terça-feira, 19 de setembro de 2017

OMSI (ScreenShots-1) ...: Porto Real

AVISO : Este é um post fictício. Qualquer semelhança com nomes ou situações é mera coincidência. Este é um post "temático" para apresentar imagens e um diário do mapa Porto Real do jogo OMSI (1) de minha autoria...


Bem-vindos à Jovem cidade de Porto Real.

O Município autônomo de Porto Real foi emancipado e desmembrado de São Emannuel em 19 de fevereiro de 1975. Encontra-se em fase de pleno desenvolvimento, tanto econômico, social e cultural - ainda mais por se tratar de um município tão jovem.

Está dividido em seis regiões administrativas. São elas:

1) Centro Oeste
        Onde ficam centralizados os serviços administrativos, secretarias municipais e a principal avenida da cidade, a Radial Norte/Sul. Nesta região também estão localizados o Terminal Central, e a estação terminal do Metropolitano Central. O maior hospital da cidade, o Hospital Memorial, também está localizado nesta região.

2) Centro-Leste
         Nesta parte do centro da cidade, fica o centro "nervoso". Ou seja, o centro financeiro. Entretanto, também engloba a sede da prefeitura. No limite mais ao leste da região, temos o Parque Lage, importante centro de lazer dos munícipes, com o lago municipal e o famoso teleférico que transporta para o alto do Monte Uiruparu. Mais ao sul, temos outro importante hospital da cidade: o Hospital Militar.

3) Cajamar
           Nesta região litorânea, temos as famosas e límpidas praias da cidade. Muito procuradas por moradores e turistas. Cajamar, Pitangueiras e Sepetiba são algumas delas. Ainda na região, temos o Jardim Zoológico, a Universidade Livre de Porto Real - UNILIVRE - e a Arena Real, moderno estádio de jogos da cidade.

4) Portuária
          Outra região litorânea, onde, mais ao seu oeste, temos os bairros do complexo do Porto Ypiranga, além de vários conjuntos habitacionais no entorno do porto e o Shopping Via Parque. Destaque para o pátio de manobras ferroviário de carga da ALL logística.

5) Aeroporto
             Esta região no extremo nordeste, abrange o complexo Aeroparque Internacional José Schueda. Ainda se encontram nesta região: O Hospital Salesiano e o Plaza Shopping. Muitas empresas do ramo de transporte e logística se encontram reunidas nesta região da cidade. 

6) Usina
              No extremo norte da cidade, temos uma concentração densa de conjuntos habitacionais, e mais ao oeste a Vila Militar, com quartéis e moradias militares. O Estádio Farroupilha, de propriedade do Engenho Real Futebol Clube. O campus da Universidade Católica - UNICAT - está também na região da Usina.

Porto Real conta atualmente com cerca de 650 mil habitantes.

Sua economia está baseada na forte indústria química, bem como grandes representações alimentícias, e agrega rendimentos de operações do Aeroparque José Schueda e do Porto Ypiranga. Vale destacar que o turismo também gera bons rendimentos, pelas praias e o Parque Lage.

Outros dados:

Educação: 2 universidades particulares, 10 escolas estaduais, 35 escolas municipais e 20 creches.
Saúde: 3 hospitais (sendo 1 público e 2 particulares), 15 UBS (Unidades Básicas de Saúde) e 5 UAS (Unidades Avançadas de Saúde).
Lazer: 3 Shoppings, 1 Parque Público, 2 pólos esportivos e praias.
Segurança: 6 delegacias, 2 Batalhões de Polícia Metropolitana, 60 postos policias avançados, 20 Centros Integrados.

 * * * * *
No próximo capítulo, será abrangido o sistema de transportes, licitações e operações.

* * * * *
NOTÍCIAS


Tiveram início na manhã deste último sábado (16/09) as operações assistidas na linha X-76 do sistema BRT Homnibus.  Por enquanto, a circulação se dá no trecho do corredor BRT entre o Terminal Central e o Terminal Trevo Norte - que ainda estão em obras.

São cerca de 12 quilômetros de extensão.


Neste período experimental, não haverá cobrança de tarifa. As estações ao longo do corredor estão abertas e funcionando 24 horas por dia, onde os técnicos do consórcio BRT vão avaliar e efetuar possíveis correções onde for necessário, para adequação do serviço.

As estações são:

- Clube Náutico
- Azenha (Secretarias)
- Solar
- Embrapa
- Lami
- Eynard
- Engenho Velho
- Sacree Couer

Além dos Terminais Central e Trevo Norte, que ressaltamos, ainda passam por obras.

Funcionários e operadores estarão nos terminais e estações orientando os usuários neste período inicial de serviços.

A Linha X-76 = Terminal Central < > Terminal Trevo Norte opera com 4 (quatro) carros entre 06:00 e 24:00 horas e com 2 (dois) carros no período da madrugada. O intervalo médio é de 15 minutos (dia) e 30 minutos (madrugada). A linha é um serviço Parador (Convencional).

Nenhum comentário: