quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Airbus BELUGA


O Airbus A300-600ST (Super Transporter) ou "Beluga" é um avião cargueiro, desenvolvido com base no Airbus A300, capaz de transportar grandes cargas e partes de outros aviões. 


A sua capacidade máxima de carga é de apenas 47 toneladas, tornando-o um avião eficiente para carregamentos grandes em volume, não em peso. Para efeito comparativo, o ANTONOV transporta até 250 toneladas* de carga.

A300-600... Plataforma base do Beluga


Antonov AN-225 Mriya... Campeão absoluto em carga (peso)
* Em 2001 transportou além de capacidade: 253,86 toneladas.

A versão cargueira com grande capacidade volumétrica do Airbus A300-600 foi projetada para substituir os antigos Super Guppy da Aero Spacelines. 

Uma unidade do antigo SUPER GUPPY

Estes aviões foram, até a entrada em operação dos "Beluga" (como foram apelidados os A300-600ST) utilizados pela Airbus para transportar asas e fuselagens de suas aeronaves entre as fábricas situadas na Alemanha, França, Reino Unido e Espanha.




O desenvolvimento do A300-600ST foi iniciado em agosto de 1991 e apenas três anos depois o primeiro protótipo fazia seu "roll-out" em Toulouse. 


O apelido da aeronave advém da semelhança com a baleia-branca, ou "beluga".



O primeiro vôo, em Setembro de 1994, deu início ao processo de homologação, recebida em meados de 1995 após 400 vôos de teste. 


Quinto Beluga da SATIC. Iniciou operações em 2000

A primeira unidade, o antigo protótipo, entrou em operação na Airbus em Janeiro de 1996. A entrega da quarta unidade ocorreu em Junho de 1998, quando finalmente os Super Guppy foram aposentados.

Essencialmente baseado no A300-600, possui a mesma asa, motores, a fuselagem inferior, trem de pouso principal e cabine de comando. A principal mudança é a enorme fuselagem, equipada com uma porta tipo "clamshell" na frente, que obrigou um reposicionamento do cockpit. 



A cauda também foi modificada, com a utilização de pequenos estabilizadores verticais instalados nos horizontais. Entretanto, o estabilizador vertical original foi mantido. O leme ficou apenas no estabilizador vertical principal.


O controle e gerenciamento da frota de Belugas é feito pela SATIC, uma empresa formada em parceria entre a Aérospatiale e a DASA.

Além de realizar o transporte de partes para a Airbus, a SATIC também oferece a grande capacidade volumétrica do avião (1400m3) para o transporte de cargas volumosas, o que acabou justificando a introdução em serviço de uma quinta aeronave, incorporada à frota em 2000.


Alguns Detalhes Técnicos:

... O avião utiliza dois motores, modelo GE CF6-80C2A8 fabricados pela GE. Esse motor trabalha com empuxos de até 119 ou 120 kN.

... A aeronave é capacitada para operar com uma carga útil de até 47 toneladas. Nesse caso, ele tem uma autonomia de vôo de 1.666 km, aproximadamente. Já com uma carga de 40 toneladas, sua autonomia aumenta. Vai para 2.667 km. Com 27 toneladas, ele pode voar 4.632 km sem reabastecer. E com carga zero, a autonomia vai para 6.482 km.


Comprimento                               56,15 metros
Envergadura                                44,84 metros
Altura                                          17,24 metros
Velocidade máxima                            780 km/h
Altura máxima de voo                 10.670 metros
Peso máx. decolagem                      155.000 kg

Encontrei imagens de duas versões da aeronave sobre plataforma do A340.
Até mesmo um quadro comparativo, em que temos a apresentação das versões A340-300 ST e 300STE (!).
Realidade ou não,  quem sabe um dia não teremos a versão SUPER-BELUGA?
Cenas na web não faltam...




Enquanto isso ainda não ocorre, nós, mortais, podemos nos satisfazer com a miniatura do Beluga:

Legal, né? Um dia vou procurar um desses para a coleção de Minis do C&M


É isso aí pessoal... Até mais tarde, obrigado pela visita ao blog...
Tchau!

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