quinta-feira, 26 de maio de 2011

Cross Connections C&M - SITC de Criciúma


Pegando uma "carona" na bela fotografia do meu amigo Alexandre Pedron do Site ANPLECO BUSS:

Nova Frota de ônibus para Criciúma
* Mais fotos na página do Anpleco ( para acessar,  Clique na imagem acima ).

Fiquei bastante curioso, pois até então não conhecia o transporte urbano de Criciúma, e ao ver as imagens captados pelo Alexandre, mais me intrigou ao reparar que o acesso é em nível de plataforma... Daí, este apaixonado por mobilidade urbana deu uma "fuçada"...

O Sistema Integrado de Transporte Coletivo do Município de Criciúma foi inaugurado em setembro de 1996 e conta com três Terminais de Integração: Próspera, Centro e Pinheirinho.



Os terminais recebem as linhas alimentadoras, fazendo em seguida a redistribuição dos passageiros para outras linhas, para a linha expressa ou para a linha troncal, que interliga os três terminais.

Ônibus alimentador (Chamado de "Branquinho" na cidade)


A linha expressa opera nos horários de pico sem fazer pausa nas paradas, a fim de reduzir o tempo de viagem entre os terminais.



No corredor exclusivo para ônibus, ao longo da Avenida Centenário, estão instaladas 32 estações intermediárias de embarque que possuem plataformas elevadas com rampas possibilitando acesso aos deficientes.

Uma das estações da Avenida Centenário
O Terminal Central possui elevador, escada rolante e duas Galerias Subterrâneas que ligam os dois lados da Avenida Centenário com acesso às plataformas de embarque e desembarque.



Quem precisa apenas atravessar a Avenida sem ingressar no sistema de transporte coletivo pode passar pela galeria que funciona como opção segura para transitar e dispõe de um centro de compras e serviços.

Um dos "Amarelinhos" na plataforma de transição de usuários


Renovação de FROTA

Parte da frota de ônibus novos de Criciúma, em Santa Catarina, já pode ser vista neste domingo, dia 22 de maio de 2011, circulando pela cidade. A cidade recebeu ao todo 23 veículos novos, eletrônicos e totalmente acessíveis, o que vem melhorar os serviços de transportes coletivos que necessitava de ônibus adaptados para portadores de necessidades especiais.

Foto: Ulisses Job (Site Busólogos Brasil)
A ACTU – Associação Criciumense de Transporte Urbano. Representa as empresas de ônibus de Criciúma, ao qual podemos citar a Auto Viação Critur Ltda, Expresso Coletivo Forquilinhinha / Expresso Rio Maina e ZTL – Zelindo Trento & Cia Ltda.



Para ler a matéria na íntegra, CLIQUE AQUI, ou acesse a página do site Busólogos Brasil, clicando no logo abaixo:


Foto: Engeplus ( Site Busólogos Brasil)

Fico por aqui, por enquanto... Obrigado pela visita... Tchau!

Nenhum comentário: