terça-feira, 4 de outubro de 2011

C&M "bate e volta" no Rio de Janeiro (Parte 2)

Parte 2 : Cortando a Via Dutra

Sol escadante, calor... calor...! E a Dutra entre Sampa e Guarulhos paradinha!Depois de quase uma hora,  foi começando à melhorar nas imediações do Arujá. 

Ali, cruzei com um G7 da 1001 zeradinho sentido Rio de Janeiro. O Schneider (Bus in the road) que é craque em flagrar estes zerados lá na 116 em Curitiba...


A Dutra está um “tapete” (Também, com os pedágios( 3x$2,60 + 4x$9,40), tem que estar mesmo...) e por isso, apesar do fluxo intenso, muito acima do normal (acredito que devido ao R’n’Rio) a viagem transcorre sem maiores incidentes. Em Taubaté sou perseguido e ultrapassdo por um dos Halley's :



Por causa das retenções em Sampa, tive que “tirar” o atraso da viagem e assim, uma clicada rápida no Santuário Nacional de Aparecida by Dutra...


E mais uma paradinha no Graal, agora o “Clube 500” em Guará...



Depois de um bom café, uma lanche básico, enquanto a “tropa” se refazia do trecho, eu como bom apaixonado por ônibus, fui conferir as máquinas que estavam por lá...


Lembram o “Halley” que passou por mim em Taubaté? Pois bem... Eu o cliquei aqui... O motorista, Sr. Pedro,  beeeemmm gente boa! Batemos maior papo busólogo!!!


Em um cantinho ao largo da parada estava quietinho lá, um "GV" muito bonito, bem cuidado da Expresso Brasileiro. Ao que parece é um carro “reserva” de trecho :



Aí, quando eu tinha acabado de clicar o “canarinho” acima, o Sr. Pedro me chama para mostrar o DD que estava encostando...


Outro belíssimo carro da ExB. Essa arte aplicada no padrão visual ficou espetacular. Bem... Como patriota que sou, fica difícil de não gostar de artes que utilizam nossas cores nacionais. A bandeira brasileira como destaque... Ficou muito lindo!!!


http://www.redegraal.com.br/

E... Estrada! Ainda faltava muito até o Rio!

Muitas vãs e ônibus locados com pessoal indo para o Rock in Rio começaram à surgir no trecho. Quando adentramos o Rio de Janeiro então... Só em Barra do Piraí, por exemplo, em um posto, haviam cerca de 10 ônibus da Cidade do Aço com faixas do R’in’Rio parados com uma galera fazendo lanches (Pena que essa não deu para clicar...).

Na região metropolitana do Rio, o trânsito voltou à ficar muito pesado. Somente no trecho entre Seropédica e a entrada da Linha Vermelha, levamos quase 2 horas. 

Por isso, quando chegamos no Rio já era noite.

Perimetral "paradinha", optei por seguir pela Pres. Vargas...
Na foto acima, altura do Sambódromo

Paradinha rápida em Botafogo para deixar as gurias (parte Rock in Rio da viagem), e então retorno para Niterói, onde eu e Rose ficamos hospedados... 

(Sim... Isso mesmo:  No Rio não tinha mais vaga em lugar nenhum, e isso com dois meses de antecedência!)...

Pelo rádio, as notícias não eram nada animadoras. A Ponte estava com lentidão de 10 quilômetros... Pela imagem acima da Vargas na altura da Central do Brasil já me dava um "desespero"...

Ponte Rio-Niterói... Paradinha, paradinha... 13 Km em 1 hora e meia...

Nesta altura do campeonato (21:00 horas) eu já estava "cansado" de estar cansado... rsrsrs

Finalmente!!! Niterói ao fundo... Na verdade o bairro de Ponta D'areia...

Aqui vale...

INFORMATIVO C&M:

Ponta D'Areia é um bairro muito tranquilo de Niterói, composto na sua maioria de casas residenciais e com forte perfil operário. O bairro tem boa proximidade do centro de Niterói, porém sem tumulto e trânsito. 


Bairro de forte presença da imigração portuguesa na cidade, abriga um pequeno trecho turístico chamado Portugal Pequeno, que, contudo, concorre com o perfil industrial e operário, à medida que é onde se situa vários dos estaleiros navais da cidade. Além disso, abriga o tradicional mercado público de pescado, o Mercado São Pedro.

Panorama de Ponta D'areia (Foto: Web)

Possui uma comunidade muito antiga, denominada Morro da Penha, devido a presença da Igreja Nossa Senhora da Penha.


A população da Ponta D’Areia, na sua maioria, tem origem operária, tradicionalmente ligada às indústrias locais e de ilhas próximas, vinculada à construção naval já que o bairro é pioneiro, no Brasil, neste ramo de atividade. Constituída de migrantes, em boa parte oriundos de Portugal, o bairro também conhecido como "Portugal Pequeno".

Sobre a indústria naval é importante ressaltar que Niterói já teve neste ramo industrial sua máxima expressão, apesar da decadência no Século XX e o resurgimento deste setor no início do Século XXI.

 Estaleiro Mauá (Niteró) - Foto: WEB

A presença de estaleiros é uma constante ainda hoje na Ponte D’Areia. Encontram-se em atividade lá os estaleiros Mauá, Mac-Laren e Cruzeiro do Sul, este pertencente ao Governo do Estado - responsável pela manutenção das barcas da Conerj, que interligam Niterói ao Rio de Janeiro e vice-versa.

Portugal Pequeno é uma localidade , no bairro de Ponta D’Areia junto às águas da Baía de Guanabara que sobreviveu às grandes mudanças sócio-espaciais sofridas ao longo do tempo. Trata-se de uma área marcada pela presença da imigração portuguesa em Niterói. 
 Casarios reformados em Portugal Pequeno (Foto: Web)
A localidade de Portugal Pequeno, marcada pela presença da comunidade de pescadores, manteve a sua função, mesmo com as grandes transformações sofridas com a decadência da indústria da construção naval (década de 1980) e com a construção da Ponte Rio-Niterói.

* * * * *

O último pedágio do dia... (foram muitos!)

Aleluia... finalmente, depois de “se bater” um pouco ali na região de Icaraí, que está em obras e o trânsito foi levemente alterado, achamos o hotel... e DORMIR!!!


Na próxima... : Como foi o "rolê" relâmpago no RJ... 

Não viu a parte 01??? Sem problema, clique no link abaixo:


Obrigado pela sua visita, até mais...

Gostou dos ônibus mostrados aqui?

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Então, visite:

http://www.busontheroad.net/

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