domingo, 6 de março de 2011

Caminho do Vinho - SJP

Já houve um tempo em que esta época de Carnaval fazia muita diferença para este blogueiro...

Entretanto, estes dias de folga também são ótimos para saídas próximas, em se levar em conta que Curitiba praticamente fica vazia, com a migração da galera para as praias.

Ontem (05) fizemos um passeio rápido, novamente, à Colônia Mergulhão, em São José dos Pinhais, para além de degustarmos um delicioso café colonial, eu pudesse novamente, ter em mãos um delicioso vinho da região.


A Colônia Mergulhão está localizada na área rural, entre as Colônias Acyoli, Murici e Rio Pequeno, a 10 Km da sede do município de São José dos Pinhais, sendo as Famílias Daldin, Bortolan, Bim, Juliatto, Pissaia e Possobom, as primeiras que se estabeleceram-se na região, trazendo a tradição da produção artesanal do vinho e outros costumes.



As ruínas da primeira Capela, encontram-se na chácara da Família Possobom (séc.XIX). Em 1938 foi erigida a segunda Capela de N.Sra. da Imaculada Conceição, em espaço cedido pela Família Daldin e construída pela comunidade, na estrada principal da Colônia - Estrada do Mergulhão. Em 1992 a Capela é demolida, dando espaço à da atual, preservando-se o Campanário (1952).


* * *

A identificação do potencial turístico da região ocorreu em 1998, quando foi realizado o inventário para posterior elaboração do Plano de Desenvolvimento Turístico de São José dos Pinhais. Em 1999 iniciaram-se as reuniões participativas com a Comunidade, onde foi apresentada a proposta do projeto “Caminho do Vinho”.


Hoje, o Programa Caminho do Vinho, instituído e coordenado pela Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, abrange a Colônia Mergulhão e arredores, fomentando ações de desenvolvimento, divulgando o folclore, artesanato, comidas típicas, a valorização do patrimônio histórico-cultural, por meio do estímulo à preservação e conservação das casas históricas, qualidade dos produtos comercializados como o vinho, suco, graspa e licores, produtos coloniais (salames, queijos, compotas, bolachas, conservas, entre outros) e agrícolas, transformando a região em um “produto turístico” diferenciado.


Atualmente a Rota de Turismo Rural “Caminho do Vinho”– Colônia Mergulhão, possui 30 propriedades rurais envolvidas nas mais diversas atividades como cantinas e adegas, restaurantes e cafés coloniais, chácaras de lazer, minhocário, pesque-pague, pousada, entre outras e, mantém ainda hoje edificações típicas da colonização italiana, bem como de outras influências, consideradas de valor histórico, ainda utilizadas como residências das famílias Bortolan, Hungaro, Daldin, Juliatto e Pissaia.


Aos sábados e domingos, na Linha Turismo-Caminho do Vinho, com embarque em frente ao Shopping São José, os visitantes percorrem o Caminho do Vinho em 05 rotas diferentes, terminando o passeio em cafés coloniais aos sábados e iniciando com almoço aos domingos, sendo recebidos e acompanhados com Guia de Turismo credenciada, integrante da comunidade e caracterizada de italiana.

Ônibus que faz o trajeto turístico na região (Linha Turismo-Caminho do Vinho)
Crédito foto: Welington Santos (Ônibus é meu hobby)

O resgate e conservação da cultura italiana trazida pelos primeiros imigrantes da região é um desafio constante a ser buscado por meio do idioma, gastronomia, artesanato, danças típicas e canto, tendo no Grupo Folclórico Italiano Cuore D`Itália, no Coral Italiano Belvedere e no envolvimento da comunidade, por meio da Associação Caminho do Vinho-Colônia Mergulhão (ACAVIM), fruto do hoje Programa Caminho do Vinho, grandes aliados.

Informações colhidas no site da Pref. Mun. de São José dos Pinhais-PR, acesse :

* * *
Até mesmo o fluxo de veículos na cidade e região metropolitana melhora sensivelmente nesta época de feriados prolongados. O passeio foi muito bom, e após o "divino" café colonial, passamos em uma das diversas vinícolas da região e comprei minha garrafa de vinho.


Taí uma excelente pedida para os que não gostam das folias do carnaval. Mas para o que adoram o Carnaval, não se esqueçam: Curtam a folia com responsabilidade e cuidado. Até depois...

BOM DIVERTIMENTO, E OBRIGADO PELA VISITA !!!

Nenhum comentário: