O TransMilenio é um sistema de transporte público metropolitano de veículos leves sobre pneus (VLP's) ou BRT (Bus Rapid Transit) que funciona na cidade de Bogotá, Colombia.
Diagrama das linhas que compõem o Sitema |
abaixo posto um vídeo, com boas imagens do sistema (está em inglês, mas vale à pena ver):
A construção iniciou-se em 1998, durante a administração do Prefeito Enrique Peñalosa Londoño, e sua inauguração aconteceu no dia 18 de dezembro de 2000, com as troncais da Avenida Caracas até a Avenida dos Comuneros (Calle Sexta) e a Calle 80. Foi inspirado na RIT de Curitiba.
Novas troncais tem sido habilitadas desde então, e tem outras em andamento.
As estações de embarque e desembarque de passageiros seguem o padrão adotado no metrô, com bilheterias em anexo, e plataformas de embarque e desembarque.
Entrada de uma das estações do sistema |
Abaixo, dois vídeos curiosos e engraçados, mas que indiretamente mostram parte da operacionalidade destas estações:
Tradicional em alguns dos sitemas BRT's : Acesso aos veículos no mesmo nível da plataforma |
Como Bogotá tem um apelo ciclístico muito grande, a maioria das estações do TransMilenio são dotadas de Bicicletários (chamados de Cicloparqueaderos), em que os usuários se deslocam de casa à estação e lá deixam sua bikes e vão ao trabalho ou compromissos de TransMilenio, e vice-versa. Veja abaixo:
Mapa do Sistema em uma das estações |
No início das operações do TM, os veículos utilizados eram exclusivamente articulados.
Somando-se à isso a crescente e assustadora demanda gerada pela implantação do novo meio de transporte, pois os sistemas de ônibus na Colômbia eram (e ainda o são, em parte) caóticos, sem controle, fiscalização e sem ordenamento de linhas, apresento o principal problema do sistema : A superlotação.
Porém a Colômbia está fazendo jus ao apelido recebido no meio internacional de "A Terra dos BRT's" e já está resolvendo a situação com o advento de ônibus bi-articulados e readequamento de horários e linhas, principalmente no horários de maior pico.
Os novos Bi-articulados do Sistema |
Mas, infelizmente, outro problema mais recente tem preocupado, e muito, os técnicos e responsáveis pela operacionalidade do sistema: O Vandalismo. Em Bogotá, o TransMilenio tem sido alvo da fúria de qualquer tipo de revolta ou manisfestação popular.
Na imagem acima, uma manifestação de estudantes resolveu bloquear a passagem dos veículos para chamar a atenção. Detalhe: O problema nada tinha à ver com o sistema.
Flagante de incêndio ateado em veículo do TM por estudantes que minutos antes haviam se envolvido em briga com a polícia.
Acima um vídeo, mostrando cenas de vandalismo no sistema, por conta da revolta de comerciantes ambulantes que tiveram produtos apreendidos pela polícia. Ou seja, o sistema nada tinha à ver com isso... Apesar que aqui no Brasil está igual... Por qualquer coisa, agora os vândalos infiltrados no meio dos manifestantes já dão a idéia de "queimar um ônibus"... Ridículo.
Na própria Colômbia a sociedade já se deu conta disto... Como cita um comentário de um cidadão colombiano na matéria, "- O Transmilênio ultimamente como sempre, pagando o pato!"
Mas, problemas à parte, o fato real é que para a maioria da população de bem da Colômbia, o TransMilenio foi um divisor de águas, e motivo de orgulho. Houve uma imediata identificação. Por exemplo... Eles não falam, -"vamos andar de ônibus". Eles falam, -"vamos de TransMilenio".
Noivos e convidados indo para Igreja de TransMilenio |
É isso aí meus amigos e pacientes leitores. Fico por aqui. Posteriormente trarei matérias de outros BRT's espalhados pelo mundo.
OBRIGADO POR SUA COMPANHIA e VISITA !!! |
Nenhum comentário:
Postar um comentário