segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Catedral de Brasília

Catedral de Brasilía
Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida

Primeiro monumento à ser criado em Brasília, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, teve sua pedra fundamental lançada em 12 de setembro de 1958.

Panorâmica da Catedral de BSB (Foto: Google)

Sua estrutura ficou pronta em 1960, onde apareciam somente a área circular de setenta metros de diâmetro, da qual se elevam dezesseis colunas de concreto (pilares de secção parabólica) num formato hiperbolóide, que pesam cerca de noventa toneladas. 

Engenheiro Joaquim Cardozo =>

O engenheiro Joaquim Cardozo foi o responsável pelo cálculo estrutural que permitiu a construção da catedral.

Na entrada da catedral encontram-se as esculturas do italiano Alfredo Ceschiatti, Os Quatro Evangelistas, referindo-se a João, Lucas, Marcos e Mateus. Alguns dizem que esses eram os apóstolos preferidos de Oscar Niemeyer e, por isso, somente eles foram homenageados com as esculturas de quase 3 metros de altura.


Outros, contudo, afirmam que os quatro apóstolos representados foram os que difundiram os ensinamentos  de Jesus com os quatro evangelhos.



Ao lado, na torre do Campanário, ficam quatro sinos de tamanhos diferentes que foram doados pelo Governo da Espanha.


Os sinos recebem os nomes de Santa Maria, Pinta, Nina e Pilarica, em homenagem às caravelas de Cristovão Colombo.

Para ter acesso à nave da igreja é necessário seguir por uma rampa que segue pelo subsolo. Depois de percorrer um túnel escuro, denominado de "zona de Meditação", e em seguida, o contraste com o interior claro e colorido proporcionado pelos vitrais da artista franco-brasileira Marianne Peretti é fenomenal.

Panorâmica da maravilhosa abóbada da Catedral

Autora dos vitrais: Marianne Peretti

Os tons de verde e azul dos vitrais ganham ainda mais destaque em função dos pilares brancos e do piso de mármore.

No projeto inicial da Catedral os vitrais eram transparantes, mas após uma reforma, ganharam um belo colorido, estudado e aprovado por Niemeyer.


O altar foi doado pelo papa Paulo VI e a imagem da padroeira Nossa Senhora Aparecida é uma réplica da original que se encontra em Aparecida – São Paulo.

Entre as obras que mais chamam atenção no interior da catedral, estão três imensos anjos, esculpidos por Alfredo Ceschiatti, que pendem do teto dando a impressão de estarem soltos no ar:


A Via Sacra, de Di Cavalcanti...


Uma réplica da Pietá, de Michelangelo:

A Réplica de Pietá (Com participação especial de minha esposa Rosita à frente) e ao seu lado a estátua de Dom Bosco. 

Mais um pouco sobre esta réplica de Pietà: Foi abençoada pelo Papa João Paulo II em junho de 1989. 

Como dito, é réplica da exposta na Basílica de São Pedro em Roma. É a primeira cópia em 500 anos de existência micromilimetricamente igual a original. Chegou à Brasília em 21 de dezembro de 1989. Foi produzida pelo museu do Vaticano autorizado pelo Papa. É feita de mármore em pó e resina. Pesa 600 quilos e tem 1,74m de altura. Levou 3 anos para ser concluída. É uma das maravilhas produzidas pelo homem.

A Estátua de Dom Bosco: Peça única de mármore de Carrara, com duas toneladas de peso. O lado direito da imagem correspondem as cenas que representam os sonhos de Dom Bosco e ao lado esquerdo a imagem da Catedral de Brasília, entre os números dos graus 15 e 20. A mão direita do Santo está em posição de acolher os Visitantes que entram na Catedral e a esquerda aponta para o Altar onde se encontram Jesus Cristo na Eucaristia e Nossa Senhora Aparecida – Padroeira de Brasília. O corpo, esculpido com acentuada concavidade, representa sua total doação aos Jovens.

Esta é na verdade uma nova imagem de Dom Bosco, que chegou de Roma, no dia 19 de novembro de 2011, ao Brasil. Ela substituiu uma existente, provisória, na Catedral de Brasília. A imagem foi esculpida pelo Mestre Mauro Baldassari, artista de Turim. A nova Imagem substituirá a que fora entronizada no dia 29 de agosto de 2010 pelo Arcebispo Dom João Braz de Aviz.


Vale ressaltar ainda, o pilar com passagens da vida de Maria, mãe de Jesus, pintados por Athos Bulcão à entrada da Catedral - Imagem acima

< = Athos Bulcão

Atualmente, o pároco da catedral é o monsenhor Marcony Vinícius Ferreira, primeiro padre nascido e ordenado em Brasília.

 Por estar situada na esplanada dos Ministérios, a catedral não apresenta uma comunidade fixa — grande parte dos fiéis que a frequentam é composta por turistas e por fiéis que trabalham na esplanada.


A catedral está aberta todos os dias para visitas, com exceção dos horários de missa.
Bônus C&M

Dom Bosco nasceu em Castelnuovo d'Asti, Piemonte, Itália, em 1815, e faleceu em Turim, em 1888. Ainda menino queria tornar-se padre para trabalhar pelos Jovens. Já padre, em 1859 fundou a Congregação Salesiana e chamou de ‘Salesianos’ aos seus seguidores, em honra de São Francisco de Sales (‘Sociedade de São Francisco de Sales’).


"Aparecerá aqui a terra prometida: vai jorrar leite e mel. Será uma riqueza inconcebível" – dizia Dom Bosco diante do globo terrestre no seu escritório já em 1883. Dias antes, havia sonhado (entre outros sonhos) com uma viagem à América do Sul em que contemplava grandes planícies, florestas, lagos.

Obra retratando um dos sonhos de Dom Bosco: O sonho das Duas Colunas

Brasília surgiu exatamente no tempo e no espaço delimitados pelo sonho. Dentre os que viam no sonho uma alusão ao surgimento da nova Capital do Brasil – Brasília –, estava o Dr. Israel Pinheiro, a quem foi confiada a responsabilidade de concretizar o projeto.

<= Ermida Dom Bosco

Como Diretor da NOVACAP – Nova Capital – e a fim de pôr as obras da sua construção sob a proteção de Dom Bosco, Israel Pinheiro determinou que o primeiros materiais de construção que chegassem ao canteiro fossem destinados à construção de uma ermida em honra a Dom Bosco.

E assim foi: lá está à beira do lago essa primeira construção em material feita em Brasília – a Ermida Dom Bosco – em honra do Santo sonhador.


No dia 10 de junho de 1962, em ato solene, juntamente com a Virgem de Aparecida, Dom Bosco foi proclamado segundo Patrono de Brasília.

Visite Brasília. É um local magnífico e que todo brasileiro deve conhecer.
OBRIGADO POR SUA VISITA e Até DEPOIS!!!

Nenhum comentário: