sexta-feira, 11 de março de 2011

Japão...8,9 graus

Hoje pela manhã, ao acordar, me deparo com notícias extremamente assustadores, oriundas do outro lado do mundo...

TERREMOTO E TSUNAMI NO JAPÃO

Um forte terremoto de 8,9 graus na escala Richter atingiu a costa nordeste do Japão nesta sexta-feira (11), causando pânico e danos em diversas cidades do país. 

Gráfico mostrando a origem e deslocamentos do terremoto. (R7)
Casas são arrastadas para o mar e pegam fogo após tsunami provocado pelo terremoto em Natori, no nordeste do Japão.  ( R7 )

O tremor fez com que as autoridades locais emitissem um alerta contra tsunamis (ondas gigantes) de pelo menos 10 m de altura.

Casas são varridas pelo tsunami em Natori City, no nordeste do Japão. (R7)

De acordo com o USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos), o epicentro do abalo sísmico foi registrado a uma profundidade de 24,4 km no oceano Pacífico, a 130 km da ilha de Honshu, a maior do arquipélago japonês, e a 373 km da capital do país, Tóquio.

Arredores do aeroporto de Sendai, no Japão.  (R7)

Moradores de Kesennuma, na região de Miyagi, observam, impassíveis, a onda de destruição que o tsunami deixou no norte do Japão.  (R7)

Edifícios em Tóquio balançaram e muitos carros caíram de pontes. Também foi registrado incêndios em algumas cidades e todos os trens no norte do país pararam de funcionar.



O aeroporto de Sendai, no norte do Japão, ficou inundado após a passagem do tsunami provocado pelo terremoto de 8,9 graus e no detalhe, podemos ver as pessoas isoladas no teto, com automóveis e entulhos à volta...  (R7)

Os novos tremores ocorreram com um intervalo de três minutos. O primeiro, de 6,2 graus, ocorreu às 15h59 desta sexta-feira, no horário de Brasília (3h59 de sábado no horário local), com uma profundidade de apenas 1 km. O segundo, às 16h03 (4h02 no horário local), com 24,8 km de profundidade.

Cenário devastador em Natori, no Japão.  (R7)

A polícia japonesa disse ter encontrado entre 200 e 300 corpos boiando na cidade de Sendai. Autoridades afirmam que todos os 1.200 moradores da região de Wakabayashi, em Sendai, foram atingidos pelas ondas gigantes, segundo o site do jornal Japan Times.

Barcos de pesca e automóveis são levados pelo tsunami na cidade de Iwaki, no distrito de Fukushima, norte do Japão.  (R7)

O jornal Japan Times e agências de notícias também informam que as autoridades deram por desaparecido um trem de passageiros no nordeste do país. Uma embarcação com cerca de cem pessoas a bordo foi arrastada pelas ondas gigantes de um tsunami na região da cidade de Miyagi, nordeste do Japão, indicaram os meios de comunicação. 

Segundo as notícias mais recentes, novos tremores ocorreram no Japão novamente, em escalas de 6.4 à 6.9 graus.

A Mídia está acompanhando esta triste tragédia em cobertura DIRETA. Na web :

Globo.com

Portal R7 (Record)

Nenhum comentário: