quinta-feira, 21 de junho de 2012

SÃO RAIMUNDO Esporte Clube-AM

São raimundo esporte clube



Fundação do Clube: 18 de novembro de 1918.

A fundação do clube se deu logo após o final do “boom” da borracha em Manaus. O nome do clube é alusivo ao bairro em que foi criado, que por sua vez homenageou São Raimundo Nonato.


Entretanto, o São Raimundo teve seu prólogo em 1915, quando Francisco Rebelo e o Professor Assis fundam o Risópolis Clube Recreativo.

Já em 1918 mudam o nome da agremiação para Risófoles Clube Recreativo, e em novembro do mesmo ano, nasce o São Raimundo Esporte Clube, em alusão ao bairro e de maneira à ficar mais fácil para a assimilação de futuros torcedores.



Estádio(s):
Estádio Ismael Benigno (Colina).
Capacidade: 11.000 pessoas.
Inauguração: 19 de fevereiro de 1961.
Proprietário: São Raimundo E.C.


O nome do estádio é uma homenagem à um antigo presidente  do clube, Sr. Ismael Benigno que dedicou a vida ao Tufão, e ganhou um nome mais popular, "Colina", pelo fato de situar-se no alto de uma colina natural que divide os bairros de São Raimundo, Santo Antônio e Glória.

Estádio "Colina" na década de 1960

A Colina é de longe o estádio mais usado em jogos no Amazonas. A história do futebol amazonense está sempre ligada ao estádio, onde já jogaram Pelé, Garrincha e outros grandes ídolos do futebol brasileiro.


Após a escolha de Manaus como uma das sedes da Copa de 2014, o estádio servirá como centro de treinamento para as seleções que vierem jogar na cidade. O projeto prevê a demolição do estádio, para a construção de um novo no mesmo local. A obra terá duração entre 6 e 8 meses.





INFOBlog
O Escudo do clube foi diretamente inspirado no escudo de outro tradicional clube brasileiro, o São Cristovão da cidade do Rio de Janeiro.


Mascote do Clube:  Tufão (oficial) e Diabo da Tasmânia (TAZ)...Não-oficial.


O mascote do São Raimundo é o "Tufão", o que surgiu como uma alcunha, adotada no hino e que acabou virando mascote do clube.


A exemplo do Fast Clube, o São Raimundo não tem devidamente um mascote, mesmo assim sua torcida adotou por grande período o personagem de desenhos animados Taz-Mania como representação de seu mascote.


O Diabo-da-tasmânia (TAZ) já foi cogitado para tonar-se mascote oficial do clube, porém não se confirmou, sendo reconhecido como mascote o "Tufão", que geralmente é caracterizado.




ClÁSSICOS
Clássico Galo Preto recebeu esse nome devido a uma época longínqua dos torcedores do São Raimundo e do Sul-América, faziam "trabalhos" de umbanda ou "macumba".


Nos dois bairros sempre era encontrado uma galinha ou um galo morto com velas e adornos diversos, sendo constante o nome do time perdedor na véspera do clássico, que inclusive hoje faz com que aconteça um certo fenômeno da Colina, quando tem jogo ambas torcidas vão em peso com bandeiras, foguetes, papel picado e promovem uma grande festa nas arquibancadas. Há ainda o Clássico Azul (contra o Nacional) e Clássico da Luta (Contra o Rio Negro).



Este modelo de camisa do “Tufão” segue um padrão de layout muito utilizado pela Wilson em outros clubes, mudando-se naturalmente as cores no template. Por isso, não apresenta inovações, mas por outro lado não nos rende surpresas desagradáveis, até mesmo pelo motivo deste template ser bonito, bacana. As cores do clube ajudam. Ótimo material, arte-finais bem alocadas, como escudo muito bem trabalhado. O corte/molde é certinho. O patrocínio master de certa fomar se harmoniza com o conjunto da camisa. A fonte numérica da Wilson é muito bonita.


A camisa possui um único senão (muito embora seja um problema global – Várias camisas semelhantes de outros clubes feitas pela Wilson comenteram o mesmo pecado): O estilo de gola escolhido para o projeto. Aquela interrupção frontal é muito esquisita. Uma gola padrão caíria muitíssimo bem com o restante do conjunto.


Obrigado por sua visita.
Até uma próxima, tchau!

5 comentários:

Victor Maia Sanchez disse...

Olá, você ainda possui a camisa?
Está interessado em vender?

Vianna (Camisas e Manias) disse...

Oi, Victor. Sim, tenho sim. Mas todas são de coleção mesmo, e por enquanto, não tenho a intenção de vendê-las...

Lucas Rafael disse...

Olá amigo. Ainda tens essa camisa? Estaria afim de negociar? Tenho uma coleção de camisas do futebol amazonense e me interessa muito. Caso seja possível, responda. Obrigado!!

Vianna (Camisas e Manias) disse...

Lucas,

Envia-me um endereço de e-mail para podermos conversar sobre isso...
Abraços,

Anderson
C&M

Lucas Rafael disse...

lucasrafaelmarinho@yahoo.com.br
Obrigado!!!