereira |
O sistema foi inaugurado em 21 de agosto de 2006 através do início de operação com a linha 3.
As linhas 1 e 2 tiveram seu inicio operacional, conuntamente, em seguida, no dia 23 de outubro do mesmo ano.
O “Intercambiador provisório” (Terminal) em Dosquebradas foi inaugurado em 2007 e o último, no bairro de Cuba Pereira em agosto de 2008.
Terminal de Dosquebradas |
Vídeo Institucional
O sistema é semelhante ao TransMilenio de Bogotá.
Transmilenio de Bogotá...Prercussor dos BRT's na Colômbia |
*** Se quiser ver o post sobre o Transmilênio no C&M, clique no logotipo acima...
O Megabús também utiliza ônibus regulares, conhecidos como alimentadores (feeders), que transportam os usuários de certas estações importantes do Megabús para muitos locais diferentes que a rota troncal principal não alcança.
O Megabús também utiliza ônibus regulares, conhecidos como alimentadores (feeders), que transportam os usuários de certas estações importantes do Megabús para muitos locais diferentes que a rota troncal principal não alcança.
Neste ponto, temos uma diferença frente ao TransMilenio: Os alimentadores não são operados em faixas exclusivas, não são articulados, e são de cor amarela (ônibus regulares do TransMilenio são verdes). Não há tarifa adicional, ao se de usar os ônibus alimentadores no Megabús.
Embarque e Desembarque em uma das estações do Megabús |
BLOG: Como o citado, o Megabús é similar ao Transmilenio, ao Metrolinea e ao Transmetro, Sistemas de BRT colombianos. Estes sistemas estão em operação desde a implantação do Transmilenio em meados de 2000, e possuem operacionalidades e estruturas bem modernas.
As estações são bem projetadas e atendem bem aos usuários, desde que respeitados os fluxos e horários regulares.
A superlotação é apontada como o maior problema dos BRT's na Colômbia, mas os governos das respectivas regiões estão agindo em acabar com isso, com a inserção de ônibus maiores e em menores horários.
O problema na minha opinião, é maior no caso da segregação das vias. No meu entendimento, as canaletas de um sistema BRT tem que ser, obrigatoriamente únicas do deslocamento dos ônibus.
O compartilhamento de vias, causam acidentes que fazem o sistema ser prejudicado parcialmente, ocasionando o “gargalo” de usuários nas estações e superlotação. Principalmente em horários de pico.
O compartilhamento de vias, causam acidentes que fazem o sistema ser prejudicado parcialmente, ocasionando o “gargalo” de usuários nas estações e superlotação. Principalmente em horários de pico.
Tal qual aqui em Curitiba (RIT), principalmente nos centros das cidades que utilizam o sistema, conseguir a exclusividade de tráfego para os ônibus em determinadas vias é quase impossível...
Estes acidentes além do prejuízo material e de vidas, causam algum tipo de lentidão no sistema (Porém, o sistema não pára, como em alguns sistemas de metrôs ou trens), e a chance de atrasos e superlotação torna-se bem real.
Via exclusiva do Megabús sendo invadida por veículos |
Para um sistema BRT funcionar melhor, as vias tem que ser EXCLUSIVAS. Isso é fato... Ponto.
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O Slogan do sistema é legal... ¡Estamos Mega Orgullosos!
. . . Falando um pouquinho da Região de operação do Megabús:
> Pereira é a capital do departamento de Risaralda, Colômbia.
Localização de Pereira |
A cidade fica no centro da região ocidental do país, localizada em um pequeno vale que abrange uma parte do oeste dos Andes.
A sua localização estratégica, e a excelente área de produção de café, à torna um dos grandes centros urbanos da Colômbia, assim como sua proximidade com Bogotá, Cali e Medellín. Possui o maior aeroporto de toda a região.
Em 2004, possuía uma população estimada de 576.329 pessoas.
> Dosquebradas é a segunda maior cidade no departamento de Risaralda, na Colômbia.
Sua população em 2005 era de aproximadamente 200.000 habitantes.
Localização de Dosquebradas |
A cidade está ligada pela Viaduto César Gaviria Trujillo à Pereira, a capital do departamento.
Unidade do Megabús trafegando no Viaduto César Gaviria Trujillo |
O nome da cidade significa literalmente "dois riachos" (dos quebradas).
É às vezes chamado de Zona Rosa (Zona Rosa) de Pereira porque ele tem várias casas noturnas e bares, que estão cheios de jovens nos fins de semana.
O município cresceu como um centro industrial que serviu à Pereira nos anos 70 e 80, com a construção do bairro “El Poblado” que experimentou um crescimento da população, oferecendo residências populares para muitas famílias que migraram para Pereira para conseguir postos de trabalho.
> O Viaduto César Gaviria Trujillo é uma moderna ponte estaiada, ligando as cidades vizinhas de Pereira e Dosquebradas em Risaralda, Colômbia.
É uma das mais longas pontes suspensas por cabos na América do Sul e, no momento da sua conclusão em 1997, ficou em 20º lugar no mundo.
A ponte tem um comprimento total de 440 metros, incluindo um vão central de 211 metros. Há quatro faixas de tráfego e duas calçadas, dando uma largura total de 26 metros. Existem duas torres com de 56 metros acima do leito do viaduto, que por sua vez, tem uma altura máxima de 55 metros acima do rio Otún.
Vista panorâmica do Viaduto César Gaviria Trujillo |
A ponte foi construída por um consórcio brasileiro e alemão, com a ajuda de empresas francesas e Portuguesas.
A Construção da ponte demorou três anos e foi concluída em 1997.
A ponte teve um impacto muito significativo na redução do congestionamento de tráfego nas duas cidades, e também reduziu o tempo de viagem entre elas por até 40 minutos, evitando a necessidade de descer ao fundo do vale do rio Otún. Também surtiu importante efeito regional, através de ligações de transporte público que melhorou muito o deslocamento entre Manizales, Armenia e Pereira.
A ponte se tornou famosa como um local para inúmeros suicídios. Desde o momento da sua conclusão (1997) até 2005, 88 pessoas acabaram com suas vidas saltando da ponte, incluindo pessoas de departamentos vizinhos que foram atraídos pela estrutura de alta e totalmente acessível.
Em 2008, o governo de Pereira exigiu a construção de de barreiras nas amuradas do viaduto e, desde a sua construção, ninguém mais tentou algo similar.
O nome é uma homenagem à César Gaviria Trujillo , presidente da Colômbia entre 1990 e 1994, que nasceu em Pereira.
A Construção da ponte demorou três anos e foi concluída em 1997.
A ponte teve um impacto muito significativo na redução do congestionamento de tráfego nas duas cidades, e também reduziu o tempo de viagem entre elas por até 40 minutos, evitando a necessidade de descer ao fundo do vale do rio Otún. Também surtiu importante efeito regional, através de ligações de transporte público que melhorou muito o deslocamento entre Manizales, Armenia e Pereira.
A ponte se tornou famosa como um local para inúmeros suicídios. Desde o momento da sua conclusão (1997) até 2005, 88 pessoas acabaram com suas vidas saltando da ponte, incluindo pessoas de departamentos vizinhos que foram atraídos pela estrutura de alta e totalmente acessível.
Em 2008, o governo de Pereira exigiu a construção de de barreiras nas amuradas do viaduto e, desde a sua construção, ninguém mais tentou algo similar.
O nome é uma homenagem à César Gaviria Trujillo , presidente da Colômbia entre 1990 e 1994, que nasceu em Pereira.
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