sexta-feira, 2 de setembro de 2011

No ponto... 02092011

02.09.2011
Sistema Transurbano continua sua ampliação na zona 18

E o revolucionário sistema de tranporte implantado na Guatemala continua sua expansão pela dignidade aos usuários do transporte coletivo naquela nação.

Em maio último, o sistema chegou às colônias Llano Largo, Kennedy, Paraíso II, Limão (El Limón) e Atlantis, todos na Zona 18.

  • Fotos da inauguração do Transurbano na Colonia El Limón




Com esta expansão, o Transurbano atinge agora, cerca de 300 mil habitantes desta região da Cidade da Guatemala, e que necessita diariamente de transporte digno, aos quais se viam nas mãos do transporte precário e informal dos ônibus vermelhos (rojos).

São inseridas mais 120 unidades novas nesta segunda fase de expansão no norte da capital, somando-se aos primeiros 80 veículos que já atuam nas colônias North Pine, North Canalitos e Lomas.

  • Fotos  da inauguração do Transurbano  na Colonia El Paraíso II ...




Vale ressaltar que, para alcançar o objetivo de fornecer serviço de qualidade aos cidadãos, bem como um plano preventivo de segurança de perímetro e operacionalidade, o Transurbano atua em conjunto com a Polícia Nacional Civil, e corpo de segurança própria  e é composta pelo dimensionamento da implantação de modernos pontos de ônibus com circuitos de segurança atribuídos a esses setores.

  • Fotos da inauguração do Transurbano na Colonia Atlántida



Há ainda o apoio de nossos guias uniformizados, que são responsáveis ​​pela orientação e esclarecimento de questões de cidadania e apoiar as tarefas operacionais no sistema.

BLOG:

O Transurbano em conjunto com o Transmetro transformam aos poucos o sistema de locomoção urbano na Guatemala, com o advento de diginidade, conforto, segurança e modernidade aos usuários da capital Guatemalteca. 

Enfrentou e ainda enfrenta situações extremamente difíceis, mas com o apoio de grande parte dos cidadãos e a coragem do governo em enfrentar estas dificuldades, está devagarinho vencendo a batalha.





PrimeirA nova composição chinesa à caminho...


O primeiro dos 34 trens encomendados pelo governo do Rio de Janeiro ao grupo China National Machinery (CMC) já está a caminho da capital fluminense. 

Vagões no momento do embarque

Embarcados no início de agosto no porto de Dalian, na China, os vagões - que foram adquiridos a um custo total de US$ 165 milhões (R$ 263,44 milhões) para a renovação da frota operada pela SuperVia - são transportados pelo navio de bandeira panamenha Da Zhong, e devem chegar ao porto do Rio por volta do dia 20 de setembro.

Composição pronta no pátio da CMC na solenidade de entrega

"Encaminhamos na semana passada carta ao consórcio chinês cobrando informações constantes e precisas sobre o transporte, a fim de atender adequadamente às programações de desembarque pelo terminal contratado do Porto do Rio", afirmou Jairo Favario, coordenador do Programa Estadual de Transportes (PET), da Secretaria de Transportes.

A data inicial de chegada era 10 de setembro, mas devido à ameaça de um furacão na região de Dalian, a partida do navio atrasou alguns dias. Ao chegar ao Rio, uma equipe chinesa fará os testes finais de adaptação nos ramais operados pela SuperVia. 


Poucas semanas depois, o equipamento já estará pronto para operar com passageiros. Após a chegada da primeira composição, serão entregues lotes de três a quatro veículos até o ano que vem, segundo o governo estadual.

Cada composição tem capacidade para transportar até 1,3 mil passageiros. 

São trens dotados de tecnologia de ponta e modernos circuitos de tração e frenagem. Os vagões possuem interiores mais amplos e confortáveis, equipados com painéis de LED, circuito interno de TV, ar-condicionado e bagageiro, o que atende a uma solicitação especial dos passageiros.

O Negócio na China com transporte é sério!. Solenidade para entrega do 1º trem à Supervia...

O plano do governo do Estado é substituir toda a frota da SuperVia por trens novos e refrigerados até a Olimpíada de 2016. Ainda este ano, o governo deve iniciar um novo processo de concorrência para a compra de 60 novos trens.

BLOG:

Nos meus 20 anos de Rio de Janeiro, 10 deles foram usufruindo dos trens da Supervia, e ainda peguei um tempinho quando eram da CBTU...

Sempre foi um sistema problemático, até pela sua extensão operacional, mas que vem à passos muito vagarosos, progredindo. Mas, muita coisa pode mudar quando o usuário também fizer a parte dele e cuidar dos novos trens. 

Vi muito vandalismo no meu tempo. Se as pessoas que utilizam o sistema fizerem por onde cuidar do patrimõnio um pouco, os problemas tendem à diminuir. 

Não adianta, disponibilizarem trens e equipamentos novos e os vândalos de plantão se encarregarem de destruir tudo em pouco tempo. Consciência e inteligência. É o que desejo.

Do mais... É a Supervia e o governo do estado cumprirem com suas partes.

http://noticias.terra.com.br/

E aqui em Curitiba... 

Ônibus do Mercadão da Família circula pelos bairros

Esse era um dos nossos valentes ligeirinhos. Está ainda, cumprindo um importante papel social... Que legal!


TVs estão em teste nos ônibus de Curitiba


Secretaria Antidrogas faz blitz na rodoferroviária





Agora... um pulinho lá em Goiás... Tem novidade...


Os 11 primeiros novos ônibus articulados e biarticulados, modelo MegaBRT da Neobus, de um total de 90, adquiridos pelo Governo de Goiás através da Metrobus começam a circular na próxima terça-feira, dia 6 de setembro, no Eixo Anhanguera. 


A informação é do secretário de Desenvolvimento da Região Metropolitana, Jânio Darrot, adiantando que às 7 horas os veículos sairão em comboio do Terminal Padre Pelágio, e um deles conduzirá autoridades até a Praça Cívica. 


Os outros seguirão pela Avenida Anhanguera, em trabalho normal. São seis ônibus articulados e cinco biarticulados.

http://noticias.terra.com.br/

Aqui na seção “No Ponto” não falamos só de ônibus...

O Gigante dos céus vem aí...

E, ocorre que a Emirates Airlines consultou a Infraero sobre a possibilidade de operar voos com o Airbus A380, maior avião comercial do mundo, no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, segundo informações da assessoria de imprensa da empresa.


-"O Brasil é um destino muito importante para a Emirates e esperamos trazer o A380 para São Paulo quando for o momento correto", disse a empresa árabe, lembrando que tem 75 aviões do modelo encomendados com a Airbus e sempre procura novos aeroportos para operar.

A Infraero disse, por meio de sua assessoria, que o aeroporto de Guarulhos tem condições sim, de receber chegadas do A380, contudo, teria que fazer pequenos ajustes na pista.

A Airbus trouxe, em 2007, o modelo para o Brasil para fazer testes e o aeroporto paulista recebeu o avião.


ACIMA: Clip com cenas dos pousos do AIRBUS A380-800, o maior avião comercial de passageiros do mundo, em sua 1a. visita de demonstração ao Brasil, em 10 e 11 de Dezembro de 2007

A Emirates afirmou que ainda não tem possíveis destinos, expectativas ou especulação de datas para o processo de liberação. Segundo afirmou ao jornal o superintendente de gestão operacional da Infraero, Marçal Goular, o aeroporto de Guarulhos “suporta o desembarque dos passageiros do A-380 desde que seja fora do horário do pico”.


A Emirates pediu inicialmente para pousar às 18h30 e partir à 1h. Se o aeroporto paulista estiver fechado por problemas meteorológicos, a alternativa de pouso será Galeão (RJ) ou Confins (MG).

Fabricado pela Airbus, o A380 começou a ser operado comercialmente em 2007 e tem capacidade para até 853 passageiros.

Naquele ano, o gigante passou por aqui somente em uma demonstração, quando fez um voo de São Paulo a Curitiba (Onde circundou a cidade algumas vezes e voltou para SP).  

O avião tem dois andares e 478 m2 de área de cabine, além de lounge, bar e camas privativas na primeira classe. Da ponta de uma asa a outra, são 60 metros, o que exige adaptações em alguns aeroportos. No caso de Guarulhos, falta apenas acertar o horário do voo.

A intenção da Emirates é substituir o Boeing-777 na rota São Paulo-Dubai, que conta com média de 354 passageiros, ou seja, taxa de ocupação superior a 90%.

AS Manifestações de Teresina

Na última terça (30) e quarta (31), estudantes ocuparam as ruas e avenidas do Centro de Teresina, em especial a avenida Frei Serafim, em protestos contra o aumento da passagem de ônibus. 

Todas Fotos: Thiago Amaral/Cidadeverde.com

A tarifa foi majorada de R$ 1,90 para R$ 2,10 em decreto da última sexta-feira que passou a vigorar já no sábado. 


Mas, vândalos e criminosos infiltrados entre os manifestantes começaram a pichar e queimar ônibus e a polícia teve de intervir.

Entre as pichações, estavam ofensas ao prefeito Elmano Férrer (PTB), mensagens em defesa do passe livre, tags usadas em redes sociais da internet para convocar manifestantes, como #contraoaumento e #contraoaumentodapassagem e a frase "fogo nos ônibus".

Isso aí ó, que legal: Protestar sem violência...

Foi esta última que fez os policiais reclamarem dos estudantes por supostamente incitarem a queima de algum dos veículos.

BLOG:

O protesto é VÁLIDO, totalmente.

As tarifas no transporte público são um absurdo, e consomem enorme fatia dos salários dos trabalhadores no país.  Como um país quer incentivar o uso do transporte público, praticando preços abusivos e descabidos, sem inclusive, proporcionar pelo menos uma contrapartida de segurança, conforto e modernidade? 
O povo precisa protestar, mas com razão e sem violência...

Em alguns casos (como o meu) é muito mais cômodo e econômico utilizar meu veículo próprio no deslocamento casa-trabalho-casa. Aqui em Curitiba o valor da tarifa está em R$ 2,50, o que na prática representa R$ 5,00 diários de gasto. Com esse valor diário em combustível, uso meu carro tranquilo por 4 dias. 

Enquanto o governo não repensar nos tributos alocados na tarifa, para barateá-los, esse cenário não vai mudar NUNCA!. É vergonhoso.


Então, o trabalhador que não possui outro meio de locomoção é obrigado à arcar com esse gasto astronômico por mês. Vergonhoso.
Agora... Como citei, o protesto é válido. O que não é legal, é quando o manisfesto descamba para a violência, como o ocorrido em Teresina.

A situação já é ruim, aí em quebrar, queimar bens e patromônios alheios é mais idiota ainda. O ônibus em si não tem culpa dos desmandos do governo. A loja ou o carro do cidadão comum não tem culpa de nada...

É preciso que se identifique os bandidos e vândalos que se infiltram nestas manifestações com intuito de causar violência e baderna que no final só prejudicam mais ainda o próprio cidadão. É burrice!.

Está na hora dos brasileiros aprenderem à cobrar pelos seus direitos, sem essa mania de –“Vamos Quebrar tudo!” Aff... Odeio essa mania de "Homem de Neanderthal".
http://www.cidadeverde.com/

E o Bahia, hein? 

Além da terceira camisa o clube da boa terra apresentou seu novo ônibus:


O Bahia apresentou, na manhã desta quinta-feira (01 Set), o novo ônibus do clube. 

O veículo, um Irizar sobre chassis VW é similar ao que é usado pela Seleção Brasileira e por clubes como o Vasco, e fará sua estreia na partida contra o América-MG, em Pituaçu, pela 20ª rodada da Série A do Brasileiro.


O veículo é o 17º da marca a ser entregue no Brasil e foi pintado nas cores do Bahia, com dois grandes adesivos do escudo do clube nas laterais e a frase: "Ninguém nos vence em vibração". 


Além disso, a placa do ônibus lembra o ano de fundação do Bahia: 1931.- Estou muito feliz com essa entrega. Espero que o ônibus traga novos rumos para o Bahia nesse campeonato – comentou o presidente do clube, Marcelo Guimarães Filho.


O dirigente disse ainda que a aquisição do ônibus é fruto da nova mentalidade do clube.

-O Bahia não pode apenas preocupar-se com o próximo jogo ou o próximo campeonato. Estamos pensando o Bahia para o futuro.

http://globoesporte.globo.com/

Já que estamos falando de ônibus de clubes, achei na web o do Fenerbahçe:


CrossConections...

Nova padronização da Catarinense by AnplecoBuss:

http://www.anplecobuss.com/

Utilizo a imagem acima postada no excelente AnplecoBuss, do meu amigo Alexandre, abaixo, para fazer presente aqui no blog a nova “roupagem” da Catarinense.

BLOG:

Como já comentei nos outros canais, esta nova padronização é bonita, moderna e demonstra claramente uma idéia de evolução. Demorei, confesso, para aceitar esta pintura, em relação à tradicional. Vai ser estranho cruzar a BR-376 e não ver mais a tracionais linhas paralelas na carroceria da “Catá” como eu costumo chamar... Mas, esta nova pintura também é bacana...

Para fechar... Alguns registros deste blogueiro pelas ruas de Curitiba:

carro nº 2920 (Araucar)...Centro de Curitiba/PR

Carro GE705 (Pioneiro)...Terminal do Carmo, Curitiba/PR
Carro HR028 ... Terminal do Carmo, Curitiba/PR
Carro 030 (Turismo Thays) ... Boqueirão, Curitiba/PR
Carros da TransIsaak estacionados no PV09 da Repar em Araucária/PR

Estação-Tubo CENTRAL, Curitiba/PR

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