quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Upload : TRANSOESTE-RJ

E a Transoeste prossegue com suas atualizações e obras.

Foi apresentada, oficialmente, nesta terça-feira (20 set), a primeira estação BRT da Transoeste.

Estação BRT Novo Leblon-RJ
 
O parada  fica na Avenida das Américas (ESTAÇÃO NOVO LEBLON), na altura do condomínio homônimo (Novo Leblon), na Barra da Tijuca (Zona Oeste). 

 
Esta estação possui 250 m² e possui capacidade para atender com segurança e conforto cerca de 5.000 usuários/hora.

*** Uma correção necessária no vídeo abaixo: No início é creditado Recreio dos Bandeirantes, mas a estação do Novo Leblon fica na Barra da Tijuca.



Todas as 39 estações serão padronizados e terão tamanho adaptado à demanda de cada local, podendo ter entradas com seis ou 12 catracas.

As estações foram projetadas no conceito ecologicamente correto. A ventilação é natural. As plataformas serão compatíveis com a altura do piso dos veículos, reduzindo tempo de embarque e desembarque.

No vídeo abaixo, uma detalhada explicação do projeto das estações:


Os bilhetes terão venda antecipada, como nas estações de metrô e e trens urbanos.


O corredor vai racionalizar a frota de ônibus na região: 40% das linhas, como a Barra-Santa Cruz e a Barra-Campo Grande, serão transferidas para o novo sistema. 

As obras do BRT Transoeste, no trecho entre Campo Grande/Santa Cruz e o Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, só ficarão prontas no fim do primeiro semestre de 2012.

Conheça, abaixo, o TRANSOESTE:



Mas a prefeitura decidiu antecipar a construção de duas das 39 futuras estações de embarque e desembarque, para que a população comece a se familiarizar com o projeto. 

Interior do Viale BRT

Além da Avenida das Américas, há uma outra estação na Estrada do Magarça, em Guaratiba, nas proximidades das rampas que darão acesso ao Túnel da Grota Funda.

Fontes:


E



BLOG: Morei por 20 anos do Rio de Janeiro, e sei bem como é o transporte da cidade. Utilizava muito nas minhas rotinas diárias na cidade. 

Sou um árduo defensor do BRT, NÃO como substituição aos outros transporte de massa, como o Trem e o Metrô, pois estes são a artéria vital de um sistema de mobilidade, mas como componente agregatório à eles.   

Defendo BRT frente aos sistemas elétricos e de trilhos, pela maior facilidade operacional, em casos de defeitos elétricos de rede, ou em composições. 

Quando há queda de energia na rede ferroviária ou metroviária, grande parte do sistema pára, e o caos se instala.  Quando uma composição apresenta problemas técnicos na via, aquele determinado ramal fica prejudicado até a retirada ou conserto da composição. Nisso, os usuários acumulam-se nas estações, ou ficam retidos nas outras composições paradas.

No BRT já há essa pequena vantagem.

Os ônibus que compõem uma determinada linha BRT não ficam retidos por conta de problemas mecânicos na via ou nas estações. O fluxo não é interrompido com este tipo de problema. Mesmo que um veículo apresente problemas mecânicos parado em alguma estação, os carros posteriores podem efetuar o embarque e desembarque momentâneamente pelas portas de serviço do veículo, sem prejudicar o fluxo na linha.

Aqui em Curitiba, é assim que ocorre...

Aliás, um momento de inveja: Como ficaram bonitas estas estações do Rio de Janeiro! 

Ô URBS, por favor, vamos fazer uma atualização de nossas estações tubo! 

Esta estrutra arcaica que temos funcionava bem em 1980/1990, hoje é totalmente ineficaz.  Taí meu recado...

Mas estou vendo com bons olhos a implantação dos corredores BRT’s no RJ. 

Principalmente que vislumbrei integrações com as redes da SUPERVIA.

Isso que eu falo!... Isso que eu defendo!!!

Isso, sim, torna o transporte de uma metrópole eficiente. Um sistema complementando o outro. 

Minha única preocupação: A opção do RJ por veículos articulados.

Pela demanda de passageiros que este sistema vai causar, e pela densidade demográfica da cidade, eu optaria por bi-articulados. Seria muito mais eficiente. 

Estou muito ansioso em ver sair do papel o corredor BRT na Avenida Brasil. 

Putz... Este sim, vai atender uma população carente de melhor transporte para idas e vindas do trabalho. A Avenida Brasil é uma das artérias viárias do RJ, e lá este sistema vai cair como uma luva!


Mas, deixo bem claro que a ADMINISTRAÇÃO coerente e profissional desse sistema é fundamental. Se não, fica fadada à ser um desastre como outros sistema qualquer. 

O Transmilenio de Bogotá foi um exemplo clássico. Seus administradores, no início do sistema, subjulgaram o quão seria a demanda de usuários migrantes para o sistema. Acreditaram que não seria tão procurado inicialmente, e quase acabaram com o projeto!

O povo de Bogotá migrou e aderiu em massa ao novo transporte, e houve uma superlotação no sistema, com estações e ônibus lotadíssimos (Lá também errôneamente optaram só por articulados de início) e foi um CAOS!

Mas, com o advento de novos estudos, melhores sistemas de navegação e operação, ingresso de maiores ônibus (bi-articulados) e novas planilhas de horários e rotas, o problema foi contornado e se solidificou como um dos melhores projetos de mobilidade urbana nos últimos tempos, com vários prêmios internacionais do meio lhes sendo conferido.

Por isso acredito nos BRT’s no RJ, mas, repito, com profissionalismo.


Eu acredito no BRASIL. 

Obrigado pela sua companhia aqui no Camisas & Manias... VALEU!!!

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