sexta-feira, 23 de junho de 2017

Metrô (VLT) do Sobral

Como grande apaixonado por mobilidade urbana, vez ou outra faço um post "sobre" ou "falando sobre" algum sistema de transporte em massa no Brasil ou no mundo.

Já tinha citado aqui, sobre o Metrô do Cariri e feito um post rápido sobre a Metrofor - falando sobre o Metrô de Fortaleza - mas não com detalhes sobre o sistema.

Hoje vou fechar a tríade. Falaremos um pouco sobre o:


O Metrô de Sobral é um meio de transporte público em formato de VLT (Veiculo Leve Sobre Trilhos) que atua na cidade cearense de Sobral, Brasil, operado pela Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos - Metrofor, empresa de capital social capitaneada pelo Governo do Estado do Ceará. Fundada em 2 de maio de 1997, a companhia é responsável pela administração, construção e planejamento metroviários no estado do Ceará, estando presente nos sistemas de Sobral, Cariri e Grande Fortaleza.


O sistema foi o terceiro a ser inaugurado no Ceará, tendo suas operações iniciadas no dia 22 de outubro de 2014, em operação assistida, e com sua operação comercial iniciada no dia 28 de dezembro de 2016. Atualmente transporta cerca de 1,5 mil passageiros por dia.


Precedentes...

As ferrovias na região de Sobral são utilizadas de forma esporádica para o transporte de cargas pela Transnordestina Logística.

Assim, com boa parte da capacidade de transporte ociosa e trechos de ferrovia abandonados, o governo do Ceará estudou a reativação do transporte de passageiros nas regiões do Crato/Juazeiro e de Sobral.

Em setembro de 2009 é apresentado o projeto do VLT de Sobral. Após a contratação de estudos junto a empresa MWH Brasil Engenharia e Projetos, o governo do Ceará adquire 5 veículos do tipo VLT da empresa Bom Sinal.


A licitação das obras civis do VLT é realizada entre novembro de 2010 e fevereiro de 2011. 


Orçada no valor de R$ 43,5 milhões, a licitação previa a contratação de uma empresa que deveria realizar a construção de 11 km de vias singelas (além de via duplicada na região das estações) e 11 estações.

Vídeo institucional com projeto:


Após a abertura das cinco propostas apresentadas, a licitação foi vencida pela empresa Engexata Engenharia Ltda. Uma outra licitação definiu o fornecimento de cinco veículos leves sobre trilhos, tendo sido vencida pela empresa Bom Sinal.


As obras para implantação do VLT foram iniciadas em março de 2011 e tinham previsão de conclusão máxima de 18 meses.

Entretanto, devido a problemas encontrados nos projetos e nas desapropriações, as obras sofreram sucessivas paralisações e se encontravam em fase de conclusão ainda em setembro de 2014, ou seja, cerca de 12 meses atrasadas em relação ao prazo original.


A previsão era que após concluído, o VLT de Sobral visse a transportar cerca de 5 mil passageiros por dia, sendo integrado a rede de ônibus já existente em Sobral.


Segundo estudos da prefeitura local, em 2018, o novo Sistema Integrado de Transporte Coletivo de Sobral transportará mais de 8 mil passageiros por dia.

Após meses de indefinição, o VLT de Sobral foi inaugurado no dia 22 de outubro de 2014, coincidentemente a apenas quatro dias da eleições daquele ano, servindo como plataforma política do candidato da situação ao governo cearense.

Nesse período, o sistema funcionou com abertura das estações às 08:00 horas e fechamento ao meio-dia, de segunda-feira a sexta-feira, gratuitamente, sendo uma fase necessária para que a população conheça as estações e o percurso das linhas.


Nesta fase inicial o VLT de Sobral funcionou com dois trens, um cobrindo a Linha Grendene, partindo da Estação Cohab III em direção à estação Novo Recanto. O segundo trem cobrindo a Linha Sumaré, partindo da estação Cohab II em direção à estação Sumaré.

Digrama com as linhas do VLT de Sobral

Em dezembro de 2016 é iniciada a operação comercial do sistema, passando a funcionar de segunda-feira a sábado, das 05:30 horas às 23:00 horas, totalizando quase 18 horas de serviço ofertado, diariamente.


Com a nova etapa, o VLT sobralense passa a atender integralmente às necessidades locais, alcançando os horários de pico no início da manhã e no fim da noite. Passaram a ser contempladas as pessoas que precisam chegar cedo às fábricas, ao comércio, hospitais, escolas e universidades, bem como os cidadãos que precisam se deslocar para casa após o fim do expediente nas repartições.


O valor da passagem passou a ser de R$ 3,00 a inteira e R$ 1,50 a meia.


Em fevereiro de 2017 foi anunciado pela Metrofor, duas novidades para o sistema sobralense: O sistema de bilhetagem eletrônica e os pacotes de passagens, onde os passageiros terão descontos progressivos ao comprar mais de uma passagem, de uma só vez.

Os descontos serão aplicados na aquisição de pacotes.


Os usuários poderão optar pelas opções de 02, 12, 26 ou 52 passagens. Quanto maior o pacote, maior o será desconto.



Nesse sistema, o valor da tarifa unitária – ou seja, aquela comprada na unidade ou em quantidade fora dos pacotes ofertados - não será alterado, e continuará em R$ 3 a inteira e R$ 1,50 a meia. Caso o passageiro queira comprar um dos pacotes ofertados, haverá aplicação de descontos que podem chegar até quase 30% do valor total.


Desde a apresentação do projeto, o VLT de Sobral é alvo de críticas do Ministério Público do Ceará, de alguns jornalistas e de parte dos moradores de Sobral.

Apesar da demanda local não alcançar o mínimo estimado para a implantação do VLT, o governo cearense insistiu na implantação do meio de transporte.

Vídeo de autoria de W. Macedo (Areial Photo and Video)

Após o início das obras, o Ministério Público Estadual do Ceará conseguiu paralisá-las por algum tempo sob a acusação de falta de estudos ambientais para a realização da obra.

Em novembro de 2012, o governo do Ceará admitiu o atraso das obras, culpando problemas com desapropriações, e confirmou que apenas 20% dos trabalhos estavam concluídos.


A inauguração do VLT foi marcada três vezes durante o ano de 2013, sendo cancelada em todas as ocasiões. Enquanto isso, o orçamento das obras passou dos R$ 54 milhões (2010) para R$ 90 milhões (2014).


Problemas operacionais...

Durante a fase de testes do VLT, um dos veículos não conseguiu realizar uma curva, por conta do raio de curva horizontal da ferrovia ser inferior ao realizado pelo veículo.

Interior da cabine de um dos VLT's

Para corrigir a curva, foram necessárias novas desapropriações. Além disso, depois se iniciadas as operações, outros problemas corriqueiros e normais, encontrados nas maiorias dos sistemas pelo mundo também se apresentaram: Acidentes com outros veículos nas vias, vandalismo, invasão dos trilhos por pessoas, animais ou veículos, entre outros...





Após o inicio da fase comercial o que mais se temia, e que por muito tempo foi alertado acabou ocorrendo, composições com pouquíssimos passageiros e até mesmo vazias circulam pelo cidade de Sobral quase que diariamente, levando diversas pessoas a questionar a real necessidade do sistema.




O VLT de Sobral conta atualmente com 2 linhas: Norte e Sul.

Com extensão total de 13,9 quilômetros, as linhas formam traçados que se tangenciam na Estação Coração de Jesus, situada na pracinha do campo dos velhos, que funciona como uma Estação de Integração.


Homenagem:

O projeto Wholetrain chega a Sobral, na zona norte do estado do Ceará, com uma homenagem ao cantor e compositor Belchior, falecido no em 30 de abril de 2017, e que é natural da cidade.


Idealizado pelos irmãos e artistas "OSGEMEOS" em parceria com o grafiteiro paulista "ISE", o Wholetrain leva arte às ruas das cidades por meio de grafite em VLTs (Veículo Leve sobre Trilhos) e metrôs.



Em Sobral, os trens grafitados com frases e o rosto do artista sobralense já começaram a circular em 8 de maio.


Realizado em parceria com a Cia Cearense de Transportes Metropolitanos, já foram pintados quatro VLTs em Sobral e quatro TUEs (Trens de Unidade Elétrica), que circulam nas linhas Sul e Oeste, em Fortaleza.

A próxima etapa deve ser a pintura de mais dois VLTs do Metrô doCariri, que circulam nas cidades de Crato e Juazeiro do Norte.

Fonte:


O Camisas & Manias agradece muito sua visita...

Grande Abraço para todos!!!

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