sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Hashima, a ilha abandonada


Ilha Hashima (端島, ou somente Hashima, pois o sufixo "shima" significa "ilha" em japonês), é também comumente chamada de Gunkanjima ou Gunkanshima (軍艦島; algo relativo à "Ilha Encouraçado" em português), é uma das 505 ilhas não habitadas da província de Nagasaki, distante aproximadamente 15 quilômetros da cidade de Nagasaki.


A ilha foi densamente povoada de 1887 a 1974, quando serviu como base de extração de carvão. O local é notável por suas imensas construções de concreto totalmente abandonadas em meio ao oceano. É administrada como parte de Nagasaki desde 2005, pertencendo anteriormente à antiga cidade de Takashima.


Em 1890, durante a forte época de industrialização do Japão, a Mitsubishi comprou a ilha e começou o projeto de extração de carvão localizado em minas submarítimas.

Maquete mostrando como funcionava a ilha (Fonte: Blog Lost in Japan)

No local foi construído o primeiro edifício de concreto de largas proporções do Japão, um bloco de apartamentos concluído em 1916 para acomodar a cada vez mais crescente massa de trabalhadores.



A população da ilha alcançou seu ápice em 1959, com 5.259 habitantes, uma densidade populacional de 835 pessoas por hectare em toda a extensão da ilha, ou ainda, cerca de 1.391 por hectare no distrito residencial.

Hashima: Foto de 1961


Com a gradativa substituição do carvão por petróleo, como fonte primária de energia e combustível no Japão, durante a década de 1960, as minas de extração do mineral começaram a ser fechadas por todo o país, e as de Hashima não foram exceção.


A Mitsubishi anunciou oficialmente o encerramento de suas atividades na ilha em 1974, e o local foi totalmente evacuado, passando a ser conhecido desde então, como "A Ilha Fantasma".


O acesso à Hashima só foi restabelecido em 22 de abril de 1999, mais de 20 anos após o seu fechamento oficial, e hoje pé aberto à visitações turísticas guiadas.

A ilha foi utilizada como locação para as filmagens de 007 - Operação Skyfall.



CCO da Mitisubishi abandonado ( Fonte: Blog Lost in Japan)


Ah, pessoal ... É possível fazer um TOUR virtual por toda ilha, com imagens e ângulos bem bacanas pelo Goggle Maps.

Obrigado por sua visita.
O C&M agradece e desja um ótimo final de semana!!!

Nenhum comentário: