terça-feira, 11 de abril de 2017

Wigan Athletic Football Club-ING

Olá, pessoal.  Hoje apresento a minha camisa nº 222 da coleção. De origem britânica...


O Wigan Athletic Football Club é um time de futebol da Inglaterra com sede em Wigan, na grande Manchester, no Nordeste do país.


Em 2003 conseguiu sua promoção para a "Football League Championship" (2ª. divisão inglesa) pela primeira vez. Na temporada 2004/2005, terminou o campeonato em 2º. lugar, conseguindo sua primeira promoção para a Premier League (Primeira Divisão Inglesa). O time foi fundado em 1932, o que é considerado uma data recente para o padrão dos times ingleses de futebol.

Coleção C&M - Camisa nº 222



O Wigan Athletic F.C. foi fundado em 1932, logo após o encerramento das atividades do Wigan Borough no ano anterior. O Wigan Athletic foi a quinta tentativa de estabilizar um clube de futebol na cidade após outros insucessos anteriores: Wigan County, Wigan United, Wigan City e o acima citado Wigan Borough. 

Escudo do Wigan Borough



Uma camisa que possui um layout normal e usual, mas bacana. Tecido forte, resistente e com detalhes padrão Umbro, tais como: Escudos e logotipo(s) muito bem trabalhados, a aplicação de uma arte visual estampada nas laterais.



O Patrocínio master está em harmonia com cores e conjunto. E na parte interna da gola a citação ao apelido do clube.

O Springfield Park, a antiga casa do Wigan Borough, foi comprado pelo clube e foram utilizados para jogos do Cheshire County League.

Springfield Park em 1960

O Wigan Athletic começou bem sua história. Na temporada 1933-34, terminou campeão da Cheshire League.

Na temporada seguinte, o clube entrou para a FA Cup pela primeira vez.

Equipe do Wigan na temporada 1923/24

Em 1950 chegou perto de se classificar para a Liga de Futebol, mas perdeu para o Scunthorpe United. Na temporada 1953-54, o Wigan jogou a final da FA Cup contra o Hereford United diante de um público de 27.526 pessoas - um recorde para o clube e também para um jogo entre duas equipes que não eram da liga num campo que não da liga.

Em 1961, o clube voltou para a Cheshire County League.



Em 1968, o Wigan foi membro fundador da “Premier League do Norte”, ao qual venceu na temporada 1970-71.

O Wigan se classficou para a Football League em 1978.


O DW Stadium, anteriormente conhecido como JJB Stadium, tem capacidade para 25 mil espectadores, e faz parte do complexo de Robin Park, onde a equipe manda seus jogos desde a temporada 1999-00.



O Wigan divide o estádio com a equipa de Rugby Wigan Warriors. O estádio custou £ 30 milhões para a construção.



Anteriormente, a casa do clube era o Springfield Park.


O recorde de público no DW Stadium para jogos do Wigan Athletic é de 25.133 torcedores em um jogo contra o Manchester United em 11 de maio de 2008.


Curiosidade: A primeira partida com iluminação artificial foi disputado no Springfield Park em 19 de outubro de 1966, quando o Wigan Athletic jogou com Crewe Alexandra.


Mas a inauguração oficial da iluminação artificial ocorreu em 24 de outubro de 1966, contra Manchester City. O City trouxe uma equipe de força total para Springfield Park e venceu o certame por 4-0.



Não há, aparentemente, nada que desabone esta camisa. Bem, talvez, a parte de trás da camisa, no seção do numerário, que poderia ter sido elaborado com um layout mais harmônico com o restante do display da camisa, mas, entretanto, reitero que para uma aplicação de números, também é o mais indicado, por se apresentar numa cor sólida. E o tamanho da camisa (para um colecionador que usa suas camisas!) que para meu tamanho é bem pequeno (risos), mas aí já não é culpa da peça, né? (mais risos).

O mascote do Wigan é um garoto chamado JJ (Jay-Jay).



Mas é possível ver nos jogos e eventos, algumas variantes desse mesmo mascote, como podemos ver nas imagens acima... e também nestas outras imagens abaixo - onde temos até mesmo um "guri" e uma "guria":


Para fechar o post, temos a origem do apelido "LATICS":

Latics (Wigan Athletic) - Uma simples derivação da palavra Athletic, o "sobrenome" do clube.

Página do clube na Web:

http://www.wiganlatics.co.uk/

Sua visita aqui neste simplório Blog é uma honra!!!

Um comentário:

MARIO TORRES disse...

Obrigado por falar do meu amado Wigan Athletic. Vivo ha 5 anos em Wigan e sempre que posso vou aos jogos.