quarta-feira, 19 de abril de 2017

Real Aerovias 1957


A imagem acima nos faz lembrar de um evento/acidente mais recente, não? Compare com a foto abaixo:

U.S. Airways 1549 - Rio Hudson (NY) - Janeiro de 2009

No dia 02 de novembro de 1957, sábado, um avião DC-4 da Real Aerovias com 30 passageiros e 8 tripulantes fez um pouso de emergência no mar, na Praia da Baleia (litoral se SP), cerca de 300 metros da areia, após uma pane nas turbinas e fogo em pleno vôo.


Ele havia partido de Buenos Aires (ARG) com destino a Miami (USA), cm escalas em Congonhas (SP) e Rio de Janeiro.

Na ocasião, a tripulação era formada pelo comandante Dalvaro Ferreira Lima, primeiro oficial Cavalcanti, os copilotos Heinz Erick e Mueller, radiotelegrafistas Evangelista e Bellini, e os comissários Antônio e Maria.


O DC-4 tinha acabado de chegar a altitude de cruzeiro de 3.000 metros, quando a pressão de combustível do motor nº 2 caiu para zero. Enquanto a tripulação tentou reparar este problema, a pressão do óleo em ambos os motores subiu repentinamente e uma fumaça começou a sair da bateria e do compartimento do gerador.



Em seguida, o motor nº 2 pegou fogo. Durante a descida para um pouso de emergência, o motor em pane se desprendeu da asa. A aeronave se acidentou perto da Praia da Baleia, em São Sebastião (SP).



Após um pouso perfeito no mar, os quatro tripulantes e os 30 passageiros escaparam com vida, onde apenas 3 desses passageiros tiveram ferimentos leves. O avião foi rebocado e afundado em definitivo. Segundo um pescador da região, na década de 70 uma fortíssima ressaca atingiu o mar e deixou a cauda do avião à tona por alguns dias...



Inclusive, o co-piloto Heinz Erick, hoje, reside em Curitiba.


Este post contém somente um resumo do ocorrido em 1957. Para ler esta matéria mais completa e com maiores pormenores e detalhes, indico a página Memória Paranaense com José Wille, repórter, comentarista e âncora de jornal "Band Cidade" - clique no banner abaixo, ou aqui:

Nenhum comentário: