terça-feira, 18 de julho de 2017

Fiorentina-ITA & Le Coq (Calcio Storico) - 17/18

O Tradicional clube italiano e a Le Coq Sportif fizeram algo diferente. Lançaram a camisa titular (roxa) e mais 4 camisas - isso mesmo, 4 camisas reservas/alternativas para 2017/18... Vamos ver o motivo...


Em verde, branco, vermelho e azul, camisas representam os quatro bairros tradicionais da cidade de Florença que disputam o "Calcio Storico".

Isso mesmo. É uma homenagem histórica.


Além do primeiro uniforme em roxo, tradicional do clube, a fornecedora Le Coq Sportif apresentou os uniformes alternativos, no mesmo estilo, mas em quatro cores distintas, em homenagem aos quatro quartieri, os bairros históricos da cidade de Florença, o berço do Renascimento. 

Uniforme titular: Tradicional em cores e layout

Com relação as camisas alternativas, as cores representam os bairros que disputam anualmente o Calcio Storico Fiorentino, uma espécie de futebol medieval jogado com os pés e com as mãos (vale até soco!), disputado há mais de 600 anos e que, segundo os italianos, deu origem ao futebol como conhecemos hoje (chineses e ingleses também brigam pela “paternidade” do primeiro esporte jogado com os pés).

Imagem/Foto do Calcio - Crédito pela imagem: Stefano Saccardi

Inativo entre os séculos 18 e 19, o Calco Storico voltou a ser disputado a partir de 1930 e acontece sempre em 24 de junho, dia de São João, em um campo de areia montado na Praça Santa Croce.


As camisas alternativas da Fiorentina seguem as cores dos bairros que disputam o Calcio Storico: Santa Maria Novella na cor vermelha, o San Giovanni em verde, Santa Croce em azul e Santo Spirito em branco.

Camisa II/01 - Bairro Santa Maria Novella

Camisa II/02 - Bairro San Giovanni

Todos os uniformes são monocromáticos, com shorts e meiões todos com a mesma cor.

Camisa II/03 - Bairro Santa Croce

A única diferença no layout das camisas é o logotipo dos bairros, desenhado nas respectivas camisas em forma de marca d’água.

Camisa II/04 - Bairro Santo Spirito

BLOG:

Sem fugir muito do seu estatuto tradicional, o clube inovou bastante em conjunto com a Le Coq na inspiração para as camisas reservas. 

Mas acertaram em cheio.


Por muitas vezes, já falei aqui no blog, o pouco é muito. O Simples é sublime...

Utilizar-se da rica história local é muito bem colocada, na fusão com as ideias e projetos de um designer. A aplicação em marca d'água dos escudos da cidade de Florença na camisa titular e do escudo dos bairros na camisa já se mostram um grande diferencial.

Obrigado por sua visita... e até a próxima... !!!

Nenhum comentário: