sábado, 9 de julho de 2011

C&M em Floripa (Parte 2)

PARTE  2
Chuva, frio... a manhã de sábado em Floripa


Depois de uma boa noite (chuvosa) de sono, vi que as previsões se equivocaram completamente. Os principais canais de previsão de tempo, tinham apontado que o sábado na grande Florianópolis seria de Sol entre nuvens, com pouca chuva... Que nada! O céu amanheceu na cor de chumbo com chuva e frio!... Olha o meu ânimo na primeira foto do dia: 

A Rô animada... Já eu... (Pô chuva em Floripa? Sacanagem...)

Antes de qualquer coisa, fomos dar uma rápida caminhada nas imediações do hotel, e registramos algumas imagens rápidas do Cacupé. 



INFORMATIVO C&M:

Cacupé é um bairro da cidade brasileira de Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina. Localiza-se no centro-norte da Ilha de Santa Catarina, fazendo parte do distrito de Santo Antônio de Lisboa. 


O nome é de origem tupi-guarani e provavelmente significa "verde por trás do morro".

É formado por duas pontas que avançam sobre a Baía Norte, denominadas Cacupé Grande e Cacupé Pequeno. Estes são também os nomes dados às duas praias arenosas (ou conjuntos de praias) da localidade, sendo cada praia situada junto à respectiva ponta.

No passado, os moradores do local se ocupavam da pesca artesanal e da agricultura de subsistência. É uma área turística, frequentada principalmente por turistas locais.Devido à bela vista panorâmica da Grande Florianópolis; nos últimos anos, viu-se a crescente ocupação no bairro junto às praias, de residências e condomínios de classe alta.


Até as gaivotas estavam modorrentas, pelo aspecto cinza chumbo no céu... Afff...

Aí um simpático viale da transol me animou um pouco...


Depois de um rápido, mas, divino café, uma breve volta para conhecer mais um pouco do hotel do SESC:

Um simpático telefone-golfinho

A entrada do centro Multi-uso do hotel

O hotel é muito bem estruturado, como quase todas as unidades do SESC pelo Brasil. O centro multi-uso é bacana, reúne todo aparato de diversão, cultura e entretenimento em um moderno prédio. Possui ainda mini-sala de cinema, sala Hi-Fi e mini-teatro.


Sacada com o complexo aquático ao fundo.
Rumamos para a primeira parada do dia: Santo Antonio de Lisboa (por onde chegamos, lembram?)...

Panorama de S.A. Lisboa (Foto: WEB)

É de se imaginar que a Igreja Matriz do bairro fosse denominada algo em torno de Santo Antonio... né? Nããoooo...:


O distrito é bucólico, mas muito simpático. Gostoso de se estar, com uma calma absurda. Reúne um grande aparato histórico, por suas raízes acçorianas e vata gastronomia, que é mais atuante no verão (lógico)...

Perfil em um dia de verão... (Foto WEB)

INFORMATIVO C&M:

Santo Antônio de Lisboa é um lugar tranqüilo, de árvores antigas, natureza bela e encantadora, e reconhecida gastronomia. 

Fundada em 1752 pelos primeiros açorianos que conquistaram a Ilha, é uma praia com arquitetura colonial, onde localiza-se a primeira rua calçada da Ilha. Foi, antigamente, o principal ponto de ligação marítima com o Centro da capital.

Praia em S.A. Lisboa (Foto: Web)
Nos últimos anos, tem se destacado o cultivo de ostras e mariscos. É possível, ao anoitecer, ver as luzes do Centro refletindo sobre as águas de Santo Antônio de Lisboa. Extensão: 750m. Possui diversas casas em arquitetura açoriana, lojas de artesanato regional como tapeçaria.






Além disso la pode-se encontrar diversos restaurantes especializados em frutos do mar com vista para o mar, ideais para curtir o por-do-sol. Confira a feira de artesanatos aos domingos.

Como chegar: Saindo do Centro rumo ao Norte da Ilha. Entrar sentido Santo Antônio de Lisboa, antes da cabine do pedágio desativado.

Localização: Localizada a 13 km do Centro de Florianópolis, Norte da Ilha. Entre a Praia do Sambaqui e Cacupé.

Praça Getúlio Vargas ( S.A. Lisboa-FPLS)

Rumamos em direção ao Norte da Ilha, para conhecer o conjunto de balneários famosos da região, como Canasvieiras, Jurerê, Ingleses e Brava. Primeira parada: Canasvieiras.


INFORMATIVO C&M:

Canasvieras é um local concentra em si grande parte do movimento das praias do Norte. É um dos balneários mais antigos da Ilha, totalmente repleto de restaurantes, bares, hotéis, lojas e feiras de artesanato. Sendo um verdadeiro reduto dos argentinos, e por isso, encontra-se informações nos estabeleciemtos também em espanhol. A cosmopolita Praia de Canasvieiras parece uma cidade, que fica lotada no verão, dispensando aos turistas a ida até o Centro, por oferecer variadas opções de lazer, divertimento, gastronomia e compras. Extensão: 2.200. O melhor da praia de Canasvieiras esta no mar bem em frente ao costão esquerdo da praia, a Ilha do Francês, esta possui sítios arqueológicos e bons lugares para mergulho livre, das diversas formas de chegar a ilha o preferidos são os caiaques oceânicos.

Como chegar: Saindo do Centro rumo ao Norte da Ilha, seguir sempre sentido à Praia de Canasvieiras.

Localização: Localizada a 27km do Centro de Florianópolis, Norte da Ilha. Entre a Praia de Jurerê e Caichoeira do Bom Jesus.


Canasvieiras é independente. Possui ampla estrutura e isso é notório logo na chegada. O comércio é amplo e variado, e realmente não é necessário recorrer à outros locais ou ir ao centro quande se está lá. Fomos à praia, perto do cais... Neste momento o tempo começava à dar sinais de melhora e fui me animando...





Dali, seguimos rumo à Jurerê e Jurerê Internacional...


INFORMATIVO C&M:


Jurerê e Jurerê Internacional: A praia tem uma organização totalmente projetada, onde estão localizadas as maiores e mais belas mansões de Florianópolis.

Conjunto de Prédios em Jurerê Internacional (Foto:Web)

Apresenta excelente infra-estrutura, em termos de bares, clube, shopping, hotéis, sofisticados restaurantes, e ainda, um shopping a céu aberto e um parque aquático, entre outros. 


A praia de mar calmo e águas limpas possui 2.000m de extensão. Com avenidas arborizadas e estacionamentos bem planejados, Jurerê Internacional é um verdadeiro modelo de qualidade e beleza, muito bem estruturada, no norte da Ilha.




Como chegar: Saindo do Centro rumo ao Norte da Ilha. Passando a cabine do pedágio desativada, pegar em direção à Praia de Jurerê Internacional.

Localização: Localizada a 25 km do Centro de Florionópolis, Norte da Ilha. Entre: Praia do Forte e Jurerê.

Em Jurerê e Jurerê Internacional o passeio é mais de vislumbre mesmo. O bairro é economicamente alto, com vastas construções de alto padrão. A estrutura é enorme e segurança também, lógico. O legal é o caminho... Sobe e desce em ruas bem estreitas, é bacana para passear, mas ruim para quem sofre de labirintite...


As subidas e descidas sinuosas para Jurerê


Foi em Jurerê que registrei o DD da Floripa By Bus:



Eu estava olhando o site deles, e tem opções bacanas de passeios. Vale a visita:

http://www.floripabybus.com.br/a-empresa.html

A hora costumar “voar” nas horas de lazer... Quando demos conta já eram quase meio-dia, e a fome começou à bater.

Como tínhamos um compromisso de visita à um amigo na parte da tarde, decidimos não ir à Ingleses e Brava, e tomamos a SC401 e regressamos ao hotel para almoçar. A parte da tarde fica para o próximo e último post desta ida à Ilha da Magia.

>> Clique AQUI para ver a Parte 1 de C&M em Floripa


>> Clique AQUI para ver a Parte Final (3) de C&M em Floripa

Obrigado pela visita, e até a próxima!

Nenhum comentário: