quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Coritiba Foot Ball Club-PR




Fundação do Clube
12 de outubro de 1909

No ano de 1909, diversos jovens se reuniam no Clube Ginástico Teuto-Brasileiro Turnverein, local onde os imigrantes e descendentes de alemães que residiam em Curitiba, se reuniam para a prática de esportes.

<<< Frederico Essenfelder

Em uma das reuniões a atenção de todos estava voltada para Frederico "Fritz" Essenfelder, que apareceu no local com uma bola de couro na mão. Fritz apresentou o objeto aos colegas, explicando que se tratava de uma bola de futebol, demonstrou os principais fundamentos daquele novo esporte, além de alguns relatos que deixaram todos entusiasmados.

Após aquele dia, Fritz e seus companheiros de clube, começaram a promover partidas entre eles no campo do Quartel da Força Pública.

Theatro Hauer (1913) >>>

Algum tempo depois, chegou o convite para que disputassem uma partida contra um time formado por ingleses e funcionários que trabalhavam na estrada de ferro de Ponta Grossa.  Na noite dia 12 de outubro de 1909, Fritz convocou uma reunião no antigo Theatro Hauer, para poderem tomar algumas decisões para a excursão que realizariam até o interior do estado.

Formação do clube em 1909

Foi nessa reunião que decidiram fundar a primeira equipe de futebol do estado, primeiramente chamada de "Teuto-Brasileiro".

No dia 30 de janeiro de 1910 o nome do novo clube foi definido como "Coritibano Foot Ball Club", nome pelo qual os jovens foram tratados em Ponta Grossa quando lá jogaram.

Evolução do Escudo do clube

Mas em abril de 1910 o nome do clube foi alterado para "Coritiba", antiga grafia da capital paranaense, uma vez que já havia na cidade um clube social chamado Coritibano.


Mascote do Clube
Vovô (...Coxa)


O time do Coritiba é representado por um simpático velhinho de descendência alemã, carinhosamente chamado de "Vovô Coxa" em homenagem ao fotógrafo e torcedor do clube Max Kopf.


Estádio(s)
Estádio Major Antonio Couto Pereira
Capacidade: 37.160 pessoas
Inauguração: 15 de novembro de 1932
Proprietário: Coritiba Foot ball Club

Intitulado originalmente Estádio Belfort Duarte, seu nome foi modificado para o atual em 1977, após reformas para ampliação, como homenagem a um dos maiores responsáveis por o estádio ter saído do papel para se tornar realidade.

Está localizado no bairro Alto da Glória, ao lado do Santuário do Perpétuo Socorro, próximo ao centro da cidade.



INFOBlog
Devido aos primeiros times do Coritiba serem formados basicamente por descendentes de alemães, isto virou alvo para as provocações vindas das torcidas adversárias.

<<< Hans Breyer

Em 1941, durante um Atle-Tiba decisivo, o então torcedor e futuro presidente do Clube Atlético Paranaense, Jofre Cabral e Silva, tomado pelas emoções do clássico, não parou de gritar, "Alemão, quinta coluna!", "Coxa-Branca, quinta coluna!", entre outros xingamentos, contra o zagueiro alviverde Hans Breyer.

Breyer, nascido na Alemanha, veio com a família para o Brasil aos seis anos de idade, e estreou em 1939 no Coritiba. Com o tempo, a expressão foi perdendo o seu caráter pejorativo, e passou a ser utilizada para se falar dos torcedores e jogadores do Coritiba, que em razão disto também é chamado de "Coxa".



INFOBlog
O Coxa foi o primeiro time do sul do Brasil a ganhar um torneio de cunho nacional, o Torneio do Povo de 1973


Atualmente o Coritiba detém o recorde histórico mundial de vitórias consecutivas, feito conquistado durante a temporada de 2011: 24 vitórias conquistadas em sequência.


Site Oficial do clube


***BLOG***

Como já dito, por ser torcedor do Coxa, é natural que a maior quantidade de peças de minha coleção sejam do clube.

Esta camisa é de 2004 e foi concebida como modelo comemorativo aos 95 anos do Coritiba (THIRD), e veio com um layout que muitos torcedores na época questionaram. 

Ela é predominantemente BRANCA.

Eu, particularmente, gosto muito do branco, como elemento numa camisa, e por consequência, ADOREI esta camisa. 

Entretanto, como exerço uma visão técnica no blog, tenho que ser imparcial e tecer notas de acordo com esta temática.

O template é básico, e mostra nuances somente nas costuras dispostas pelo dorso.  A cor verde é coadjuvante e aparece somente na gola e ribanas. Os detalhes elevam a nota da camisa, como o patch na manga direita, o selo holográfico de originalidade e o patch alusivo ao aniversário de 95 anos. O material é bom, mas sofre ações da umidade pela cor branca, se não for bem acondicionada.

Mais uma camisa do acervo postada... O Blog agradece sua visita...
MUITO OBRIGADO !!!

Nenhum comentário: