segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Igreja Matriz de N. Sra. de Nazareth

Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazareth
SAQUAREMA-RJ

No distante ano de 1630, mais exatamente no dia 8 de setembro, após uma forte tempestade, um pescador saiu para ver suas redes proximo ao mar de Saquarema.

Ao passar pela colina, onde hoje está erguida a Matriz encontrou próximo ao Costão, morro de pedras que fica localizado no centro da cidade, uma forte luz. 


Decidiu então chegar mais próximo e encontrou uma imagem de Maria (Mãe de Jesus) e deu-lhe então o título Nossa Senhora de Nazareth.


Decidiu então, levar a imagem a para sua casa , para protegê-la do tempo. 

Antes, porém, reuniu toda vila composta de pescadores e índios para mostrar seu achado.

Após guardarem a imagem, foram dormir. No dia seguinte, descobriram que a imagem não estava no mesmo lugar, e iniciou-se uma grande procura em toda a aldeia, achando-a horas depois, no mesmo morro onde foi encontrada.

Levaram-na novamente para a casa, mas na manhã seguinte ela desapareceu novamente, sendo achada no mesmo morro. 

Isso ocorreu por mais duas vezes.


Então decidiram construir naquele morro uma pequena capela em homenagem à imagem, que logo deram o nome de Nossa Senhora de Nazareth, mas a fama dos milagres se espalharam por toda a região, fazendo com que a capela no alto do morro ficasse pequena. 

Rapidamente foi construída uma igreja de maiores dimensões inaugurada em 1837.


Desde aquele tempo até hoje, a Virgem de Nazareth realiza seus milagres, o que atrai a cada anos mais devotos fazendo com que hoje a sua festa realizada no dia de seu encontro, 8 de setembro, seja a terceira maior festa do Brasil e o primeiro Círio de Nazaré do Brasil.

Saquarema-RJ é o berço da devoção à Senhora de Nazareth no Brasil.

Imagem da Igreja pela visão do Google Earth

Até os dias de hoje a verdadeira e única imagem encontra-se em sua Matriz, sendo cercada de amor, e encontra-se revestida com seu tradicional e rico manto, símbolo desta devoção, reinando através dos séculos com quase 400 anos de história, fé e devoção.


Existe uma comoção popular para que a Excelsa Virgem um dia seja proclamada Padroeira do Estado do Rio de Janeiro.


Dentre as festas religiosas podem-se citar como as de maiores destaques a de Nossa Senhora de Nazareth (padroeira do município), que ocorre do dia 30 de agosto a 8 de setembro e que é a terceira maior festa católica do Brasil e o mais antigo círio de Nazaré do país, datado de 1630, sendo mais antigo até mesmo que o famoso círio de Belém, no Pará.


Com vista panorâmica, esta igreja foi construída em 1837 e divide as praias da Vila e da Barra Nova, cuja continuação é a famosa praia de Itaúna. 



No mês de setembro acontece a festa de Nossa Senhora de Nazaré e a área da igreja fica bastante movimentada. 

Desejo uma ótima semana...

Obrigado por sua visita!!!

Nenhum comentário: