quarta-feira, 13 de julho de 2011

No ponto com C&M (13-07-11)

Em 13-07-2011


Novos LD’s e Mudança na padronização visual...

E então... A Viação Catarinense que opera diversos trechos no sul e sudeste do país, começa receber os novos ônibus LD G7 da Marcopolo.


Mas... (sempre tem...) com a novidade, chega também a criação de uma nova identidade visual, que neste primeiro momento não vem agradando muitos clientes e admiradores em todo o país.

BLOG: O Layout da Catarinense é tradicional! Podemos comparar com olharmos para um ônibus da Itapemirim, com o seu tom de amarelo irrefutável... Ou ainda, fazendo uma comparação mais fora dos preâmbulos, com uma latinha de Coca-Cola. Você de longe bate o olho e sabe que é uma Coca-Cola, pô! Essa padronização nova ficou bacana, na ótica de modernidade. Ficou clean, mas não adianta, não será a boa e velha Catarinense! 

Aliás, já que estamos no assunto IDV... Um trabalho visual bacana, que embeleza o veículo e ao mesmo tempo remonta a história de uma determinada empresa, é esta abaixo da TRANSPEN:


Este DD ficou bonito, e com uma plottagem muito bacana, mostrando o choque de gerações dos veículos utilizados pela empresa. O Antes e o Depois, retratados num belo trabalho visual.

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E o famoso Expresso Tiradentes em Sampa, antes de ter esta denominação e operacionalidade, foi o também o famoso “FURA-FILA”...


Fura-Fila foi o nome de um projeto de veículo leve sobre pneus (VLP) para a Cidade de São Paulo.

Foto de Sérgio Martire
A construção começou em 1997 durante a gestão de Celso Pitta, operou experimentalmente os primeiros 2,8 quilômetros em meados de setembro de 2000 por quatro meses.


O projeto inicial previa a construção apenas do percurso compreendido pelos trechos 1 e 2, ligando o Sacomã ao Parque Dom Pedro II e as obras se arrastaram por três anos e foram interrompidas em 2000.

Na época da operação experimental ( Foto Sérgio Martire)

Por anos, permaneceu como um esqueleto na avenida do Estado. No projeto original os veículos seriam articulados e alimentados por cabos catenários suspensos. 

Foto : Sérgio Martire

No ano de 2000 este veículo operou experimentalmente no trecho sobre o tampão do Tamanduateí por um período de quatro meses.

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Coisas que não entendo...

Vândalos atiram esferas de aço em 21 ônibus que circulam em Fortaleza

Parte da frota de ônibus responsável pelo transporte público em Fortaleza foi alvo de vandalismo na noite da última terça-feira (12). Segundo informações do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), 21 veículos foram atingidos por objetos metálicos entre a Avenida Aguanambi e a BR-116.


Além dos trechos das Avenida Perimetral, Avenida Osório de Paiva, e na Avenida João Pessoa.

De acordo com o Ciops, motoqueiros com garupeiros portando estilingues abordaram os ônibus e dispararam esferas de aço contra vidros e lataria dos veículos. Ao todo, 21 Boletins de Ocorrências (BO) foram realizados com testemunhos de usuários. Não houve feridos durante o ataque.


Segundo a assessoria de imprensa do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), há pouco mais de dez dias um motorista de ônibus sofreu uma agressão semelhante a registrada na noite de terça-feira. De acordo com a assessoria, ele está com uma esfera de aço alojada no ouvido

BLOG: Alguém por favor... por favooooorrrr... me explica, porque eu não entendo!

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Vou citar um pouquinho do:
O Metrobus é uma empresa de economia mista no estado de Goiás.


Possui 14 quilômetros de via segregada no Eixo Anhanguera. O Metrobus foi criada dia 29 de dezembro de 1997 , substituindo a antiga Transurb. 



Panorâmica de duas estações do sistema...

O Metrobus trabalha ligando a cidade de Leste á Oeste , possuindo 106 ônibus articulados, 6 Normais e 5 ônibus biarticulados, e atualmente atende 180 mil passageiros por dia.

Um Caio Topbus biarticulado do sistema Metrobus
Hoje a Metrobus está disponibilizando ônibus movidos a gás natural para fazer a rota Leste-Oeste.


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Articulados da Caio rumo ao BRT de QUITO...

E o modelo Millennium, escolhido para o novo projetode BRT da capital do Equador, conta com mais de 18 metros de comprimento e lotação para 35 passageiros sentados, 1 vaga para portador de deficiência e rampas de acesso que facilitam a entrada e saída de pessoas com mobilidade reduzida.

Para atender as exigências locais e alcançar o sucesso do negócio, a encarroçadora desenvolveu um projeto totalmente customizado e contou com a colaboração de sua representante no país, a Impobus S.A.

BLOG: Aqui nos corredores dos eixos em Curitiba, este modelo da Caio cumpre com louvor seu papel. É ágil, versátil e “valente”, pois dificilmente se vê um enguiçado no trecho.
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Novos por aí...


Acima... Novos ônibus de João Pessoa-PB


Mega BRT marcando presença na capital gaúcha...

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O "No Ponto com C&M" não fala somente em busões... Também explana sobre mobilidade urbana como um todo e abre espaço para um projeto bacana, se virar realidade... Entre as propostas para destravar o trânsito e o transporte público de Salvador apresentadas ao governo do estado, o consórcio Invepar aponta numa solução de longo prazo que considera definitiva: mais 20,5 km de linha de metrô, ligando Lauro de Freitas a Salvador, através da Avenida Paralela.


BLOG: Um projeto com propriedade, e belíssimo nos detalhes, além de unir pontos importantes da capital baiana. A riqueza do cuidado arquitetônico, com as modernas estações chega à deixar de boca aberta. Tomara que se concretize... E se pensar que em meados de 1873/76 já se achavam projetos de monorails e similares:

Projeto de monorail inventado por Meigs of Lowel (1873-1876) Massachusetts/EUA

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Para fechar o post...

Enquanto aguardava o término de um compromisso médico familiar, aproveitei para fazer alguns registros nas imediações do Terminal do Carmo, aqui em Curitiba:


Fachada fronta do Santuário N.Sra. do Carmo (Anexo ao terminal)

Visão panorâmica da Seção administrativa "Rua da Cidadania do Carmo"


Linha CTBA-Pedro Moro transitando especialmente pelo interior do Terminal, por conta dos desvios das obras na Marechal Floriano







Esse eu peguei pelo pé, praticamente...rsrsrsrs
Para minha alegria... Ainda na semana passada, recebi minha miniatura, um Paradiso G7 1200 com padronização para Viação Santo Anjo :

As primeiras fotos abaixo são ainda na oficina do amigo Edson (EdsonForBus-RJ):




Agora, o mesmo G7 já em Curitiba:

No trabalho, assim que chegou por Sedex...

Já em um local especial (provisório) em casa...

BLOG: Há muito tempo eu queria iniciar minha coleção de miniaturas de ônibus, e este é o primeiro de (tomara) alguns que virão por aí. Começei pela Santo Anjo da Guarda, por que  é uma empresa que sou fã (Mesmo sem nunca ter viajado em nenhum de seus ônibus). A miniatura é muito bacana, estou satisfeitíssimo, é fica aí o link do Edson:


Ah... Inclusive com uma matéria recente na Revista do Ônibus:


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Ok, pessoal... É isso aí. Agradeço sua visita ao Camisas & Manias, lembrando que as matérias aqui são oriundas das seguintes fontes:





http://g1.globo.com/

VAAALEEEUUU!!! Obrigado pela carinho com o C&M!!!

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