sexta-feira, 22 de junho de 2012

Bônus C&M : Plano 9 do espaço sideral


Plan 9 From Outer Space (Plano 9 do Espaço Sideral) é um filme estilo “trash” do diretor Ed Wood (Edward Davis Wood), filmado em apenas poucas semanas no ano de 1956. Apesar disto chegou aos cinemas americanos apenas em 1959. É considerado o pior filme de todos os tempos.

O diretor Ed Wood

Contava no elenco com o lendário Bela Lugosi - o qual faleceu antes mesmo do início da produção do filme -  sendo que as cenas nas quais ele aparece, são produto de filmagens anteriores de Ed Wood.

O ator Bela Lugosi (imagem) ficou mais conhecido pelas suas atuações como o Vampiro Drácula

Além de Bela Lugosi, o elenco do filme trazia os caricatos Vampira (Maila Nurmi) e Tor Johnson (imagem abaixo) em papéis de mortos-vivos trazidos de volta a vida por “raios de pistolas alienígenas”.

Aliás, o diretor Ed Wood costumava trabalhar com atores caricatos como Tor Johnson (ex-lutador de luta livre sueco, cuja face se tornou uma máscara popular nas festas de Halloween) e o místico Criswell.

O ator Tor Johnson. Na imagem abaixo a famosa cena com a expressão facial que ficou "eternizada" como máscara de Halloween

Mas Wood tinha mesmo verdadeira obsessão por Maila Nurmi (imagem abaixo), atriz finlandesa que usava o nome de Vampira em um programa de TV que apresentava. Wood escreveu vários e vários papéis para ela, mas Maila só aceitou filmar justamente "Plan 9 From Outer Space". E mesmo assim, sem falas.

A atriz finlandesa Maila Nurmi

O filme é tido como “cult movie” por muitos admiradores, entretanto, sua fama mesmo, veio somente depois de ser aclamado como “o pior filme de todos os tempos”.  Ed Wood não viveu o suficiente para ver o “anti-sucesso” de sua obra-prima, considerada para ele seu Citizen Kane (Cidadão Kane).


SINOPSE: Segundo o enredo, alienígenas trazem os mortos da Terra de volta a vida (seguindo o famoso plano 9 que dá título ao filme), com a intenção de fazê-los dominar os vivos.






Esse plano alienígena evitaria a destruição de todo o sistema solar por uma bomba chamada solobonite, que, segundo os extraterrestes, o homem desenvolveria em um futuro próximo, ameaçando assim a existência de todos os outros planetas do sistema.


Abaixo, assista aos comentários (muito bacanas!) do crítico Marcelo Janot sobre o (pior) filme do (pior) diretor de todos os tempos: Ed Wood... Claro que o termo “pior” utilizado neste post do Camisas & Manias terá sempre o tom carinhoso, respeito e cult...


Obrigado...!!! 
O C&M agradece sua visita e nos vemos em uma próxima!

Nenhum comentário: