Curitiba e o HIBRIBUS
O já famoso Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) foi apresentado
por Curitiba na manhã desta quinta-feira (14), na Rio+20 (Conferência Mundial
para o Desenvolvimento Sustentável), e foi atração no Parque dos Atletas, área
onde ficam os estandes com projetos de vários cidades de todo o mundo.
Aberto às 11h30, o estande de Curitiba recebeu
já de início a visita de mais de 100 pessoas, entre autoridades e empresários
do setor do transporte de todo o país.
Panorama do estande de Curitiba na Rio+20
O secretário de Transportes do Rio de Janeiro,
Alexandre Sansão, elogiou o novo ônibus de Curitiba e frisou que o transporte
da capital paranaense é modelo para os cariocas. “Acabamos de implantar no Rio
de Janeiro o Ligeirão Transoeste, inspiradíssimos em Curitiba. A participação
de Curitiba na Rio +20 é bastante significativa, porque é uma cidade avança no
modelo sustentável de transporte”.
A Volvo Bus para a América Latina, topou o
desafio de produzir o ônibus no Brasil, o que já é uma realidade em Curitiba. Curitiba
é a única cidade da América Latina a conseguir a colocar em operação uma frota
100% movida a biocombustível.
Operação - Curitiba colocará em operação 60 desses
veículos, com capacidade para 85 passageiros que entrarão na Rede Integrada de
Transporte de Curitiba a partir de setembro/2012. Vão operar em linhas convencionais,
na cor amarela, e que fazem ligação bairro a bairro sem passar por terminais e
em uma linha circular, a Interbairros I, na cor verde.
Produção - O Hibribus começou a ser produzido
pela Volvo em Curitiba neste ano, com investimento de US$ 20 milhões. O sistema
de transporte de Curitiba vai investir R$ 26 milhões para adquirir os primeiros
60 veículos híbridos para a frota da cidade. Primeiro ônibus híbrido produzido
pela Volvo no Brasil o Hibribus, com carroceria Marcopolo, opera com dois
motores, um elétrico e outro a biodiesel, que funcionam em paralelo ou de forma
independente.
Se comparado aos veículos Euro 5, obrigatórios
no mercado brasileiro a partir deste ano, o Hibribus curitibano emite até 50%
menos material particulado, 50% menos óxido de nitrogênio (NOX) e 35% menos gás
carbônico (CO2). Em relação aos veículos Euro 3, que compõem atualmente a maior
parte da frota brasileira de ônibus, o ganho ambiental é ainda mais
significativo: 90% menos material particulado e 90% menos NOX, além dos 35%
menos CO2.
O motor elétrico é utilizado no arranque e na
aceleração até a velocidade de 20 quilômetros por hora quando entra em
funcionamento o motor a biodiesel que, no caso de Curitiba, é à base de soja. O
Hibribus é um híbrido em que o motor elétrico é usado também como gerador de
energia durante as frenagens. A cada vez que os freios são acionados, a energia
da desaceleração é utilizada para carregar as baterias.
Quando
o veículo está parado, seja no trânsito, em pontos de ônibus ou semáforos, por
exemplo, o motor a biodiesel fica desligado, o que favorece sua utilização em
linhas paradoras e de trânsito compartilhado.
Artes + Estações Tubo
E no início de junho, cerca de 30 estações-tubo
espalhadas pela cidade receberam obras da artista curitibana Janete Mehl. O
projeto Transparência, o mais recente de uma onda de intervenções urbanas, é
realizado pela ONG Universidade Livre da Cultura por meio da Lei de Incentivo à
Cultura da Fundação Cultural de Curitiba, e tem patrocínio da Spaipa e Credipar
e apoio da Urbs.
“O objetivo da mostra é democratizar os
equipamentos públicos e potencializar sua utilização por meio de intervenções
artísticas”, explica Ricardo Trento, diretor-executivo do projeto.
Ele prevê que o visual temporário das
estações-tubo crie oportunidades de reflexão e apreciação sobre os espaços
públicos e ajude a fomentar um diálogo entre arte, cidade e cidadão.
A superintendente de marketing e vendas da
Spaipa, Neuri Pereira, afirma que apoiar eventos que desenvolvam o potencial
cultural e artístico das cidades é uma das plataformas de comunicação da
empresa, que patrocina eventos culturais no Paraná e o interior de São Paulo.
“O projeto ‘Transparência’ possibilita trazer a arte e a cultura para mais
perto das pessoas, que terão a oportunidade de observar diariamente as obras de
Janete Mehl”, comenta.
Sobre a artista : Janete Mehl nasceu em
Curitiba em 1962 e iniciou sua carreira em 1986 com Raimundo Lewin Jaskulsi.
Frequentou oficina de modelo vivo no Museu
Alfredo Andersen e cursos de desenho e de extensão universitária com artistas
consagrados, que ajudaram a elaborar sua técnica e estilo.
Tem uma extensa obra pictórica (um de seus quadros na imagem ao lado) e seus quadros
figuram em coleções particulares em vários estados do Brasil e no exterior.
Já
expôs individualmente em espaços como SESC e Banco do Brasil de Apucarana,
Solar do Rosário e Estação Convention Center em Curitiba, além de exposições
coletivas em diversas cidades do país e internacionais em um circuito
privilegiado que envolve cidades como Roma, Lisboa, Madri, Londres e Paris.
Recebeu menção honrosa internacional do Museu Nacional de Belas Artes do Rio de
Janeiro, medalha do mérito artístico e cultural da Academia Brasileira de
Artes, Cultura e História e Prêmio Talento do Paraná na pintura, em 2004.
Ah, as cores... As cores e sua várias
possibilidades!!! Visitem o blog da artista Janeth Mehl:
[BLOG]: ... Curitiba como sempre na vanguarda
das novidades envolvendo o transporte urbano. Se bem que hoje, com a evolução
notável da tecnologia no setor, está ficando fácil. Belo projeto da VOLVO em
parceria com a Marcopolo com o moderno modelo Viale BRT. Aliás, a arte aplicada
no ônibus exposto ficou maravilhoso. Um desenho moderno, com a aplicação
maravilhosa das cores, em seus tons que agradam aos olhos. Oxalá a URBS faça a
integração deste design para nossos ônibus. Seria pedir demais? Ainda no campo
da arte, temos a aplicação da arte da talentosa Janeth Mehl nos nossos amados
tubos. Há tempo reclamo que a estrutura operacional em nossas estações está
ultrapassada, frente nossa demanda diária e até mesmo em comparações aos vários
sistemas similares de BRT existentes no mundo, e mais recentemente no próprio
Rio de Janeiro, com o advento do BRT TransOeste (que vou conhecer pessoalmente
ainda, ah, vou...), mas retornando ao foco do assunto, se a URBS ainda não cede
e não faz um “up load” em nossos tubs, temos a aplicação – para nossa alegria –
das cores maravilhosas de Mehl. Agora ficou muito mais interessante aguardar o
próximo ônibus em alguns tubos. Ponto positivo para a URBS. Visitei o blog da
artista e vale muito a visita, pessoal. O endereço está ali em cima, antes das
considerações deste blogueiro. No mais, deixo aquele abraço!!!
Fonte da matéria e imagens:
Tchau!!!
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