terça-feira, 30 de outubro de 2012

Fluminense Football Club-RJ



Fundação do Clube
21 de julho de 1902

Em 1901, Oscar Alfredo Cox voltava da Suíça, onde estudou e aprendeu a gostar de futebol.

Oscar Cox >>>

Na chegada ao Brasil foi um dos principais responsáveis pela implantação do esporte no país.

Em 1º de agosto de 1901, o primeiro time formado por Oscar Cox e seus companheiros partiu para Niterói para enfrentar uma equipe formada por ingleses.

Sua principal realização, porém, aconteceu na data de 21 de julho de 1902, quando, junto com mais vinte integrantes, fundou o Fluminense Football Club, em uma reunião na Rua Marquês de Abrantes, 51 – então residência de Horácio da Costa Santos.

Bandeira do Fluminense (1903/1904)

O nome Fluminense surgiu naturalmente, sem maiores debates ou discordâncias, apesar de a idéia inicial ter recaído sobre Rio Football Club. Acabou prevalecendo o nome “Fluminense”, derivado do latim flūmen, que significa "rio". O termo também é usado para se referir aos originários do estado do "Rio de Janeiro" (Flūmen Januarii, em latim).



INFOBlog
O Fluminense inclui entre suas principais atividades polidesportivas:




Estádio(s)
Estádio Manoel Schwartz
Estádio das laranjeiras
Capacidade: 8.000 pessoas
Inauguração: 11 de maio de 1919
Proprietário: Fluminense Football Club

Também foi conhecido por Estádio Álvaro Chaves, devido ao nome da rua onde fica localizado no bairro de Laranjeiras.

<<< Laranjeiras em 1919

Também foi conhecido por Estádio Álvaro Chaves, devido ao nome da rua onde fica localizado no bairro de Laranjeiras.

Em seu estádio o tricolor carioca realizou a maioria de seus jogos durante cerca de 40 anos, usando-o eventualmente depois da inauguração do Estádio do Maracanã.

O Estádio das Laranjeiras, todavia, continua como sede oficial do clube e realiza os seus treinamentos e eventos comemorativos de pequeno porte.

NOTA: Mas ainda antes, em agosto de 1904, foi realizado o primeiro jogo interestadual no “Campo da Rua Guanabara”, que ficava exatamente no mesmo local do Estádio das Laranjeiras, apenas com o gramado em posição diferente, contra o Paulistano. 

Este foi o jogo inaugural da nova praça de esportes no Rio de Janeiro e a diretoria do Fluminense mandou construir uma pequena arquibancada de madeira para acomodar o público, cobrando os primeiros ingressos para um jogo de futebol.

Hoje, o Fluminense manda seus jogos no Maracanã, mas como o estádio está fechado por conta das obras para a Copa do Mundo 2014, a equipe tem jogado no Estádio Olímpico João Havelange (Engenhão).



Mascote do Clube
O Cartola (Aristocrata)

O Tricolor das Laranjeiras sempre se caracterizou por possuir torcedores ilustres e famosos, presidentes, cantores e cantoras, artistas, personalidades ligadas a cúpula do futebol mundial e, desta forma, surgiu a ideia de um outro símbolo tricolor - O Cartola.

Idealizado pelo grande caricaturista argentino Lorenzo Mollas, o cartola surgiu elegante, de fraque e cartola com sua imponente piteira, passando a imagem da aristocracia tricolor.

Por isso, o cartola simboliza os fundadores do clube: os aristocratas cariocas.



INFOBlog
O Fluminense Football Club é o único clube de futebol no mundo e única instituição brasileira que já recebeu a Taça Olímpica.


NOTA: A Taça Olímpica é o mais alto e cobiçado troféu do desporto mundial.

Também chamada de "Taça de Honra", tem como finalidade reconhecer anualmente, aquele que, no juízo do Comitê Olímpico Internacional, mais fez em prol do olimpismo e do esporte.

Este reconhecimento é considerado o Prêmio Nobel dos Esportes. A concessão do título é feita pelo COI após rigoroso e detalhado exame dos dossiês apresentados pelos candidatos.



ClÁSSICOS & RIVAIS



Site Oficial do clube

***BLOG***
O Fluminense possui uma gama de cores lindíssima para a elaboração de uniformes. 

A sua trinca de cores pode render projetos belíssimos, como assim tem sido nos últimos anos, ainda mais com a parceria da competente Adidas. 

Essa camisa do Centenário do clube (2002) eu sempre “namorei” para trazer para o acervo, pelo seu template e cores diferenciados e por ser uma camisa com teor histórico que para o acervo de qualquer colecionador é fundamental. Material de boa qualidade, detalhes bacanas como a etiqueta de autenticidade. 

OBRIGADO por sua VISITA!!!
Até a próxima...

Nenhum comentário: