segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Sport Club SÃO PAULO-RS


É com alegria que exponho minha 161ª camisa da coleção:


Esta camisa foi uma das primeiras que ganhei. E justamente de um clube do qual tenho maior carinho e admiração. 


Ø Fundação ...
04 de outubro de 1908 (103 anos).



Ø Você sabia?...

O São Paulo joga dois clássicos na sua cidade: um contra o Rio Grande (chamado Rio-Rita) e o outro contra o Footbal Club Rio-Grandense (chamado Catu-Rio ou Rio-Rita).


Ø Mascote ...
Leão (Leão do Parque) 




Ø Você sabia?...
Quando foi campeão gaúcho em 1933 (ao vencer o Grêmio na final, pelo placar de 2 a 1). o São Paulo ainda não havia adotado o atual escudo, apesar de já utilizar as cores da bandeira de Portugal no uniforme.



Ø Você sabia?...
O São Paulo realizou uma vitoriosa excursão em 1981 pela Venezuela, Equador e Colômbia. O Rubro-Verde ganhou um torneio contra o Deportivo Táchira.



Ø Você sabia?...

Que o clube nasceu de uma forma curiosa: Em 1908, quatro rapazes assistiam um treino do Rio Grande, time formado praticamente por ingleses e alemães que vivam na cidade. Até que, certa hora, a bola saiu do campo, parando ao lado dos moços. Espertamente, eles esconderam a bola, artigo raro na época, e falaram que ela tinha se perdido. Um destes quatro era o descendente de português, Adolpho Corrêa, que, sem espaço no clube tradicional, resolveu que era hora de criar o próprio clube. E então, resolveram pedir para a mesma empresa que patrocinava o Rio Grande, que cedesse um espaço para a fundação do SC São Paulo.



Ø Estádio(s) ...
Estádio Aldo Dapuzzo (Aprox. 10.000 pessoas) 

Visão aérea do Aldo Dapuzzo


No dia 23 de março de 1980 o Aldo Dapuzzo recebeu um dos maiores públicos de sua história para assitir ao empate (0 à 0) do Leão pelo Campeonato Brasileiro (Série A) contra o Flamengo-RJ de Zico, Adílio e Júnior.


Ø Você sabia?...
Em 26 de dezembro de 1940, aconteceu a famosa partida, válida pela Taça Confraternização, entre São Paulo e Rio Grande: Após empates no tempo normal e na prorrogação, a disputa era ferrenha na cobrança de pênaltis. Os dois times, já cansados, conversaram com o juiz, que resolveu acabar a partida, declarando os dois clubes campeões. A taça em disputa foi cortada ao meio e dividida entre os rivais. 

A famosa Taça "dividida" no acervo de taças do Leão do Parque

Hoje, temos duas versões:

Versão antiga: a versão contada pelos dois clubes afirma que São Paulo, Rio Grande e Riograndense, os três times da cidade, disputaram a Taça Confraternização. Na final, deu São Paulo e Rio Grande, o clássico Rio-Rita. Após sucessivos empates, as equipes decidiram “serrar” o troféu.

Nova versão: a pesquisa do jornalista Willy Cesar assegura que os empates sucessivos não aconteceram. Houve o Torneio Confraternização, com as três equipes, porém o São Paulo foi o campeão, com uma vitória e um empate no triangular. O clube resolveu “cortar” a taça e dar a metade ao Rio Grande em sinal de amizade ao co-irmão. Abaixo o link com a reportagem na íntegra:




Template com padrão listrado, bem certinho. Tonalidades de cores do clube, deixando a camisa com personalidade forte. Material de boa qualidade, bom e bem leve. 


O escudo poderia ser melhor centralizado na listra verde ao qual está acondicionada, e, pela beleza da camisa, poderia ser bordado.  Alguns dos logotipos de patrocínios estão destoando da camisa.

A única coisa que tenho à lamentar fora a avaliação acima que é característico do blog, é que, como foi uma camisa ganha em sorteio, recebi tamanho “P”, e por isso não consigo usá-la em Curitiba. Sabe como é, né? Os gordinhos só conseguem usar “GG”, rsrsrsrs... Mas um dia vou à Rio Grande (quero conhecer o Aldo Dapuzzo) e compro logo a coleção inteira GG e trago para usar em terras curitibanas.!

Parabéns, Leão!

Deixo aqui o “grande abraço” à todos os visitantes do blog, meu muito obrigado pela visita, e um até logo! 

Tchau...

Nenhum comentário: