VITRAL da SEMANA C&M
PARABÉNS, CASCAVEL!!!
Cascavel é um município brasileiro do estado do Paraná, do qual é o quinto mais populoso, com 289.339 habitantes (IBGE-2011).
Jovem e com topografia privilegiada, teve seu desenvolvimento planejado, o que lhe rendeu ruas largas e bairros bem distribuídos. Fica distante 492 quilômetros de Curitiba.
História...
Nos primórdios, índios caingangues (Kaigangs) habitavam a região oeste do Paraná, que teve a ocupação iniciada pelos espanhóis em 1557, quando fundaram a Ciudad del Guairá, próxima da atual Guaíra.
Uma nova ocupação se deu a partir de 1730 com o tropeirismo, mas o povoamento da área atual do município iniciou-se no final da década de 1910 por colonos caboclos e descendentes de imigrantes eslavos, no auge do ciclo da erva-mate.
NHÔ JECA...
A vila começou a se formar em 28 de março de 1928, quando José Silvério de Oliveira, o Nhô Jeca, arrendou as terras do colono Antônio José Elias nas quais se encontrava a Encruzilhada dos Gomes, localizada no entroncamento de várias trilhas abertas por ervateiros, tropeiros e militares, onde montou seu armazém, na localidade onde hoje é o bairro Cascavel Velho.
Filho dos comerciantes Manuel Silvério e Maria Francisca de Araújo, o fundador da Encruzilhada, mais tarde Aparecida dos Portos e em seguida Cascavel, José Silvério de Oliveira, nasceu em 21 de março de 1888, na localidade Candói, município de Guarapuava.
Tendo em seu currículo político de Cascavel os seguintes feitos: A obtenção da primeira escola (1932), o Distrito Policial (1934), a criação do Distrito (1934), a criação do Cartório Civil, o aeroporto e o Distrito Administrativo (1938).
As demais conquistas de Cascavel, antes e depois, contaram igualmente com sua participação, como a criação do município, em 1951.
CICLOS EXTRATIVISTAS...
A partir das décadas de 30 e 40, milhares de colonos sulistas, a maioria descendentes de poloneses, alemães, italianos, ucranianos e caboclos vindos de regiões cafeeiras começaram a exploração de madeira, agricultura e criação de suínos neste povoado, que tornou-se distrito em 1938.
Na década de 1930, com o ciclo da erva-mate extinto, iniciou-se o ciclo da madeira, o que atraiu grande número de famílias de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, em especial colonos poloneses, alemães e italianos, que juntos formaram a base populacional do município.Na medida em que as áreas de mata nativa foram esgotadas, o extrativismo cedeu lugar ao setor agropecuário, que embasa a economia até os dias atuais.
Denominação...
O termo "cascavel" origina-se de uma variação do latim clássico “caccabus”, cujo significado é "borbulhar d'água fervendo", mas, segundo a lenda, o nome surgiu de um grupo de colonos que, pernoitando nos arredores de um rio descobriram um grande ninho de cobras cascavéis, denominando-o Cascavel.
Cascavel, hoje...
Cascavel é uma cidade jovem e promissora. Com seus 300 mil habitantes, consolidou a posição de pólo econômico regional e epicentro do Mercosul.
A cidade destaca-se como pólo universitário, com mais de 21 mil estudantes de ensino superior em sete instituições de ensino.
É também referência na medicina e na prestação de serviços. Seu comércio e grande infra-estrutura industrial e de serviços demonstram toda a grandiosidade tecnológica da cidade.
Fotos: entorno do Lago Municipal
É também referência na medicina e na prestação de serviços. Seu comércio e grande infra-estrutura industrial e de serviços demonstram toda a grandiosidade tecnológica da cidade.
As forças que tornaram Cascavel um pólo regional também estão ligadas ao agronegócio, desde a presença de culturas agroindustriais, passando pela comercialização, até o desenvolvimento da oferta de serviços cada vez mais especializados.
Destaca-se nacional e internacionalmente nos esportes individuais e coletivos, como canoagem, automobilismo, handebol, futsal e atletismo. Cascavel possui um título paranaense de futebol profissional (1980) e três títulos paranaenses de Futsal profissional (2003, 2004 e 2005).
Estádio Olímpico Regional de Cascavel
A cidade é também pólo cultural de expressão mundial, sediando eventos anuais como os festivais de música, dança, teatro, cinema e Mostra Cascavelense de Artes Plásticas.Cascavel mantém espaços culturais que propiciam e estimulam o saber, preservando assim a cultura de sua gente.
Avenida Brasil
Os ônibus urbanos de Cascavel e sua pintura padrão
(Bacaníssima por sinal!)
(Bacaníssima por sinal!)
Os espaços Museu de Arte de Cascavel (MAC), Museu da Imagem e do Som (MIS), Museu Histórico de Cascavel Celso Sperança, Espaço Cultural Igreja do Lago e a Biblioteca Pública Sandálio dos Santos demonstram o poder e a sabedoria do povo cascavelense em edificar e realizar um futuro glorioso.
Praça do Migrante
BLOG: É uma belíssima cidade, sem dúvida. Estive por lá, em duas ocasiões, sendo a primeira em meados de 2005/2006, à trabalho, e depois em 2007 com a Rose em rápida passagem.
Isto quando ainda nem sonhava que um dia iria ter o C&M na vida. Nem era colecionador ainda...
Por isso, planejo uma ida com mais calma, e pernoitar por lá quando fôr à Foz.
Para mim, tem um toque de cidade especial, pois é a cidade-natal de minha esposa e companheira, Rose. Lembro que quando fomos, conheci a região do Lago Municipal, e as cercanias do Estádio Olímpico Regional. Conheci também, rapidamente, a Avenida Brasil, a Catedral de N. Sra. Aparecida.
Acredito que a importância da cidade e do eixo da região, no corredor Cascavel-Foz merecia, por parte das autoridades a duplicação da BR-277. O aeroporto já está passando por adaptações para comportar operações de maior porte. Torço muito, não somente para a região de Cascavel, mas bem como para grande parte do interior paranaense, como região de Maringá, Londrina, Campo Mourão, Paranavaí, região dos Campos Gerais... O nosso litoral... que tenham um crescimento evolutivo como merecem!
Voltando à Cascavel, para comemorar seus 60 anos, uma grande tradição está rolando:
O C&M deseja uma ótima semana...
OBRIGADO pela visita... Tchau!
Nenhum comentário:
Postar um comentário