segunda-feira, 30 de maio de 2011

Armazém Santa Ana - PR



Esta semana, vou "puxar" um pouco de sardinha para nossa Curitiba velha de guerra...


O Armazém Santa Ana tem cerca de 70 anos de muita história, além de ser o mais antigo do tipo na cidade de Curitiba ainda em funcionamento.

Quando foi criado por Paulo Szpak, um ucraniano que veio ao Brasil em 1929, com apenas 19 anos, o local, no distante bairro do Uberaba, era ponto de descanso de tropeiros.


O casarão que vendia inicialmente secos e molhados, com telhado alto e varanda, também oferecia querosene e grãos a granel.

Pedro, o herdeiro, ampliou a gama de produtos, introduzindo a venda de ferramentas, baldes, pregos, lampiões, panelas, e utensílios de ferro e metal, mas também ampliou os de itens de secos e molhados.


Atualmente com a terceira geração à frente dos negócios, os filhos Ana e Fábio, juntamente com a Mãe, Orlanda, acompanham o sinal dos tempos, deixando de lado as ferragens, destinando a varanda para ponto de encontro de amigos.


Junto aos secos e molhados e ferramentas, passaram a vender salames, queijos, broas caseiras, embutidos, compotas de frutas produzidas artesanalmente, vinhos, cerveja caseira e afins.

Os quitutes preparados na casa são uma atração à parte para quem gosta de deixar para trás o rebuliço urbano e seguir pela avenida cheia de meandros que leva ao sudeste da cidade, margeando ainda pequenas propriedades agrícolas e bucólicas paisagens com muito verde, mas que aos poucos dão lugar ao progresso e à especulação imobiliária.



No armazém, o tempo quase parou sobre a mesa coberta com oleado floral e ladeada pelo banco comprido onde os amigos reúnem em torno de tira-gosto tirado da barrica, do legítimo fernet.

No endereço, que em 1934 ganhou alvará como “taverna de segunda classe no Umbará”, enquanto se degusta salame, chouriço, queijo caseiro ou rollmops, o estômago agradece a brasileiríssima feijoada, ou então ao típico barreado paranaense.

Como os Szpack são de origem ucraniana, não pode também faltar o pierog, que é o pastel eslavo de massa cozida.

Conheça o Santa Ana...:

Entre uma e outra garfada, um olhar sobre o imenso balcão de madeira onde, ao lado da variedade de alimentos à venda, martelos, rastelos, pás e vassouras de piaçava disputam espaço e contam um pouco da história do bairro surgido no século 18.

Como opção tradicional de boteco, tem ainda a carne de onça, carne moída de primeira, servida crua com bastante tempero verde sobre uma fatia de broa de centeio. Para acompanhar, um bom elenco de até 12 variedades de cervejas servidas na temperatura correta, bem gelada.


E, ainda, para acompanhar, até os 30 tipos de cachaça produzidas de forma artesanal e que fazem a festa dos boêmios que têm no armazém o último reduto de uma Curitiba com jeito ainda de cidade do interior onde os colonos vem trazer produtos para a feira.

http://www.armazemsantaana.com.br/

O CAMISAS & MANIAS DESEJA UMA BOA SEMANA PARA TODOS!!!
OBRIGADO POR SUA VISITA!!!

Nenhum comentário: