segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Manaus, 342 anos e Ponte Rio Negro

MANAUS, 342 anos !!!
24 out 1669 - 2011

Foi Fundada em 1669 com o forte de São José do Rio Negro. Elevada a vila em 1832 com o nome de Manaus, que significa "Mãe dos deuses", em homenagem à nação indígena dos manaos, sendo legalmente transformada em cidade no dia 24 de outubro de 1848 com o nome de Cidade da Barra do Rio Negro.

Mapa da região em meados de 1562

Somente em 4 de setembro de 1856 voltou a ter seu nome atual.

Ficou conhecida no começo do século XX, na época áurea da borracha. Nessa época foi batizada como "Coração da Amazônia" e "Cidade da Floresta". 

Manaus em 1865

Atualmente seu principal motor econômico é o Polo Industrial de Manaus, em grande parte responsável pelo fato de a cidade deter o sexto maior Produto Interno Bruto (PIB) do país, atualmente.


A cidade possui a maior região metropolitana do norte do país e a décima do Brasil, com aproximadamente 2.210Mi de habitantes (IBGE/2010). Em Manaus residem atualmente (2010) 1.805Mi de pessoas, sendo a sétima cidade mais populosa do Brasil.


A cidade aumentou gradativamente a sua participação no Produto interno bruto brasileiro nos últimos anos, passando a responder por 1,4% da economia do país. No ranking da revista América Economía, Manaus aparece como uma das 50 melhores cidades para fazer negócios da América Latina.

Ponte Rio Negro

E, hoje, no aniversário de Manaus, ocorre a inauguração da Ponte Rio Negro, que ligará as cidades de Manaus e Iranduba.

Com 3.595 metros de extensão, apoio central com 162 metros de altura e vão central de 55 metros de altura, para possibilitar a passagem de navios de grande porte, a construção da ponte foi marcada por desafios de engenharia e logística.


Vídeo com reportagem antes da construção:


Na execução das estacas de fundação, por exemplo, foram realizadas escavações em grandes profundidades – até 60 metros abaixo do leito do rio - em solos com composição diferentes a cada trecho. Para superar esse desafio, foram utilizadas estacas de até 90 metros de comprimento e guindastes embarcados de 300 toneladas para o transporte de tubos-camisa de 75 toneladas para a execução das estacas.


A combinação de rocha, areia e argila no subleito do rio exigiu que dezenas de engenheiros, projetistas e profissionais de diversas áreas se dedicassem durante meses a entender os mistérios do Rio Negro, sobre o qual se dispunha até então de poucas informações sobre características geológicas, geotécnicas e hidrológicas.

A Ponte Rio Negro é uma obra do Governo do Estado do Amazonas, com financiamento pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e construída pela Camargo Corrêa.

Parabéns, povo Manauara!!! 

Obrigado...

Nenhum comentário: