quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Marcas Automotivas #05 (Final)

C&M’s Séries
MARCAS AUTOMOTIVAS
PARTE #05 - FINAL

Ces’t fini... última parte da série atual no blog:


Nem mesmo a General Motors sabe dizer com 100% de certeza qual é a origem da "gravatinha" da Chevrolet. De acordo com a companhia, há ao menos quatro explicações possíveis:

A primeira é a de que o símbolo foi "roubado" de um papel de parede de um hotel de Paris, em 1908, por um dos fundadores da marca, William C. Durant. No entanto, em 1929, a filha de Durant disse que, na verdade, seu pai tinha desenhado o símbolo em um guardanapo durante um jantar.

A viúva do empresário, por sua vez, chegou a declarar que a forma foi "surrupiada" de um anúncio de jornal, embora não tenha especificado qual.

Por fim, a quarta teoria afirma que a "gravatinha" na verdade é uma cruz estilizada que prestaria homenagem à bandeira da Suíça, país de origem de Louis Chevrolet, outro fundador da marca.

Você sabia?

... Que a “Chevy” (como também é conhecida) pertencente a General Motors (GM) juntamente com Opel, Vauxhall, Daewoo e Holden?

<<< Modelo IMPALA (1958)

... Que em novembro de 1911, por ocasião da fundação da Chevrolet Motor Car Company, Louis Chevrolet era piloto de corridas de carro e engenheiro de automóveis? E que o famoso emblema em forma de "laço de borboleta" só foi utilizado nos seus automóveis em 1913? 

Propaganda da Chevrolet em 1952:
O cavalo rampante era utilizado pelo piloto de caça italiano Francesco Baracca na lateral de seu avião durante a Primeira Guerra Mundial. Em 1923, a mãe do herói pediu ao fundador da Ferrari que colocasse o símbolo em seus carros, dizendo que traria sorte. Enzo Ferrari gostou da ideia e adicionou o fundo amarelo, a cor da região de Modena.

Você sabia?

... Que no seu início, a Scuderia Ferrari patrocinava pilotos e carros de corrida fabricados por outras empresas. Mas, em 1946 começou sua produção independente, mais tarde se tornando Ferrari S.p.A., e desde 1969, quando foi vendida faz parte do grupo FIAT.

Conde Francesco Baracca ao lado de seu avião com a marca que seria imortalizada...

... Que uma das imagens registradas da marca Ferrari é a sua inconfundível cor "rosso corsa" (vermelho de corrida)? E que a utilização dessa cor teve início nos anos 20, quando a a entidade que viria a ser chamada de FIA, impunha que as marcas italianas teriam de apresentar cor vermelha, as francesas azul, as alemãs prateada, as holandesas laranja, as belgas amarela, as inglesas verde e as norte-americanas branca.

... Que o símbolo do cavalo empinado não foi sempre identificado como marca apenas da Ferrari: Fabio Taglioni (foto ao lado) usou-o nas suas motocicletas Ducati.

O pai de Tagliani foi de fato um companheiro de Baracca e lutou com ele no 91º Esquadrão Aéreo, mas ao passo que a fama da Ferrari cresceu, Ducati abandonou o cavalo. 

Esse pode ter sido o resultado de um acordo privativo entre as duas marcas.

... Que por intermédio do advento da 2ª Grande Guerra a Scuderia Ferrari, impedida de ingressar em competições automóveis, passa a construir acessórios para aviões e peças para máquinas?

... Que na década de 60 a Ford tentou comprar a Ferrari, tendo em vista a competição automóvel? Mas essa tentativa falhou e a Ford procedeu à criação do Ford GT40 que conseguiu acabar com o domínio da Ferrari nas 24 horas de Le Mans, que vigorou desde 1960 até 1965.


... Que em 2003 a Ferrari, em memória do seu fundador, lança o Ferrari Enzo (imagem acima) um super desportivo baseado na tecnologia utilizada na Fórmula 1.


O nome da empresa é uma combinação dos termos japoneses "mitsu" (três) e "hishi" (um tipo de castanha da Ásia). Em conjunto, no entanto, "mitsubishi" serve para designar a forma de um quadrilátero convexo ou de um diamante, que pode ser visto no logo. A marca dos três diamantes foi escolhida pelo fundador da companhia, Yataro Iwasaki, e supostamente é uma junção dos brasões da família Yamauchi, que dominava a região de Tosa, onde Yataro nasceu, e da própria família Iwasaki.

Você sabia?

... Que  o Grupo Mitsubishi é um conglomerado japonês constituído por uma série de empresas autônomas que partilham a marca Mitsubishi?

3 Diamonds Seafood Co.
Asahi Glass Co.
The Bank of Tokyo-Mitsubishi UFJ, Ltd.
Kirin Brewery Co., Ltd.
Meiji Yasuda Life Insurance Company
Mitsubishi Agricultural Machinery
Mitsubishi Aluminum Co., Ltd.
Mitsubishi Cable Industries, Ltd.
Mitsubishi Chemical Corporation
Mitsubishi Corporation
Mitsubishi Electric Corporation
Mitsubishi Estate Co., Ltd.
Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation
Mitsubishi Gas Chemical Company, Inc.
Mitsubishi Heavy Industries, Ltd.
Mitsubishi Kakoki Kaisha, Ltd.
Mitsubishi Imaging, Inc.
Mitsubishi Logistics Corporation
Mitsubishi Materials Corporation
Mitsubishi Motors
Mitsubishi Paper Mills, Ltd.
Mitsubishi Plastics, Inc.
Mitsubishi Rayon Co., Ltd.
Mitsubishi Research Institute, Inc.
Mitsubishi Shindoh Co., Ltd.
Mitsubishi Steel Mfg. Co., Ltd.
Mitsubishi UFJ Trust and Banking Corporation
Nikon Corporation
Nippon Oil Corporation
NYK Line
P.S. Mitsubishi Construction Co., Ltd.
Tokio Marine & Nichido Fire Insurance Co., Ltd.

... Que a empresa começou com o carvão em 1881 através da aquisição da mina Takashima, utilizando a produzir combustível para as suas extensas frotas?

Sede da empresa em Tóquio

... Que a Mitsubishi construiu um amplo conglomerado, que desempenhou um papel central e vital na modernização da indústria japonesa num todo?

E, para fechar esta série...


Considerado um dos mais bem-sucedidos logotipos da história, o oval azul da Ford homenageia o fundador da companhia, o americano Henry Ford. É uma das marcas que menos mudou ao longo do tempo em termos de forma, cor e tipo de fonte utilizada.

Você sabia?

... Que a Ford Motor Company é constituída pelas marcas Ford, Lincoln, e recentemente a Troller, montadora de veículos off-road do estado do Ceará?

Sede da FORD em Deaborn (Detroit) - Michigan

... Que a Ford fundada em 1903 com um investimento conjunto de doze investidores, dentre eles os irmãos John Dodge e Horace Dodge (que futuramente sairiam da Ford e fundariam a Dodge)?


... Que a Ford foi uma das poucas grandes empresas americanas que resistiram a grande depressão de 29?

... Que para custear uma idéia de reformulação recente, a Ford vendeu algumas marcas do seu acervo, tais como a Aston Martin, Land Rover, Jaguar e Volvo?

... Que a Ford é, atualmente, uma das únicas grandes montadoras mundiais que possui um centro de pesquisas específico para o estudo de energias renováveis e mais ecológicas para inserir em seus produtos?


Ford GT-40, remake (2004-2006) do carro que venceu a Ferrari por 6 anos seguidos. Um dos carros mais velozes já construidos.

E assim, terminanos mais esta mini-série no Camisas & Manias. Se você perdeu as outras partes, e deseja revê-las, clique nos links abaixo: 

PARTE 01
PARTE 02
PARTE 03
PARTE 04

O CeM agradece muito a sua visita... OBRIGADO...

Nenhum comentário: