Eu juro... Eu juro que não ia fazer o C&M tecer comentários sobre isso, mas infelizmente, é mais forte do que eu... OK! Com o advento da Copa do Mundo no Brasil este ano - o que é um absurdo completo, frente à total situação caótica em que "sobrevive" o povo, sem qualquer tipo de estrutura cabível, como hospitais, postos de saúde, escolas, segurança e similares - é perfeitamente normal que venham à surgir movimentos aleatórios de apoio e homenagens à seleção e ao próprio evento em si.
Com o mundo das camisas de times não seria diferente.
A Adidas e a Umbro já iniciaram a idéia com alguns clubes de suas carteiras de clientes, como o próprio Palmeiras/SP, e recentemente, a Chapecoense/SC.
Imagem 1: Corinthians e Inter |
Não é segredo para ninguém que o C&M não é fã ardoroso do estilo e últimos trabalhos da vírgula, por motivos variados, mas desta vez, além da crescente e irritante falta de criatividade, também fizeram um "drama", vociferando junto à CBF o direito sobre imagem da seleção e blá, blá... etc... etc...
Com isso, todo um esquema de proibição e receio tomou conta dos outros lançamentos anteriores, com "corridas" aos PdV's para suspensão de vendas, ou ainda, cancelamentos de estréias de jogos de camisas.
Bem, bem... Mas o C&M vai se ater ao lado visual das camisas propriamente ditas. Como de praxe, a Nike lançou simultaneamente o modelo "canarinho" para todos os times brasileiros com o qual trabalha.
Imagem 2: Versões para Bahia e Santos |
Rapidamente opinando:
Corinthians/SP e Internacional/RS são as menos "judiadas", por apresentar um layout relativamente simplório [imagem 1, acima]. Talvez, por isso mesmo, se apresentem as mais certinhas.
Corinthians/SP e Internacional/RS são as menos "judiadas", por apresentar um layout relativamente simplório [imagem 1, acima]. Talvez, por isso mesmo, se apresentem as mais certinhas.
A camisa do Peixe com a arte superior negra destoou das demais, mas no entanto, afastou-se um pouco da idéia original.
A camisa do Bahêa com seus tons dourados intercalados ficou mais chamativa (fazendo ônus à sua camisa titular - listrada), e ouso dizer que a mais "abusada positivamente" da coleção.
Imagem 3: Coritiba |
Agora, a paulada: A do Coritiba, realmente foi a decepção.
Com as mangas e ribanas verdes e brancas, mais o advento do amarelo, ficou mesmo - como muitos comentaram na web - parecendo uma camisa de treino. Não vou dizer que ficou horrorosa, não... Mas ficou mesmo muito estranha!
Aliás, depois que o clube assinou com a vírgula, dificilmente apresentou uma camisa bacana. Raras exceções, uma delas a camisa Black (pólo).
Acredito que o sentimento que está imperando no departamento de designers da vírgula seja : Preguiça. Só isso poderia explicar projetos com tamanha falta de objetividade e novidade.
Mais uma vez, não terei camisas do Coritiba na minha coleção pessoal. Isso já está ficando chato.
Fonte das Imagens:
https://www.facebook.com/nikefutebol