Em janeiro de 2010, ou seja, há pouco mais de 1 (um) ano, foi implantado na Cidade da Guatemala, capital do país homônimo, um projeto ousado de reestruturação urbana modal.
O projeto é uma proposta radical de mudança no sistema de transporte urbano da capital guatemalteca, que em conjunto com o TransMetro (que veremos posteriormente), visa trazer mais conforto e dignidade à população da cidade, nos seus transbordos e deslocamentos.
Mas, na verdade, este projeto visa alcançar um objetivo social muito maior.
Os deslocamentos confusos e perigosos na cidade eram famosos, por conta de imagens como as abaixo:
Os antigos e perigosos ônibus "Rojos" |
Estudos indicam que 1 milhão e meio de pessoas fazem uso do tranporte público na capital. Hoje, destes, pelo menos 500 mil ainda fazem seus deslocamentos desta forma, pendurados, em condições totalmente equivocadas. Outros 200 mil utilizam o TransMetro e cerca de 160 mil migraram para o TransUrbano, que ainda está em expansão.
O Pesidente Álvaro Colom, em discurso, na inauguração do sistema em 2010.
O TransUrbano objetiva trazer aos seus usuários, conforto e dignidade, com um padrão de qualidade de reconhecimento mundial, e com preços acessíveis.
Matéria em jornal local, explicando sobre o sistema. (Clique para ampliar) |
A implementação de tecnologia, investimento na recuperação da malha urbana, com alteração significativa na estrutura tradicional existente, a modernização, com alocação de paradas de ônibus mais modernas, seguras e confortáveis, bem como, conquista e fidelização de usuários.
Frota:
O TransUrbano conta com uma frota de ônibus urbanos em carrocerias Caio, Marcopolo e Busscar, fabricadas no Brasil. Além disso, todos os veículos dispõem de GPS para controle e remanejamento de rotas.
Algumas unidades Busscar da frota |
Caio Apache Vip do TransUrbano |
Equipe Operacional:
Através de um Centro de Controle e Monitoramento, os inspetores do sistema monitoram constantemente o funcionamento da frota do TransUrbano. O centro de Controle é semelhante à este, da empresa Estrela, do Rio de Janeiro :
Todos os operadores passaram por capacitação, em treinamento efusivo. São capazes de controlar velocidade dos ônibus, desvio de rotas, e ainda podem tentar minimizar os atrasos por conta de horários de pico nas vias.
Equipe de Motoristas |
Os motoristas da empresa são treinados, para atender com qualidade, dignidade, e estão devidamente uniformizados.
E, também, o corpo administrativo, com profissionais preparados para um atendimento padronizado. Acima, imagem do balcão de atendimento do TransUrbano.
Cartão de embarque "SIGA":
No TransUrbano não se utiliza dinheiro nos ônibus. É necessário somente estar em posse do cartão de embarque, denominado de SIGA.
Este cartão é adquirido em postos de atendimento espalhados pela cidade.
Cartão SIGA |
Fachado de um dos postos de atendimento |
Sua elaboração é gratuita e rápida, bastando um cadastro rápido do usuário. Sua carga/recarga é feita em qualquer valor desejado pelo usuário de maneira imediata, e possui ampla rede de locais para esta operação, como os próprios postos de atendimento, as estações do TransMetro, Agências Bancárias.
Banner informativo das tarifas |
Módulo de recarga em uma estação do TransMetro |
Algumas das rotas do TransUrbano :
PARADAS:
Os pontos de ônibus do TransUrbano são modernos, e contam com câmeras de segurança, e "botões de pânico" para acionamento de segurança ou a polícia para o caso de ações de violência.
Na verdade, devido à sua estrutura esses pontos são tratados carinhosamente como "estações" por muitos usuários do sistema.
Em algumas unidades alocadas em regiões "problemáticas" seguranças armados com apoio da polícia fazem patrulhamento durante todo horário operacional.
Ponto com apoio de seguranças armados |
* * *
Uma outra fase está sendo implementada atualmente, com a extensão do sistema à outras regiões de Cidade da Guatemala, como pode-se ver à seguir:
A segunda fase, que entra em operação com um investimento de 800 milhões de euros, irá prestar serviço entre as zonas 1, 2, 6, 17, 18 e 24. Colônias inicialmente cobrir Kennedy, Paraíso, Pine, Llano Largo e os canais a zona 18.
Novamente, o Presidente Álvaro Colom na cerimônia de Implementação da 2 fase do sistema |
A cerimônia de abertura, além do Presidente, contou com o governador que assistiu com sua esposa Sandra Torres e outros funcionários do governo, incluindo o ministro do Interior, Carlos e Ricardo Menocal e vereador Quiñonez.
Serviço de transporte para a área da Zona 18 contará ao todo com 400 unidades, no entanto, começou com 20, e a incorporação e substituição de todos os ônibus serão feitos gradualmente ao longo dos próximos 15 dias, disse Sergio Vasquez, porta-voz TransUrbano.
Como as ameaças vieram duas semanas atrás por mensagens anônimas de membros de gangues, que anunciaram os ataques contra as novas unidades, foi também implementado um plano de segurança, com carros de polícia e 200 agentes policiais e guardas de segurança privada, para que os usuários se sintam seguros ", disse Luis Gómez, presidente da Associação dos Transportes Urbanos.
Inegável contraste: Novo ônibus em relação aos Rojos |
O presidente pediu o povo para não ter medo de utilizar o novo serviço, que substitui os ônibus rojos em ruínas.
BLOG: E assim, como um grande fã de ações e projetos iguais à este, tenho que reconhecer que é um audacioso trabalho. Em décadas de transporte de massa falido e com veículos "caindo aos pedaços", o governo da Guatemala se impôs, e começou, pelo transporte à mudar um pouco a rotina dos Guatemaltecos. E sim, a situação era (e ainda é) caótica.
Mas, aos poucos esta realidade está se alterando. Não é fácil, mudar rotinas e idéias errôenas num meio social, ainda mais de cunho histórico, assim de uma hora para outra. Mas a modernidade se faz necessária, ainda mais com a idéia do atual governo, em ter o país reconhecido em nível mundial. É um começo.
Um outro aspecto muito sério à ser combatido é o alto grau de violência urbano na Cidade da Guatemala. Tenho lido muito sobre a violência absurda nas zonas limítrofes da cidade. Aqui abro um parênteses para falar um pouco das zonas da cidade:
Com cerca de 2,5 milhões de habitantes, a cidade está dividida em 25 zonas, onde é muito simples de se encontrarem suas direções. O plano urbanístico foi desenhado pelo engenheiro Raúl Aguilar Batres. Toda a Cidade da Guatemala tem um estrutura quadrada que se expande em todas as direções, o qual é um característica importante do urbanismo neoclássico de princípios do século. A cidades possui muitas avenidas e ruas amplas e decoradas. Seu trajeto antigo e sua localização faz com que sejam poucas as suas principais vias de acesso, devido a severos congestionamentos de tráfico de veículos.
Mas, retornando à violência, para nós, brasileiros, é estranho ver cenas como estas no tocante à transporte urbano:
Segurança armado numa das paradas |
Patrulhamento intensivo em rotas e paradas |
Como a substituição dos velhos ônibus "rojos" está gerando muita revolta por parte desta "máfia" e em conjunto com ações de vândalos e gangues de ladrões nos bairros mais suburbanos, promessas de ataques, ações de vandalismo, assaltos à usuários geram um mêdo na população. Apesar dos altos investimentos em segurança, isto fica evidente em comentários da população nos meios de imprenssa da Guatemala.
Ônibus alvo de ataques de vândalos |
Segurança da empresa assassinado no Ponto do ônibus |
Em recente ação, bandidos alvejaram um segurança dentro de umas das paradas do TransUrbano, covardemente, para lhe roubar sua arma, uma revólver calibre 38.
Então, acredito que seja este, o maior desafio do TransUrbano.
Parada à noite. Identidade Visual impactante. |
Os usuários precisam se sentir seguros para compartilhar do sistema, que é espetacular. Além de inicialmente cumprir com suas metas, que é trazer conforto, modernidade e diginidade à população no seu deslocamento.
Bom planejamento e Operacionalidade ... |
... ônibus modernos, confortáveis e novos ... |
... Profissionais capacitados ... |
... Praticidade e facilidade no acesso aos serviços ... |
... Segurança. |
Fica aqui a torcida do BLOG para que dê certo. Que juntamente com o TransMetro, seja o pontapé inicial de uma remodelação social naquele país. Que juntamente com a mobilidade urbana, venha para a população melhorias nas outras áreas, como saúde, educação, moradia, e segurança (Como aqui no Brasil, os Guatemaltecos sofrem muito com isso, e pelas opiniões do pessoal em vários jornais e páginas de notícias que visitei e pesquisei, estão também cansados disto).
Para fechar este post, selecionei algumas imagens curiosas e bacanas sobre o TransUrbano :
Acima: Imagens do embarque e desembarque dos primeiros ônibus que partiram do Porto de Santos-BR para Guatemala próximo da data de implementação do sistema em 2010.
Acima: Ação natalina (Muito bacana isso!!!) efetuada pela empresa, com apoio de funcionário, que foi amplamente bem recebida pelos usuários, e que solicitaram que ações como esta se tornem habituais por parte da TransUrbano.
Confiança. Esta é a palavra chave. Se você conquista a confiança da população, com ações carismáticas e sem teor comercial, com a manutenção de serviços justos, dignos, e com a transparência necessária, com a devida cobrança por isto, sem onerar e tornar esse valor desproporcional e descabido. Dar ao povo aquilo que ele necessita. Fazer a população GOSTAR do seuprojeto, à ponto de não querer mais saber de outra coisa. Isso, com o tempo, vai fazer os problemas desaparecerem pos si só. Mas, ressalto... Se mantiver o que foi proposto. Em qualquer lugar do mundo, o povo não é burro.
Fontes de Pesquisa:
Site oficial do TransUrbano
Dignidade. |
Quero Agradecer demais a sua visita. OBRIGADO !!! |
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