PARTE 1 - A IDA... |
Tá certo... Foi uma viagem rápida, muito rápida... Mas valeu cada minuto, mesmo embaixo de chuva e frio.
Minha esposa, como todos sabem, é fã do Rei do Rock, Elvis. E como consequência, temos alguns amigos em comum pelo Brasil, e em Floripa não seria diferente. Depois de algumas promessas de visitas, desta vez, somando-se à uma folga no meu trabalho, decidimos por visitar a Ilha da Magia no último final de semana (01-03 julho).
1.1 – BR’s, pontes e SC401...
A viagem de ida, muito embora, embaixo de uma insistente garôa que não cessava, foi tranquila. A BR-376 e a 101 estavam beeemmm tranquilas e tiramos nossos primeiros registros:
BR-376, Tijucas do Sul/PR |
BR-376, Guaratuba/PR |
Lembrando que a BR-376/101 possui até Floripa 4 (quatro) praças de pedágios, com cobrança de R$ 1,40 por auto e por eixo comercial. A tarifa é dentro da realidade (em comparação com a BR-277 por exemplo), e se for revertido para algumas melhorias na via, quem ganha é o usuário. E no trecho, o que podemos perceber é que muitas obras estão em andamento, com ênfase nas operações de contenções de encostas, visando o período chuvoso do verão. Mas no trecho da BR-101, entre Itajaí e Balneário, o asfalto está com bastante falhas.
Perseguindo o Expresso Maringá, Trecho de Serra (BR-376, Guaratuba/PR) |
BR-101, Joinville/SC |
Até a entrada em Biguaçu/SC o trânsito era livre, sem maiores problemas.
Quando entramos na RM de Floripa, começamos à sentir a moderada circulação à nossa volta. Em São José, já temos um trânsito pesado, urbano.
O trânsito em Floripa está complicado, não sendo diferente em todos os outros centros urbanos do país. Não foi a primeira vez em Florianópolis e lembro bem de 3 anos atrás quando estive lá, sobre já ter percebido os problemas viários na região.
Voltando ao hoje, ainda na BR-101 havia muita lentidão no acesso à BR-282 (Freeway), que dá acesso à ilha.
BR-282 (Freeway), Capoeiras (São José)/SC |
Mas essa lentidão na 282 é compreendida entre os trevos nos bairros Capoeiras e Coqueiros, em uma primeira observação. Depois, há um “alívio” e nova “gargalo” no acesso à Ponte Pedro Ivo de Campos.
Ainda na 282 (Freeway), Coqueiros (São José)/SC |
- Ôpa... pedacinho da Hercílio Luz ao fundo... |
Acesso à ponte Pedro Ivo de Campos |
INFORMATIVO C&M:
A ponte Pedro Ivo Campos é uma das três pontes que ligam a Ilha de Santa Catarina ao continente, localizada em Florianópolis, tendo sido a última ser construída.
É uma ponte com estrutura de ferro, mas com desenho igual ao de sua predecessora de concreto, a ponte Colombo Salles. Assim como as demais pontes da cidade, seu nome é uma homenagem a um governador, Pedro Ivo Campos, falecido durante o mandato (em 27 de fevereiro de 1990), antes da inauguração da ponte. Possui quatro pistas no sentido ilha.
Passando pela Pedro Ivo, com a Colombo Salles ao lado e Hercílio Luz ao Fundo |
INFORMATIVO C&M:
A ponte Colombo Salles é uma das três pontes do complexo que liga a Ilha de Santa Catarina ao continente, e a segunda a ser construída. Assim como as demais pontes da cidade, seu nome é uma homenagem a um governador, o engenheiro Colombo Machado Salles, por decisão da Assembléia Legislativa de Santa Catarina.
É uma ponte com estrutura de concreto, mas com desenho igual a de sua sucessora de ferro, a ponte Pedro Ivo Campos. O projeto arquitetônico é de autoria de Pedro Paulo de Melo Saraiva. Foi concluída em 1975 e possui 1.227 metros de extensão, contendo quatro pistas no sentido continente.
Pontes Pedro Ivo (Esquerda) e Colombo Salles (Direita) |
Já na ilha, o trânsito sentido Norte Ilha segue legal, apesar de ser uma sexta, e as obras no entorno da Hercílio Luz, ali no início da Avenida Beira Mar (Que estavam atormentando os veículos no sentido centro...).
A fluidez nas vias em Floripa e região se dá muito rápido.
O limite de velocidade na Beira Mar é de 80 km, e os motoristas de Floripa são ágeis, utilizando-se das faixas e lanternas rapidamente. Se o carro ao lado ligar a seta para seu lado, ele vai trocar de faixa imediatamente. Inicialmente você fica meio “assustado” com essa rapidez, mas aos poucos vai assimilando e habituando, e quando vê, já está no mesmo ritmo.
A fluidez nas vias em Floripa e região se dá muito rápido.
Embaixo da Hercílio, na Avenida Beira Mar... |
O limite de velocidade na Beira Mar é de 80 km, e os motoristas de Floripa são ágeis, utilizando-se das faixas e lanternas rapidamente. Se o carro ao lado ligar a seta para seu lado, ele vai trocar de faixa imediatamente. Inicialmente você fica meio “assustado” com essa rapidez, mas aos poucos vai assimilando e habituando, e quando vê, já está no mesmo ritmo.
A Avenida Beira Mar Norte é uma avenida de Florianópolis. Localiza-se na região central da cidade, entre a parte inferior da Ponte Hercílio Luz e o viaduto de acesso ao Norte da Ilha.
Trata-se de uma avenida que corre junto ao mar, sem, contudo, possuir uma praia. O mar, no caso, bate em pedras que encontram diretamente um calçadão, onde é comum encontrar moradores e turistas passeando, se exercitando ou andando de bicicleta pela ciclovia que o ladeia.
Possui três pistas paralelas, com limite de 80km/h e radares, principalmentes nos semáforos. A Pista mais externa dá acesso ao sul da cidade e às pontes que levam à região continental da cidade, a do meio corre no sentido oposto, levando ao norte da cidade e em direção à região da UFSC, e a pista mais interna corre no mesmo sentido, dando acesso ao bairro Agronômica. Todo ano a principal festa de ano-novo em Florianópolis ocorre à Beira-Mar. A festa é uma das maiores do Brasil, chegando a receber mais 350 mil pessoas.
Trata-se de uma avenida que corre junto ao mar, sem, contudo, possuir uma praia. O mar, no caso, bate em pedras que encontram diretamente um calçadão, onde é comum encontrar moradores e turistas passeando, se exercitando ou andando de bicicleta pela ciclovia que o ladeia.
Possui três pistas paralelas, com limite de 80km/h e radares, principalmentes nos semáforos. A Pista mais externa dá acesso ao sul da cidade e às pontes que levam à região continental da cidade, a do meio corre no sentido oposto, levando ao norte da cidade e em direção à região da UFSC, e a pista mais interna corre no mesmo sentido, dando acesso ao bairro Agronômica. Todo ano a principal festa de ano-novo em Florianópolis ocorre à Beira-Mar. A festa é uma das maiores do Brasil, chegando a receber mais 350 mil pessoas.
O visual e o entorno da Avenida Beira Mar é fantástico. Amplo e com bastante visibilidade, nos dá uma agradável sensação de conforto e liberdade. Juntamente com o fluxo rápido, temos um belo conjunto com o visual do mar logo ali, ao lado. Até ali, no acesso à parte norte e à SC-401, nada à reclamar de placas e informações...
SC-401... Foi parando... "devagando"... e Parou! |
Mas não chegamos ainda. O nosso hotel fica no Cacupé, e depois de sair da Beira Mar Norte, entramos pela SC-401, e aí... foi parando, parando, parando... PAROU!
Operação de retirada da carreta... Pista completamente interditada... |
Devido à um acidente na noite anterior, em que uma carreta (bi-trem) transportadora de cimento errou a curva e suas rodas caíram nas valetas do acostamento da estrada, causando seu tombamento na via, a SC-401 ficou em meia pista (sentido Norte), durante toda amnhã de sexta, e a Polícia Rodoviária decidiu interditá-la totalmente por voltas das 13 horas de sexta (?!) para a operação de retirada. O que vocês acham... Erro feio... A operação levou quase 1hora e meia, e a SC-401 com o fluxo importante que tem, na ligação centro-Norte ilha... Já viu, né? Parou TUDO!... Até o centro da ilha... Maior nó no trânsito.
INFORMATIVO C&M:
A SC-401 é uma estrada estadual que localiza-se inteiramente dentro da cidade de Florianópolis, sendo a principal ligação entre o Centro da cidade e o Norte da Ilha.
Mapa da ilha com destaque para a SC-401 |
A rodovia vai do bairro Itacorubi até o bairro Canasvieiras. Em alguns trechos a SC-401 possui duas faixas, noutros trechos apenas uma (Obras de duplicação estão ocorrendo nestes trechos). As confluências entre duas faixas, em dias de movimento intenso, causam pequenos engarrafamentos. O trânsito é muito intenso na rodovia principalmente em fins-de-semana ensolarados no verão, já que as principais praias de Florianópolis estão no norte da Ilha (Jurerê, Canasvieiras, Ingleses, Brava, entre outras). Engarrafamentos quilométricos não são raros em tais ocasiões.
Ao longo da rodovia a velocidade máxima permitida varia entre 80 km/h, 60 km/h e 40 km/h (no trecho do pedágio desativado).
Praça desativa de pedágio na SC-401 |
Ao longo da SC-401 é possível acessar os bairros Santo Antônio de Lisboa, Cacupé, Vargem Grande, Jurerê (este por meio de um elevado), Ratones, Canasvieiras (por meio de uma rótula que delimita a rodovia), entre outros.
A rodovia possui como peculiaridade uma praça de pedágio desativada que não chegou a funcionar, dada a pressão da opinião pública contra a obrigatoriedade de se pagar pedágio para transitar dentro do próprio município. No trecho da praça de pedágio a velocidade limite da rodovia reduz de 80 km/h para 40 km/h.
O índice de acidentes na SC-401 é elevado... |
Bem como várias rodovias brasileiras de tráfego intenso, a SC-401 é palco de muitos acidentes automotivos, sobretudo em feriados como o Carnaval.
De volta à nós... Como estávamos viajando, curtindo... Por isso estávamos calmos... Mas o pessoal que estava nos ônibus e nos carros ficaram bem revoltados. Quase todos reclamavam com os policiais que poderiam ter planejado outra hora de menos fluxo para a operação, mas... Aproveitei e tirei mais algumas fotos.
Neste momento, eu tive a primeira evidência de que o motorista de Florianópolis é mais consciente e educado que em muitos outros locais do Brasil... NOTA: Fuidez segura de trânsito não é imprudência, deixo bem claro, como citei à pouco sobre a Avenida Beira Mar Norte. É questão de atenção e educação dos motoristas em utilizarem corretamente as setas e espelhos.
Uma ambulância do resgate dos Bombeiros passou pela rodovia com muita facilidade, devido à ajuda dos demais motoristas, que abriam passagem sem pestanejar para a viatura, onde inclusive, muitos motociclistas vinham à frente, pedindo educadamente aos motoristas que movessem os carros para o lado para a passagem da viatura.
Depois da liberação da via, seguimos em frente, e aí vem minha primeira reclamação de Floripa... Informação.
Em alguns pontos da ilha faltam placas informativas... |
Para acessar ao bairro Cacupé, não havia nenhuma placa, nada no sentido Norte da estrada, e acabamos por passar do acesso, e desconfiados disto, nós paramos no pedágio/posto policial para pedir informações, e aí com a devida orientação, regressamos ao Cacupé via Santo Antonio de Lisboa.
Panorama de uma rua do bairro Cacupé |
Rapidinho... Igreja do bairro Santo Antonio da Lisboa... Depois tem mais... |
Chegamos ao hotel, um pouco cansados, devido ao imprevisto na SC-401. Por isso no resto da sexta, decidimos mesmo por descansar.
Entrada do Hotel Sesc Cacupé ... Ufa...Chegamos! |
Demos uma voltinha ali por perto do Hotel mesmo e preferimos deixar para dar os rolês no sábado... O C&M mostra como foi, depois, na parte 2. Até...
>> Clique AQUI para ver a Parte 2 de C&M em Floripa
Obrigado pela Visita... VALEU!!! |
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